31/08/2023 às 17h06min - Atualizada em 01/09/2023 às 04h05min

ChatGPT: Quase um ano depois, o que mudou na dinâmica das empresas?

Como a inovação interferiu no dia a dia de colaboradores e clientes

Edilaine Almeida
da Redação
Internet

Por:
Edilaine Almeida - Empreendedora na Empreiteira Digital e Co-fundadora da plataforma Let’s Moove 360

 

Lançado há menos de 1 ano, o modelo de linguagem avançado desenvolvido pela OpenAI, trouxe mudanças significativas nas rotinas das pessoas e empresas. Muitas dúvidas envolvem a privacidade, aplicabilidade, treinamento e credibilidade das informações, no entanto, é crescente o número de usuários.

 

O ChatGPT é o aplicativo de consumo de crescimento mais rápido da história. Enquanto o popular chatbot da OpenAI atingiu 100 milhões de usuários ativos dois meses após o lançamento, o TikTok levou nove meses para chegar a esse número e o Instagram, dois anos e meio.

 

E a novidade agora é o ChatGPT Enterprise, anunciado pela OpenAI na segunda-feira, 28 de agosto, uma versão para empresas, que promete tornar as equipes mais criativas e produtivas, além de oferecer proteção dos dados empresariais.

 

Mas o que mudou desde o seu lançamento? Uma das principais mudanças é a automação de tarefas repetitivas e rotineiras. Com essa tecnologia, muitas empresas conseguiram reduzir a carga de trabalho dos funcionários ao delegar tarefas simples, como responder a perguntas frequentes de clientes ou fornecer informações básicas sobre produtos e serviços independente do horário, agendar compromissos, dentre outras tarefas. Isso permitiu que as pessoas se concentrassem em demandas mais complexas e estratégicas, aumentando a eficiência e a produtividade, além de melhorar a experiência, a satisfação e fidelidade dos clientes.

 

Outro ganho importante é o acesso rápido a informações e recomendações personalizadas. As pessoas podem fazer perguntas e obter respostas detalhadas e relevantes em tempo real.

 

Em termos de ganhos de produtividade, o Chat permite que as empresas atendam maior volume de solicitações de forma eficiente, sem a necessidade de contratar mais pessoas. Além disso, a automação de tarefas reduz erros humanos e agiliza ainda mais os processos.

 

No entanto, é importante ressaltar que ele não substitui completamente as pessoas. Ainda há situações em que a intervenção humana é necessária, especialmente em casos complexos ou emocionalmente sensíveis. Essa é uma ferramenta que auxilia e complementa o trabalho humano, mas não o substitui.

 

Com todas essas inovações e otimizações, a experiência dos clientes e usuários também é beneficiada em diversos pontos, como:

 

- Análise de sentimento: para analisar o sentimento dos clientes com base em suas interações, como análise de texto e reconhecimento de emoções. Isso permite que as empresas identifiquem problemas, melhorem o atendimento ao cliente e personalizem as interações para melhorar a experiência geral.

 

- Personalização: analisar dados do cliente, histórico de compras e preferências para fornecer experiências personalizadas. Isso pode incluir recomendações de produtos, ofertas especiais e comunicações exclusivas, proporcionando maior fidelidade à marca.

 

Diante de todas essas e outras infinitas possibilidades com a IA, as empresas precisarão investir cada vez mais em qualificação de seus funcionários, que passarão a lidar com situações cada vez mais complexas, inclusive com o uso de diversas aplicações.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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