09/09/2023 às 11h24min - Atualizada em 12/09/2023 às 04h05min

Ibis Libris Editora realiza a Ponte de Versos de setembro, no próximo dia 19.09 (terça), na Blooks, com o primeiro convidado internacional, Fernando Villalba, que lança livro na Bienal do Rio.

A 10ª edição do ano traz Dalberto Gomes, Fernando Villalba, Leyla Lobo e Marisa Queiroz, ao lado de Thereza Christina Rocque da Motta, editora e fundadora da Ibis Libris

PAULA MARIA CORREA RAMAGEM SOARES
Paula Ramagem
Ibis Libris
 
Ibis Libris Editora realiza a 10ª edição da Ponte de Versos do ano, trazendo Dalberto Gomes, Fernando Villalba, Leyla Lobo e Marisa Queiroz, ao lado da também poeta e editora Thereza Christina Rocque da Motta, no dia 19 de setembro (terça-feira), na Blooks Botafogo. 
 
Fernando Villalba é o primeiro convidado internacional da Ponte de Versos, que também vai lançar um livro na Bienal, no dia 5 de setembro, às 20h, e vai se apresentar com um músico uruguaio, enquanto diz seus poemas do livro "Vaivén", recém-publicado pela Ibis Libris.
 
Nesse dia 19/09, o evento coincide com o "nascimento" de Ricardo Reis em 1887, um dos heterônimos de Fernando Pessoa, que é patrono da Ibis Libris. Este foi o único heterônimo que morreu depois de Pessoa, após vir para o Brasil, segundo o romance do Prêmio Nobel de Literatura, José Saramago, "O ano da morte de Ricardo Reis". Já tivemos o evento no dia 13 de junho, nascimento do poeta português e agora deste heterônimo, que escreveu um dos poemas mais tocantes: 
 
          Para ser grande, sê inteiro: nada
          Teu exagera ou exclui.
          Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
          No mínimo que fazes.
          Assim em cada lago a lua toda
          Brilha, porque alta vive.
 
Ibis Libris realiza, mensalmente, na Blooks Botafogo, a "Ponte de Versos", evento literário tradicional, que, este ano, comemorou 24 anos em junho. Desde 1999, ocorrendo quinzenalmente na antiga Livraria Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico, passando pelo Barteliê, em Ipanema, e pela Livraria DaConde, no Leblon, reunindo poetas novos e já consagrados, a "Ponte de Versos" passou a integrar a cena poética carioca.


No "Prato Principal", cada poeta convidado lê por 15 minutos. Em seguida, abre-se a "Sobremesa" aos presentes, quando podem recitar um poema de cada vez e, por fim, a "Saideira", lendo mais um poema mais curto.


Este ano, a Ponte de Versos completou 24 anos, evento que valoriza a literatura nacional e os novos autores, que, em abril, recebeu o "Prêmio Sarau Destaque 2022", conferido pela APPERJ (Associação Profissional dos Poetas do Rio de Janeiro). A Ibis Libris Editora entra no ano de seu 23º aniversário com mais de 600 títulos publicados, além de novos títulos em produção, concorrendo ao Prêmio Oceanos com 20 obras e ao Prêmio Jabuti com 12 títulos em diversas categorias.
 

Estiveram na Ponte de Versos em 2022: em fevereiro, Lílian Maial, Ricardo Ruiz e Rosália Milsztajn. Em março, Celi Luz e Karla Sabah. Em abril, Alice Monteiro e Paulo Sabino. Em maio, Claudia Roquette-Pinto e Léo Ferreira. Em junho, Adriano Espínola, Mônica Montone e Cristina Biscaia. Em julho, Gilberto Gouma, Manoel Herculano e Marcelo Mourão. Em agosto, Tanussi Cardoso, Ramon Nunes Mello e Carmen Moreno. Em setembro, Christovam de Chevalier, Ricardo Vieira Lima e Solange Padilha. Em outubro, William Soares dos Santos, Hélen Queiroz e Cecília Costa. Em novembro, Luiz Otávio Oliani e Renato Alvarenga. Em dezembro, Cristina Fürst, Georgia Annes e Rose Araujo. Em janeiro de 2023: Laura Esteves, Jorge Sá Earp e Jorge Ventura. Em fevereiro, Afonso Henriques Neto e Alberto Pucheu. Em março,  Bernard Sader Tinoco,  Rômulo Pacheco e Evelyn Silva. Em abril, Suzana Vargas e Carmem Teresa Elias. Em maio, Alexei Bueno e Elisa Flores. Em junho,  Alexandre Brandão, Mano Melo, Natália Parreiras e Thássio Ferreira. Em julho, os imortais da ABL, Ana Maria Machado, Antonio Cicero e Antonio Carlos Secchin. Em agosto, André Gardel, Angel Cabeza, Igor Calazans e Nuno Rau.
 

A Ponte de Versos acontece no próximo dia 19/09 (terça-feira), das 18h às 21h, na Blooks Botafogo, na Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema). Livre para todas as idades e com entrada franca. 

Traga seu poema para a Sobremesa e a Saideira!
 




Prato Principal




Dalberto Gomes é carioca, poeta, ator, escritor, jornalista, militante cultural, detentor de quatro moções de Honra ao Mérito pela Prefeitura do Rio de Janeiro, recebeu o Certificado de Honra ao Mérito pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), a Moção de Honra ao Mérito pela Prefeitura do Município de Vassouras, RJ, a Moção de “Aplausos e Congratulações” pela Prefeitura de Vila Velha, ES, é Membro do Sindicatos do Escritores do Rio de Janeiro, Membro da APPERJ (Associação de Poetas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro), Acadêmico da ASBAERJ, Membro Fundador da APLP (Associação de Poetas da Língua Portuguesa), participou do I e II Encontro dos Poetas da Língua Portuguesa em Lisboa, Póvoa e Porto, Membro da AVPLP (Academia Virtual dos Poetas da Língua Portuguesa), Representante do Brasil no Encontro Mundial de Poetas (World Poetry Movement) pela Cátedra da PUC/UNESCO em 2006, Membro da Sociedade Ciência do Sentir, Coordenador do Projeto POESIACULT, Membro do Coletivo de Poetas Ratos Di Versos e do Circuito Literário Conversa ComVerso no Café, Membro atuante do CEDICUN (Centro de Estudo e Divulgação da Cultura Negra). Tem seis livros de poesia publicados. Apresenta-se como palestrante e poeta em bibliotecas, faculdades, colégios, clubes, praças, ruas e teatros. Recentemente, passou a ocupar a Cadeira 46 no Instituto Campo-grandense de Cultura (ICC).


 
 
Fernando Villalba vive entre Montevidéu, São Paulo e Santiago de Compostela. Escreve romances, contos, poesia, música e teatro. Em todas essas áreas recebeu reconhecimento, entre elas, como finalista do Prêmio Planeta España pelo romance El Pañuelo del Mago, uma menção nos prêmios Onetti de Literatura pelo romance La lengua de Belcebú (inédito), outro no Prêmio Nacional de Literatura do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai pelo romance Nunca te duermas escuchando relatos de amor e outro da mesma instituição pelo romance La BiC de Dios. Ganhou o prêmio de poesia Maria Eloísa García Lorca da Unión de Escritores de España, o concurso de poesia “E por falar em Casa das Rosas”, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e o de monólogos teatrais do Centro Cultural de España, no Uruguai. Fez cursos de narrativa, poética, composição, roteiro musical e cinematográfico na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade de São Paulo (USP). Formado em Engenharia Química pela Udelar, é mais Químico que Engenheiro e mais Alquímico do que Químico.
 


Leyla Lobo é poetisa e escritora. Nasceu no Rio de Janeiro, em 7 de janeiro de 1940. Publicou os livros de poesia: Ontem... ainda (1977), Lágrimas de agora (1981) e Hai-Kais (2004). Na beira da saia (inédito) obteve, em 1977, a Menção Honrosa no Concurso Fernando Chinaglia, promovido pela UBE (União Brasileira de Escritores) do Rio de Janeiro. Em 1979, Ano Internacional da Criança, organizou a Biblioteca Infantil Maria Mazzetti, na Casa de Rui Barbosa, como representante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Publicou, pela BomTexto, os seguintes livros infantis: As travessuras de Lili (2006), Lili no parque (2007) e Lili vai surfar (2008), todos com apresentação de Laura Sandroni. Em 2015, lançou o livro infantil A faxina no céu. Em 2017, inaugurou no YouTube seu canal dedicado à poesia, onde declama poemas de Carlos Drummond de Andrade a Shakespeare. Há seis anos, é membro colaborativo do Encontro de Poetas da Língua Portuguesa (EPLP). Desde 2016, participa, dos saraus no Museu de Artes Contemporânea (MAC), em Niterói, e das antologias Um brinde à poesia, organizadas por Lucília Dowslley. Há 20 anos, faz parte da Casa Poema, escola de poesia falada, fundada por Elisa Lucinda. Frequenta o Corujão da Poesia, organizado por João Luiz de Souza, o João do Corujão, desde os tempos da inesquecível Livraria Letras & Expressões, no Leblon, que se iniciava à meia-noite das terças-feiras, prolongando-se pela madrugada até as seis horas da manhã. 






Marisa Queiroz é pernambucana de Olinda, PE, e vive no Rio de Janeiro desde 1981. Bacharel em Ciências Econômicas (UFPE,1974) e Psicologia (USU,1990);  Especialização em Saúde Mental (IPUB, 1992), Extensão em Psicologia Médica e Psicossomática (1984), Formação Psicanalítica (SPCRJ, 1998). Autora de dois livros solo publicados: Poetisa, eu? (2009)  e Poetílica (2014) e de várias publicações em antologias diversas no Estado do Rio de Janeiro e em países de Língua Portuguesa. Participa ativamente em vários Saraus de Poesia no Rio De Janeiro, Niterói, Vassouras, Paraty e também nas cidades de Olinda e Recife (PE), Vila Velha (ES) e em Lisboa e Porto (PORTUGAL). É Membro da Associação Profissional de Poetas do Estado do Rio De Janeiro (APPERJ); Membro Efetivo e Fundador da Sociedade da Ciência do Sentir (SOCIS-RJ), Membro da Academia Virtual dos Poetas da Língua Portuguesa (AVPLP), Membro do evento Encontro de Poetas de Língua Portuguesa [EPLP (9 PAÍSES)], Cocoordenadora do Projeto POESIACULT,  apoiado pela SOCIS, desde 2019. Detentora de duas MOÇÕES: “Aplausos e Congratulações”, da Câmara Municipal de Vassouras, RJ (2019) e “Honra ao Mérito”, da Prefeitura do Município de Vila Velha, ES (2023).





 
Sobre a Ibis Libris


Ibis Libris publica prosa e poesia, ficção e não ficção, infantis, juvenis e cultura em geral. Fundada em 18 de agosto de 2000, hoje tem mais de 600 títulos publicados, principalmente de literatura. Sua fundadora, Thereza Christina Rocque da Motta, é poeta, editora e tradutora. Lançou "Joio & Trigo", seu primeiro livro de poemas, em 1982, prefaciado por Claudio Willer, que já está em sua 4a edição, com prefácio de Álvaro Alves de Faria, lançado em 2022. Tem 25 livros publicados, entre eles, "Capitu" (2014), "Breve anunciação" (2013), "As liras de Marília" (2013) e "Marco Polo e a Princesa Azul" (2008). É membro do Pen Clube do Brasil e da Academia Brasileira de Poesia. Criou o selo Bisbilibisbalabás em 2002 e, em 2021, o selo Maat só para mulheres. Em 2022, lançou, por ele, “Sheherazade”, seu primeiro livro de contos. Nesse ano, participou como única poeta brasileira convidada do Festival Internacional de Poesía de Medellín, Colômbia, lendo seus poemas em português e traduzidos para o castelhano pelo poeta chileno Leo Lobos. 
 
Ibis Libris Editora inscreveu, pela primeira vez, em 2022, mais de 10 títulos no Prêmio Jabuti, concorrendo em 16 categorias. Este ano, 20 títulos estão concorrendo ao Prêmio Oceanos e 12 ao Prêmio Jabuti. No 1o. semestre, o evento Ponte de Versos recebeu o "Prêmio Sarau Destaque 2022", por seu caráter cultural e artístico, conferido pela APPERJ, por seu presidente Jorge Ventura, por divulgar a poesia nacional. Além disso, obteve, em julho deste ano, a inclusão do evento Ponte de Versos no Calendário Oficial da Cidade do Rio de Janeiro, a ser comemorado, pela primeira vez, no 15 de junho de 2024, quando completará 25 anos. Segundo Thereza Rocque da Motta, a "Ibis Libris foi criada a partir da Ponte de Versos, para dar voz aos autores que desejam realizar o sonho de publicar seus poemas e, por isso, criei uma editora para transformar seus sonhos em livro".

Instagram: @ibislibris
 
 
site: http://ibisibriseditora.com.br 

Thereza Christina Rocque da Motta
Ibis Libris Editora @tcrmotta

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp