01/09/2023 às 16h26min - Atualizada em 02/09/2023 às 20h03min

Tatiele Carvalho revela seus planos para as Olimpíadas e carreira

Foco da atleta é disputar a maratona em Paris – 2024, mas também sonha em incentivar jovens talentos do esporte e trabalhos sociais com mulheres

Luciane Anhão
www.engenhodanoticia.com.br
divulgação
Mineira de Poços de Caldas, a atleta Tatiele Carvalho corre para chegar às Olimpíadas de 2024, em Paris. Patrocinada pelo Sicredi e várias outras empresas, há três anos a fundista, primeira mulher finalista olímpica da história do Brasil (na prova de 10 mil metros rasos, em 2016), vem conquistando prêmios para voltar à elite do atletismo nacional, desta vez, seu objetivo é disputar a maratona olímpica.
Passo a passo, os êxitos estão sendo alcançados. As últimas conquistas foram a 40ª Volta ao Cristo, tradicional prova de 16 km de Poços de Caldas; e a Meia Maratona das Águas. Contudo, Tatiele tem no seu currículo diversas vitórias: recordista do Campeonato Brasileiro Sub-23; cinco vezes campeã do Troféu Brasil de Atletismo; tricampeã Sul Americana; 11 vezes Campeã Brasileira (categorias sub-23 e adulto). Também foi duas vezes a melhor brasileira na Corrida Internacional de São Silvestre e participou de campeonatos Panamericanos e Mundiais.
Sentindo-se pronta para encarar novos desafios, nesta entrevista, Tatiele Carvalho destaca como está dando a volta por cima e conseguindo tornar seus sonhos realidade.
Você começou muito cedo no esporte, com apenas 8 anos já se destacou no atletismo, tornou-se atleta olímpica, ficou afastada do esporte de alto rendimento e há cerca de 2 anos vem retomando sua carreira. Imagino que foram muitos altos e baixos. Você é uma atleta profissional, mas como você vê o esporte na sua vida?
R: O esporte é a minha vida, eu não consigo me ver fora dele. Esses últimos 3 anos foram bem difíceis pra mim, pois tive um problema pessoal grave que me fez repensar e reorganizar a minha vida esportiva.  Portanto hoje voltei e com muita vontade e dedicação para representar meu país e meus patrocinadores nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Você possui grandes patrocinadores, a Sicredi, o Grupo Soitic, a Associação Atlética Caldense e a Nike, foi comentarista da Globo na São Silvestre, tem como treinador o Adauto Domingues e venceu recentemente a Volta ao Cristo, como está sendo essa sua retomada no alto escalão do esporte nacional? Está tudo dentro do planejado?
R: Esse meu retorno, foi bem abaixo do que eu imaginava, eu sempre me acostumei a ser representante nacional, estar no mais alto lugar do pódio, e me ver lá atrás, remando tudo novamente, foi bem doloroso.
Foi muito difícil aceitar essa baixa no esporte, e de uma forma abrupta. Portanto, entrei em depressão, não aceitava meu corpo, pois subi 12 quilos de peso, perdi totalmente a minha performance, mas no dia de hoje sinto que estou totalmente preparada para alcançar os objetivos propostos, pois a minha cabeça mudou e, consequentemente, a atitude em querer vencer mudou junto.

Você sempre comenta sobre o sonho de retornar às Olimpíadas, em Paris 2024. Quais são os passos que você precisa conquistar para alcançar esse objetivo? Você pretende disputar para qual modalidade e como está se preparando?
R: Nós sabemos o quão difícil é atingir um índice Olímpico, afinal de contas é a maior competição do planeta,  então exige 100% de dedicação do atleta, eu já cheguei lá uma vez e continuo acreditando que posso chegar novamente, mesmo com os problemas acontecidos no meio da trajetória, pois eu quero muito e isso é meio caminho para chegar lá, e tenho ótimos profissionais trabalhando comigo, tenho um apoio incrível do Sicredi, do grupo Soitic,  da Nike e do meu Clube Associação Atlética Caldense, que faz valer muito a pena, pois o atleta sem apoio não chega a lugar algum. Sou privilegiada por ter eles ao meu lado.

Dessa vez, vou migrar para a maratona e tentar fazer história sendo a primeira mulher do Brasil a ser finalista Olímpica em duas provas distintas dentro do Atletismo.
Seu esporte depende de muita resistência, de muita preparação física e também emocional. Você pode explicar para quem não conhece como são as corridas que você participa?
R: A parte emocional é a mais importante, pois sabemos que muitos se preparam fisicamente, mas se esquecem da parte mental.Então, minha preparação consiste em corridas diárias, que chega a 200 km por semana num período de 12 semanas. É uma preparação completa para a maratona, que são 42.195 metros de distância. Dentro dessa preparação, eu trabalho com uma psicóloga, tenho atividades de fisioterapia recuperativa e também força, como funcional e academia durante toda a semana. Além disso, treino corrida todos os dias da semana, divididos em dois turnos, manhã e tarde. A academia é  duas vezes por semana,  funcional uma vez por semana, e fisioterapia duas vezes por semana.

Você fez faculdade de fisioterapia e está cursando educação física, no instagram você  se descreve também como palestrante motivacional. Também tem projetos de longo prazo? Pode revelar para gente?
R: Meus projetos futuros são bem motivadores, pois tenho um sonho de abrir um projeto social para descoberta de talentos, assim como eu fui descoberta por um projeto social, também quero ter a oportunidade de descobrir jovens talentos. Sou palestrante motivacional na área do esporte, mas também pretendo abrir uma janela de oportunidade para ser palestrante motivacional a mulheres que sofrem ou já sofreram violência doméstica, pois eu sofri por muito tempo e sei o quão duro é a recuperação e o acolhimento dentro da nossa sociedade. Eu consegui sair de um relacionamento abusivo e hoje estou curada, então quero muito ajudar mulheres que vivem nessa situação.

______________________
Assessoria de Imprensa Sicredi Dexis
Centro Paulista e Centro Leste Paulista
_________________________________
Engenho da Notícia Comunicação Integrada
(19) 9.8312.9000 (19) 3302.0100
www.engenhodanoticia.com.br
divulgacao@engenhodanoticia.com.br
Facebook: Engenho da Notícia
Instagram: @engenhodanoticia
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp