28/08/2023 às 14h10min - Atualizada em 29/08/2023 às 00h03min

Brasil derrota Paraguai e é campeão do Sul-Americano 4 Nações de Rugby XV

Em Assunção, a Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV derrotou o Paraguai por 41x22 e se sagrou campeão do Campeonato Sul-Americano 4 Nações pelo segundo ano seguido. O resultado fez os Tupis subirem duas posições no Ranking Mundial

Marcelo Abdalla
@miguelgonzafotografias / URP

Tupis campeões! Gerenciada pela CBRu – Confederação Brasileira de Rugby, a Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV fechou o domingo celebrando seu segundo título seguido do Campeonato Sul-Americano 4 Nações ao derrotar por 41x22 o Paraguai, no Estádio Héroes de Curupayti, em Assunção. No outro jogo da rodada, os chilenos derrotaram a Colômbia por 57x19 na disputa do terceiro lugar.

 

 

Foi o Paraguai quem abriu o placar no começo da partida com penal chutado por Urbieta, mas o Brasil respondeu na mesma moeda logo na sequência pelos pés de Lucas Spago. O jogo esquentou e a arbitragem mostrou um cartão amarelo para cada time, deixando o jogo com mais espaços. Não tardou para o Brasil aproveitar e marcar o primeiro try do jogo com Feijão, aos 18′, após Arruda conseguir grande infiltração e romper a defesa paraguaia.

 

 

Os Yacarés paraguaios reagiram, tiveram maior volume de jogo no restante da primeira etapa, mas pararam em forte defesa brasileira. Antes do intervalo, os Tupis deram a resposta com Guilherme Coghetto, que fez seu último jogo com a camisa do Brasil, para marcar seu try de despedida. 15x3 na pausa.

 

 

O segundo tempo começou perfeito para o Brasil, com Gelado e Henrique entrando em campo e impactando o jogo. O terceira linha rompeu a defesa paraguaia e, na sequência, o primeira linha cravou o terceiro try brasileiro. No entanto, o scrum paraguaio se mostrou forte e não tardou para os Yacarés descontarem com penal try obtido na formação.

 

 

O Brasil não se abalou com a reação paraguaia e o quarto try saiu aos 55 minutos com Adrio, após Gelado novamente romper a defesa dos donos da casa. O Paraguai ainda deu o troco com Chilavert na ponta, mas os Tupis se impuseram logo depois com Leonel marcando mais um try.

 

 

O Paraguai ainda teve um último momento aproveitando cartão amarelo a Gelado. Na ponta, González fez valer o homem a mais e marcou o terceiro try dos anfitriões, mas a noite era mesmo dos Tupis. Luna escapou na ponta para correr para o sexto try brasileiro, dando números finais à partida: Brasil 41x22 Paraguai.

 

 

Os Tupis celebraram o título com o capitão Paganini e Coghetto, em despedida, erguendo a taça. Maranhão e Arruda foram eleitos os nomes do jogo pelo Brasil. “Foi uma honra defender meu país e representar todo mundo que poderia estar aqui. Jogamos por todos os atletas do rugby brasileiro e seguimos no caminho certo, crescendo”, exaltou Maranhão.

 

 

Já o gaúcho Coghetto celebrou o momento: “não tinha maneira melhor de terminar a carreira do que com o título. Vou sentir falta de jogar com este grupo, mas agora assumo posição na comissão técnica e vem mais trabalho duro pela frente”.

 

 

Com o resultado, o Brasil ganhou duas posições no Ranking Mundial e agora ocupa o 26º lugar do mundo. O próximo desafio dos Tupis na categoria será em novembro, quando o Brasil deverá viajar à Espanha para torneio internacional, a ser confirmado.

 

 

Confira a classificação final:

1º Brasil – 15 pontos

2º Paraguai – 9 pontos

3º Chile XV – 6 pontos

4º Colômbia – 0 pontos

 

 

 

Árbitro: Nehuen Jauri Rivero | Assistentes: Juan Manuel López e Adrián Bogado | TMO: Marco Demestri

 

 

Brasil

Tries: Feijão, Coghetto, Henrique, Adrio, Leonel e Luna

Conversões: Spago (3) e Zé (1)

Penal: Spago (1)

 

15 Guilherme Coghetto, 14 Sérgio Luna, 13 Victor “Feijão” Silva, 12 Lorenzo Massari, 11 Daniel “Maranhão” Lima, 10 Lucas Spago, 9 Felipinho Gonçalves, 8 André Arruda, 7 Matheus “Nego” Cláudio, 6 Adrio de Melo, 5 Gabriel “Fúria” Oliveira, 4 Gabriel Paganini (c), 3 Matheus “Blade” Rocha, 2 Endy Willian Pinheiro, 1 Brendon Alves;

 

 

Suplentes: 16 Henrique Ferreira, 17 Levy Marinho, 18 Leonel Moreno, 19 Felipe Rosa, 20 Cléber “Gelado” Dias, 21 Antonio Zanatta, 22 Douglas Rauth, 23 Lucas “Zé” Tranquez;

Treinador: Josh Reeves

 

Paraguai

Tries: Try penal, Chilavert e González

Conversões: Urbieta (1)

Penal: Urbieta (1)

 

15 Arturo Lopez, 14 Gianfranco Parodi, 13 Tomás Mussi, 12 Sebastián Urbiera, 11 Juan González, 10 Joaquín Mussi, 9 Diego Miño, 8 Marcos Riquelme, 7 Ariel Nuñez, 6 Carlos Plate, 5 Mariano Garcete Ellí, 4 Ignacio Martínez, 3 Enrique Quinteros, 2 Lucas Otaño, 1 Daniel Cabral;

 

 

Suplentes: 16 Diego Caballero, 17 Caniilo Blasco, 18 Rolando Portillo, 19 Juan José Heisecke, 20 Lautaro Britez, 21 Juan Chilavert, 22 Héctor Gayoso, 23 Marcos Romanach;

Treinador: Ricardo Le Fort

 

 

 

Confira a partida na íntegra:

https://brasilrugby.com.br/2023/08/27/brasil-derrota-paraguai-e-e-campeoes-do-sul-americano-4-nacoes-de-rugby-xv/

 

 

 

Sobre a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu)

A CBRu tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério do Esporte e como patrocinadores: Tim, Catupiry, CVC Capital Partners, Cultura Inglesa, Suzano, Grupo Volvo do Brasil, Estácio, Vale, Deloitte, Crown Embalagens, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Jacobs Douwe Egberts (JDE), Alupar Taesa e Pinheiro Neto Advogados. Também são fornecedores e apoiadores do Rugby brasileiro: Gerdau, Bradesco, Comgás, Klabin, Banco Safra, Lhoist, Gilbert, Probiótica e Universal Assistance.

 

A franquia Cobras Brasil XV, marca criada e gerenciada pela CBRu para a disputa do Super Rugby Américas, também é apoiada por Superbid, Irko Hirashima, CSN, e Universal Assistance. www.brasilrugby.com.br / @BrasilRugby / @cobrasbrasilxv (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e You Tube).

 

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp