23/08/2023 às 16h03min - Atualizada em 24/08/2023 às 00h02min

P&G, Universidade Zumbi dos Palmares, Grey Brasil e Miami Ad School formam primeira turma do projeto Cria da Quebrada

O projeto capacitou 19 profissionais negros para atuarem na indústria criativa

Grey Brasil
Grey Brasil

São Paulo, 21 de agosto de 2023 –  Na última semana, aconteceu a formatura da 1ª turma do projeto Cria da Quebrada. A iniciativa é fruto da parceria entre a Universidade Zumbi dos Palmares, P&G, Grey Brasil e Miami Ad School, uma das melhores escolas de criatividade do mundo, 6x School of the Year no Festival de Cannes.

O principal objetivo do Cria da Quebrada é capacitar a população negra para ingressar no mercado publicitário.  Segundo José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, cerca de 90% dos alunos que se formam nos cursos de Publicidade e Propaganda da instituição estão empregados. “ Para que haja criação é indispensável que haja criadores. E criação e criadores precisam ser iluminados, fortalecidos e oportunizados. Criar as crias, acolher e engrandecer as quebradas. Esse é o novo código de mudança, e transformação. Viva a Grey, Viva P&G, Viva a Zumbi. Viva o talento e a resistência da nossa rapaziada da quebrada”, diz ele.

Nessa primeira edição, 19 alunos e ex-alunos da universidade participaram do programa que durou sete meses. Eles receberam uma bolsa auxílio e tiveram aulas no laboratório “P&G Pela Criação”, desenvolvido especialmente para o programa e equipado dentro das dependências da universidade, com todas as ferramentas necessárias para a melhor qualificação dos estudantes.

"O Cria da Quebrada é uma iniciativa intencional, antirracista e inclusiva, que tem como objetivo oferecer oportunidades para o desenvolvimento máximo do potencial criativo de pessoas negras. Sabemos que a publicidade pode influenciar culturas e transformar realidades, e queremos ver a realidade brasileira em todos os lugares, ocupando todos os espaços. O Cria representa um grande passo na vida profissional desses alunos, e um pequeno pedaço do caminho contínuo que estamos comprometidos em seguir", ressalta André Felicíssimo, Presidente da P&G Brasil.

A indústria criativa é um dos motores culturais e econômicos do Brasil e enfrenta um desafio há décadas: a representatividade insuficiente de profissionais negros. Embora o Brasil seja uma nação diversa e multicultural, essa pluralidade muitas vezes não se reflete nos corredores das agências e campanhas publicitárias. A realidade de que apenas 15% dos cargos de diretorias são ocupados por pessoas negras nesse setor, aponta para um desequilíbrio preocupante, e mostra que é necessário promover mudanças efetivas.

Paulo André Bione, diretor acadêmico da Miami Ad School: "O Cria da Quebrada é um projeto transformador. Colocamos toda excelência da escola à disposição desses alunos e alunas. Durante sete meses eles tiveram o melhor conteúdo, os melhores professores e assim puderam construir o melhor portfólio de entrada no mercado criativo brasileiro.

Durante o evento, que aconteceu na sede da Grey, os formandos tiveram a oportunidade de apresentar seus portfólios para líderes das maiores agências do Brasil para terem a oportunidade de ser inseridos no mercado publicitário. A Grey Brasil selecionará profissionais do grupo para integrar seu time de criativos.

Segundo o diretor de criação da Grey Brasil, João Caetano, a iniciativa “representa um sopro de esperança e um soco na inércia”. Para ele, acompanhar a jornada dos estudantes foi emocionante, e os resultados dos trabalhos da turma mostraram que estão prontos para entrar em qualquer agência ou empresa criativa do Brasil. “E que venham as próximas turmas para quebrarmos as barreiras e construirmos a indústria criativa que o Brasil merece, espelhando a sua sociedade como sempre deveria ter sido”, conclui. 
 

Sobre a P&G 
A P&G atende quase 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo com suas marcas. A empresa conta com um dos portfólios mais fortes de marcas líderes, confiáveis e de alta qualidade, incluindo Always®, Ariel®, Aussie®, ClearBlue®, Downy®, Gillette®, Gillete Venus®, Head&Shoulders®, Herbal Essences®, Metamucil®, Old Spice®, Oral-B®, Pampers®, Pantene® e Vick®. A comunidade da P&G opera em aproximadamente 70 países. Acesse o site para encontrar as notícias mais recentes e informações detalhadas sobre a P&G e suas marcas, ou acesse P&G Careers para conferir nossas vagas em aberto.

Sobre a Miami Ad School

Fundada há mais de 25 anos, a Miami Ad School está presente, hoje, em 15 cidades referências em criatividade - Atlanta, Bangalore, Berlin, Buenos Aires, Hamburg, Madrid, Mexico City, Miami, Mumbai, New York, Punta Cana, São Francisco, São Paulo, Sri Lanka e Toronto.

Sobre a Grey Brasil
A Grey é uma colisão ambiciosa de diversos talentos com uma missão: transformar o negócio dos clientes e a vida das pessoas através de ideias culturalmente relevantes. Somos digitais por natureza e integrados por convicção. Trabalhamos em parceria com marcas que, assim como nós, têm um propósito claro e a ambição de desempenhar um papel significativo dentro da sociedade. Fazemos parte da Grey Group (a WPP Company), uma das maiores e mais criativas redes de comunicação do mundo.  Atendemos um quinto das empresas FORTUNE 500, em 96 países. Sob o mantra "Famously Effective since 1917”, continuamos a desbravar novos caminhos para nossas marcas, em todas as plataformas, criando conexões consistentes e verdadeiras com os consumidores.

Sobre a Universidade Zumbi dos Palmares
Criada em 2004, é uma instituição brasileira de ensino superior, primeira e única universidade da América Latina idealizada por negros e voltada para a inclusão do negro na sociedade. Além de cursos de graduação, a Universidade oferece também cursos de especialização em Direito Público, Direito Empresarial e Cultura Africana. A instituição está localizada na Av. Santos Dumont, 843 - Bom Retiro, São Paulo – SP.

Sobre ELCA - Escola Livre de Comunicação e Artes
A Escola Livre de Comunicação e Artes Zumbi dos Palmares, tem como objetivos principais promover o ensino e a pesquisa nessas áreas e qualificar os jovens negros que já estão no mercado de trabalho a andar ainda mais rápido e mais longe. A ELCA oferece, entre outros, cursos de iniciação ao Jornalismo, introdução a linguagem do cinema, redação para mídias digitais e redes sociais, escrita criativa, fotografia, música, e teatro, além de instituir grupos de pesquisa e promover oficinas de arte. As atividades da Escola Livre estão voltadas para os alunos da Universidade Zumbi dos Palmares e demais interessados, principalmente os jovens negros. Outra finalidade deste projeto é valorizar a diversidade na comunicação e na arte. A Escola vai funcionar por meio de parcerias com outras academias e profissionais do mercado, entre agências de publicidade, veículos de comunicação e outras instituições.

Contato para imprensa – P&G 

Giovanna Souza - [email protected] 

Pamela Passarella - [email protected]

Contato para imprensa – Miami Ad School

Priscila Serra - [email protected] 

Contato para imprensa – Grey Brasil

Silvana Inácio – [email protected] 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp