24/08/2023 às 13h36min - Atualizada em 25/08/2023 às 04h07min

IAB Brasil celebra 25 anos de inovação disruptiva e transformação na publicidade digital

Três lideranças que marcam a história da associação contam como o IAB Brasil surgiu e se tornou um agente central da indústria de anúncios digitais no país

XCOM
Divulgação IAB Brasil

São Paulo, 24 de agosto de 2023 – Em 2023, o IAB Brasil celebra 25 anos de sua trajetória na promoção do desenvolvimento sustentável da publicidade digital no país. O Interactive Advertising Bureau Brasil foi fundado em 1998, acompanhando a evolução do segmento em diferentes meios e, desde então, tem estado no centro das transformações do mercado publicitário brasileiro.  

A história do IAB Brasil remonta a uma época em que a internet ainda dava seus primeiros passos no país, com a conexão discada sendo uma realidade para a maioria dos usuários. Neste contexto, a ideia de fundar uma associação voltada à publicidade digital partiu de Antônio (Toninho) Rosa, profissional experiente do setor midiático, após uma viagem ao Japão em 1992, na qual teve contato com as possibilidades globais da tecnologia e vislumbrou o potencial da internet no Brasil.  

Assim, surgiu a Associação de Mídia Interativa (AMI), posteriormente renomeada Interactive Advertising Bureau Brasil, com o objetivo de educar o mercado sobre a internet e suas potencialidades. “Foi um momento extremamente propício para a criação e condução de projetos que visavam educar formalmente, estabelecer o diálogo, buscar recursos e fomentar a cooperação entre os diferentes agentes da cadeia de publicidade digital”, diz Toninho Rosa, fundador e ex-presidente do IAB Brasil. 

Com o passar dos anos, a associação se consolidou como um agente inovador, disruptivo e transformador no país, esclarecendo terminologias, estabelecendo padrões e boas práticas, e disseminando conhecimento. Atualmente, com mais de 200 associados e uma estrutura robusta, a entidade continua desempenhando um papel essencial na formação de profissionais, na geração de conteúdo e na busca por soluções sustentáveis e perenes para o segmento. 

Cris Camargo, CEO do IAB Brasil, destaca o papel da associação como uma organização voltada para o bem-estar do mercado e da sociedade. “Como uma organização setorial, temos que devolver algo de valor para a sociedade, como a geração de empregos, capacitação de profissionais, manuais de boas práticas etc. Essa é a graça de trabalhar em prol de uma comunidade, de ter propósitos em comum e de desenvolver um impacto social que realmente faz a diferença", afirma. 

Ao longo de sua trajetória, o IAB Brasil tem enfrentado e superado diversos desafios, acompanhando as constantes mudanças e avanços tecnológicos do mercado publicitário. A capacidade de inovar e de se reinventar tem sido uma marca da associação, que busca sempre promover a discussão e trazer novas ideias para o mercado. 

Para Melissa Vogel, presidente do IAB Brasil, a instituição teve a oportunidade de acompanhar as transformações do segmento durante estes 25 anos, ​​pautadas pelo respaldo técnico e pelos profissionais que auxiliam no desenvolvimento da publicidade digital. "O IAB Brasil é feito pelas pessoas, é uma inteligência coletiva que promove a inovação, aplica novidades no mercado brasileiro e contribui para o crescimento de toda a indústria", ressalta. 

Com uma visão de futuro, a associação se prepara para os próximos 25 anos de desafios e transformações, ​​através de comitês de discussão frequentados por profissionais do mercado, cursos, masterclasses, webinares, eventos etc. Com a iminente ampliação de uso da inteligência artificial (IA) generativa e outras tecnologias disruptivas, a entidade está comprometida em se manter como um agente ativo de fomento e evolução para a publicidade digital. 

"O futuro reserva novos horizontes, com a IA transformando absolutamente tudo o que conhecemos. Será um momento instigante, em que a criatividade humana se mesclará com a tecnologia, possibilitando a comunicação e o desenvolvimento de maneira mais eficiente e emocional", projeta Cris. “E neste marco de 25 anos, reafirmamos nosso compromisso com a inovação, o desenvolvimento sustentável da publicidade digital e a busca constante por um mercado mais inclusivo e promissor”, completa Cris Camargo.  

Para saber mais sobre o IAB Brasil, clique aqui. 

## 

Sobre o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau - Brasil) – IAB Brasil é uma associação sem fins lucrativos e tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da publicidade digital no país. Integra uma rede global presente em 45 países que incentiva a criação de boas práticas em planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações publicitárias on-line. Em 2023, comemora 25 anos de atuação no Brasil ao lado de 200 associados, representantes das principais empresas do mercado digital: veículos de mídia, agências, anunciantes, empresas de tecnologia, institutos de pesquisa e consultorias. Para mais informações, clique aqui.  


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp