13/09/2023 às 10h02min - Atualizada em 14/09/2023 às 00h02min

Movimento Construção Saudável alerta para a importância da impermeabilização para a saúde de moradores e imóveis

Criado pelas empresas Mactra, Sika, Vedacit e Viapol, o Movimento chama a atenção para o fato de que a falta de impermeabilização pode causar danos para a saúde do imóvel e de seus moradores

Paula Ferezin
Divulgação: Movimento Construção Saudável

A impermeabilização, etapa vital no processo construtivo, assegura a resistência de uma estrutura – desde a fase de construção até a ocupação – contra os efeitos adversos da água, líquidos diversos, mofo, fungos e bactérias. O Movimento Construção Saudável, empenhado em ampliar a conscientização acerca da importância da impermeabilização, ressalta que a falta desse cuidado pode acarretar danos significativos à saúde.

Um dos principais alertas emitidos pelo Movimento é que a ausência de uma impermeabilização adequada pode desencadear problemas de saúde tanto para os ocupantes do imóvel quanto para a própria edificação. Alergias e crises respiratórias são riscos reais, com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgados pelo Ministério da Saúde, indicando que 300 milhões de pessoas sofrem de asma e 400 milhões de rinite em todo o mundo.

O mofo é alergênico e pode causar, ou piorar, as doenças alérgicas, como rinite, bronquite e asma. É considerado um fator de risco importante para contrair doenças respiratórias, pois ao inalar os esporos do mofo, as pessoas alérgicas desencadeiam a reação pelo organismo, o que pode causar espirros, obstrução nasal, tosse, falta de ar, olho avermelhado, lacrimejamento e inchaço nos olhos. Pessoas não alérgicas, ao inalar o fungo, podem até desenvolver pneumonia.

Além dos riscos à saúde humana, a falta de impermeabilização pode comprometer a longevidade de uma construção. Fazer a impermeabilização correta durante a obra evita os problemas futuros, por isso a importância da conscientização. O custo inicial da impermeabilização, previsto numa obra residencial, varia de 1% a 3% do orçamento total, enquanto os gastos futuros, decorrentes da má impermeabilização, ou da falta dela, podem superar os 12%. 

A impermeabilização de uma superfície, seja laje, parede, piscina, reservatório, piso, jardineira, ou qualquer área que tenha contato com água ou umidade, aumenta a longevidade do imóvel, favorece a sustentabilidade e aumenta a qualidade de vida das pessoas. Por isso, a conscientização das pessoas sobre a importância da impermeabilização correta não só para o imóvel, mas para a vida da família é fundamental.


Sobre o Movimento Construção Saudável

http://construcaosaudavel.org

 

O Movimento Construção Saudável reúne as principais empresas do mercado de impermeabilização – Mactra, Sika, Vedacit e Viapol – com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde das habitações e das pessoas.

Criada em 2019, a iniciativa discute os benefícios de impermeabilizar de forma correta e as consequências que o processo traz para a saúde das pessoas. O Movimento promove ações em eventos, revendas, home centers e demais pontos de venda. 

Conscientes do impacto na vida da população e de que grande parte espera o problema aparecer ao invés de prevenir, as empresas criaram o Movimento para conscientizar os profissionais, ampliar a percepção da sociedade sobre a importância do tema e, consequentemente, fortalecer o setor para transformar essa realidade.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp