05/09/2023 às 13h39min - Atualizada em 06/09/2023 às 00h04min

Ovo: grande aliado para o sucesso escolar

Estudos demonstram  que a colina, também presente no ovo, pode melhorar a memória e a capacidade de aprendizagem das crianças

KR2 Comunicação
Banco de imagens

Com o retorno às aulas, especialistas em nutrição destacam a importância de os pais incentivarem seus filhos a optarem por lanches saudáveis e nutritivos durante o período escolar. Uma alimentação balanceada não apenas contribui para o desenvolvimento cognitivo adequado, mas também fornece a energia necessária para que as crianças desfrutem plenamente de suas atividades recreativas. Nesse cenário, o ovo emerge como um protagonista repleto de nutrientes essenciais para o crescimento infantil.
 

O Instituto Ovos Brasil, referência em pesquisas e divulgação dos benefícios dos ovos para a saúde, destaca que a inclusão deste alimento na dieta infantil traz uma série de vantagens. Segundo Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto, o ovo é uma fonte exemplar de proteínas, contendo todos os aminoácidos necessários, e é altamente biodisponível para favorecer o crescimento e o desenvolvimento do corpo.
 

Além disso, os ovos são ricos em vitaminas e minerais essenciais, como vitamina A, vitamina D, vitamina B12, ferro, selênio e zinco. Esses nutrientes são fundamentais para o desenvolvimento do sistema imunológico, contribuem para o funcionamento adequado do sistema nervoso e desempenham um papel crucial na formação óssea adequada.
 

Um dos destaques notáveis no ovo é a presença significativa de colina. Esse nutriente é vital para a saúde cerebral e, especialmente durante a infância, desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo. Estudos, como o dvilgado por Pedrinola, têm demonstrado que a colina pode melhorar a memória e a capacidade de aprendizagem das crianças.
 

Além dos benefícios nutricionais, a praticidade e versatilidade do ovo o tornam uma escolha ideal para os lanches escolares. Prepará-lo é simples, podendo ser consumido como ovos cozidos ou incorporado em sanduíches, omeletes e saladas.
 

Lúcia Endriukaite, a nutricionista, enfatiza: "É crucial que os pais incentivem seus filhos a optarem por lanches nutritivos, de preferência evitando alimentos ultraprocessados. Uma alimentação saudável não apenas influencia o desempenho escolar, mas também o bem-estar da criança. O ovo é uma excelente opção para compor essa dieta equilibrada, fornecendo os nutrientes necessários para o crescimento e o desenvolvimento adequado."

 

Como fazer? 

 

Quanto ao “colocar em prática”, o ovo pode ser incluído na lancheira de várias maneiras, como ingrediente principal em sanduíches recheados com ovos mexidos ou omeletes, muffins de legumes ou até mesmo como parte de preparações, como bolos.

 

À medida que as aulas recomeçam, os pais são lembrados da importância de monitorar o que seus filhos levam para a escola. Optar por alimentos nutritivos, com foco no ovo como uma fonte completa de nutrientes, garante que as crianças tenham a energia necessária para enfrentar o dia com entusiasmo e a capacidade cognitiva para absorver conhecimento, além de desfrutar plenamente das atividades escolares e de lazer. Um futuro brilhante começa com escolhas alimentares saudáveis desde a infância.

 

Sobre O Instituto Ovos Brasil

O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, que foi criada em 2007 com objetivo de educar e esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que o alimento proporciona à saúde. Entre seus propósitos, também destaca-se a missão de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp