28/08/2023 às 17h04min - Atualizada em 29/08/2023 às 00h01min

De olho no futuro e atuando no presente: organizações se unem para apresentar práticas inovadoras e sustentáveis, a fim de fortalecer o Pilar S, do ESG

Encontro gratuito realizado pelo ChildFund Brasil, com apoio de IBMEC, Inter e IBEF, em Belo Horizonte, tem o objetivo de apresentar práticas inovadoras e sustentáveis que transformam realidades no Brasil

Jéssica Amaral - DePropósito Comunicação
www.depropositocomunica.com
Clarice Castro

No próximo dia 29 de agosto, o ChildFund Brasil, com apoio do IBMEC, Inter e Instituto Brasileiro de Finanças (IBEF-MG) vai realizar a primeira edição do evento Conhecimento, Inovação e Impacto no pilar S do ESG. O evento será no Auditório do IBMEC, em Belo Horizonte (MG), das 8h30 às 11h30, e reunirá grandes especialistas e executivos de sustentabilidade do estado de Minas Gerais.

Cada organização vai abordar a relevância do pilar S do ESG (Ambiental, Social e Governança) para empresas, apresentando iniciativas inovadoras e de grande impacto social. O ChildFund Brasil vai destacar a sua atuação em parceria com a iniciativa privada, na conquista de resultados efetivos nos indicadores de sustentabilidade e como suas metodologias alcançam a transformação social em várias regiões do país, há 57 anos. “O ChildFund Brasil possui uma sólida governança, com práticas de compliance e um Conselho de Administração experiente. Esta é uma oportunidade de conhecer o trabalho da organização, que se apresenta como um ótimo caminho para impactar positivamente na vida de crianças e fortalecer o pilar social das empresas”, afirma Mauricio Cunha, diretor de país da organização. 

Além do relevante trabalho de advocacy, a ONG atua em áreas de vulnerabilidade social. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, SIS 2022, com dados de 2021), mais de 20 milhões de crianças e adolescentes com até 14 anos vivem nessa situação. “Crianças nascidas em situação de vulnerabilidade social são as mais propensas ao trabalho infantil e a casos de violência”, completa o diretor.

Para agregar conhecimento, o IBMEC vai abordar como a matriz de materialidade no mundo corporativo permite gerar oportunidades de negócio, por meio da identificação de temas relevantes, possibilitando a geração de valor. “Investir recursos privados para o desenvolvimento do bem comum agrega valor às empresas, que podem fortalecer seu pilar S de outras formas, como o fortalecimento da sua governança social corporativa e o incentivo do voluntariado a seus colaboradores, explica o professor Ricardo Siqueira Campos, do IBMEC. 

O Inter irá apresentar a seção Vida Sustentável, espaço dentro do aplicativo da instituição criado para integrar o ESG ao dia a dia dos clientes. A seção funciona como um canal que incentiva o comportamento sustentável do público. “O Inter está simplificando a vida dos clientes rumo ao comportamento sustentável de uma forma ampla e inédita no mundo. A seção Vida Sustentável é um hub de conhecimento e soluções sustentáveis que permite aos clientes fazerem doações de cashback, recebidos ao utilizar os nossos serviços, para organizações não-governamentais, entre elas, o ChildFund Brasil. Além disso, eles podem se inscrever em vagas de trabalho voluntário, conhecer e compensar sua pegada de carbono estimada, acessar conteúdos de educação financeira, digital e socioambiental, comprar de lojas sustentáveis disponíveis no nosso shopping online e contratar o serviço de telemedicina com preços mais acessíveis”, ressalta Christiano Rohlfs Coelho, Head de Sustentabilidade do Inter & Co.

Por meio de parceria estabelecida com o ChildFund Brasil, além de viabilizar doações via cashback, o Inter mobilizará seus 28 milhões de clientes para prevenção da violência contra crianças no ambiente digital, por meio da oferta gratuita da cartilha “Crianças Conectadas”, na aba “Conhecimento” da seção Vida Sustentável.

Fechando a programação, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais  (IBEF-MG) irá abordar a relação direta entre volume financeiro de empresas e o desempenho favorável nas ações da B3. “As empresas com maior volume financeiro são aquelas que incorporam ações sociais em suas práticas. O pilar S é bastante valorizado no mercado e agrega muito valor a essas organizações. É um momento de unir esforços e dialogar sobre iniciativas tão relevantes que serão apresentadas neste evento”, observa Julio Damião, presidente da Diretoria Executiva do IBEF-MG.

Obedecendo às boas práticas de sustentabilidade, o evento irá neutralizar as emissões de gases de efeito estufa. Para participar, é necessário retirar ingresso na plataforma Sympla; as vagas são limitadas.

 

Saiba mais sobre os painelistas do evento

Mauricio Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil, tem 29 anos de experiência em projetos sociais com crianças em situação de vulnerabilidade. É administrador, engenheiro, mestre em Antropologia Social, doutorando em Políticas Públicas e autor de três livros. Ex-secretário nacional dos direitos da criança e do adolescente, é o atual Diretor de País do ChildFund Brasil, organização internacional que atua em 24 países, eleita por três anos a melhor ONG do país na área da criança e do adolescente, alcançando cerca de 150 mil beneficiários no Brasil.

Ricardo Siqueira Campos, professor convidado do IBMEC, possui sólida formação nas áreas de administração, comunicação e estratégia, além da larga experiência em sustentabilidade e projetos sociais. Atuou como diretor das áreas de relações institucionais e sustentabilidade na Fundação Dom Cabral (FDC) por 20 anos, sendo responsável pela implantação e execução de grandes projetos de estratégia, governança, liderança, sustentabilidade e projetos sociais. Foi presidente do PRME – Principles for Responsible Managment Education Chapter Brasil, e membro do board do Pacto Global Brasil – ONU. Ricardo participa de conselhos de ONGs como a Refúgio 343, organização comunitária de apoio a refugiados na América Latina; e G10 Favelas, ONG com sede em Paraisópolis (SP) e focada na inclusão social e negócios de impacto em grandes comunidades carentes de várias cidades no Brasil.

Christiano Rohlfs Coelho é o Head de Sustentabilidade do Inter & Co, com foco nas interseções de Impacto do Tema com os Negócios, o Meio Ambiente e a Sociedade, incentivando a melhoria contínua via Integração ESG Corporativa. É bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNA e pós-graduado em Marketing, Finanças e Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC). Profissional de mercado de capitais, Christiano é especialista em investimentos e sustentabilidade e integra os Comitês ESG da FEBRABAN, Hub ODS MG - Pacto Global/ONU e Rede Desafio 2030; também é coordenador da Comissão S da Associação Brasileira de Bancos (ABBC).

Julio Damião, presidente da Diretoria Executiva do IBEF-MG, é formado em Administração de Empresas com pós-graduação em Finanças (Fundação Dom Cabral) e mestrado com foco em Estratégia e Inovação. Júlio possui mais de 10 anos de experiência na área financeira de grandes empresas multinacionais e indústrias da área médica. Certificado como conselheiro independente pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Júlio é presidente do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças do Estado de Minas Gerais (IBEF-MG). Atualmente é estrategista em finanças do grupo Prime Holding, empresa com grandes investimentos no setor industrial médico, com produtos em todo o Brasil e no exterior. 

Serviço:
 

Conhecimento, Inovação e Impacto no pilar S do ESG

Data: 29/08/2023

Horário: das 8h30 às 11h30 

Local: Auditório do IBMEC - (Rua Rio Grande do Norte, 300, Auditório IBMEC, Santa Efigênia - Belo Horizonte, MG) 

Apoio institucional: IBMEC, Inter e IBEF 

Para participar, é necessário retirar ingresso na plataforma Sympla

Sobre o ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização que atua na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, para que tenham seus direitos respeitados e alcancem o seu potencial. Atualmente, está presente em sete estados brasileiros (Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e São Paulo). Para realizar esse trabalho que impacta positivamente na vida de cerca de 150 mil pessoas, entre elas cerca de 85 mil crianças e adolescentes, a organização conta com a doação de pessoas físicas, por meio do programa de apadrinhamento de crianças e também de doações de empresas, institutos e fundações que apoiam os projetos desenvolvidos.

A fundação do ChildFund Brasil foi em 1966, e sua sede nacional se localiza em Belo Horizonte (MG). A organização faz parte de uma rede internacional associada ao ChildFund International, presente em 24 países e que gera impacto positivo na vida de 16,2 milhões de crianças e suas famílias. A organização foi eleita a melhor ONG de assistência social em 2022, e a melhor para Crianças e Adolescentes do país, por três anos (2018, 2019 e 2021), além de estar presente, também, entre as 100 melhores por seis anos consecutivos pelo Prêmio Melhores ONGs.  www.childfundbrasil.org.br

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp