23/08/2023 às 08h31min - Atualizada em 23/08/2023 às 16h03min

Vinícius Moraes Costa é campeão mundial escolar dos 800 metros

Representando o Brasil na Gymnasiade, atleta da ABDA venceu a prova que é sua especialidade

Sheila Teixeira Junqueira
https://abdabauru.com.br/atletismo-gymnasiade-sub18-2023
Divulgação ABDA

Ontem (21/8), representando o Brasil, Vinícius Moraes Costa, 17 anos, atleta da equipe de atletismo da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) sagrou-se campeão mundial escolar da prova de 800 metros, com o tempo de 1min57 segundos.

O atleta, aluno do Colégio Preve Bauru, foi convocado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para participar da delegação do Brasil no Mundial de Atletismo Gymnasiade Sub-18, que teve início no sábado (19/8) e vai até domingo (27/8), na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

A Gymnasiade, organizada pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) em parceria com a CBDE, é a maior competição escolar do mundo. O critério utilizado para convocação dos estudantes-atletas foram os melhores colocados por composição de provas.

"Estou muito contente pela minha vitória no Mundial. Foi muito legal, uma experiência única, estar representando meu país e me sagrando o melhor do mundo. Que venham os novos desafios" comemorou Vínícius.

Especialista nos 800 metros - Vinícius Moraes Costa começou no atletismo da ABDA ainda menino, aos 12 anos, por meio do Projeto Social Santa Cândida no bairro bauruense de mesmo nome. Hoje, vive uma excelente fase, fruto de muito preparo, foco e dedicação nos treinos.

“Ele começou com professor Carlos Alberto dos Santos, depois passou para o grupo da professora Evellin Passos. Logo de início se mostrava dedicado, chegando a vir a pé, caminhando cerca de 8 quilômetros, para não perder dias de treinamento, nunca faltava em treinos. Em 2021, na categoria sub-16, ele foi campeão dos 300 metros com barreiras. No ano seguinte, foi vice-campeão sul-americano, conquistou títulos estaduais e Jogos Regionais”, relembra Neto Gonçalves, coordenador de atletismo da ABDA.

Com os treinamentos e competições, o atleta e a equipe técnica perceberam que a especialidade de Vinícius são os 800 metros. E o histórico do atleta da ABDA na prova é impressionante. No começo de agosto, sagrou-se campeão dos 800 metros no Campeonato Brasileiro Sub-18, em Aracaju, Sergipe, prova que já havia vencido na mesma competição de 2022. Em 2023, o atleta ainda conquistou outro ouro no Brasileiro Sub-18, nos 1.500 metros.

Em julho, Vinícius Moraes Costa conquistou o índice pela 1ª vez para participar do Troféu Brasil. O atleta fez sua estreia na maior competição absoluta de atletismo do país disputando os 800 metros (19º colocação) e 1.500 metros (18º colocação), melhorando suas marcas pessoais e garantindo a 1ª colocação no Ranking Brasileiro da categoria sub-18 nas duas provas.

Em junho, o atleta já havia conquistado medalhas de ouro nos 800 metros na fase final dos Jogos Escolares de São Paulo e no Campeonato Paulista Sub-18, repetindo o feito das mesmas competições em 2022.

No Campeonato Brasileiro Sub-20, em abril deste ano, Vinícius Moraes Costa conquistou três medalhas de bronze, nos 800 metros, 1.500 metros e no revezamento 4x400 metros. Em 2022, o atleta havia ficado em 4º lugar nos 800 metros na competição.

No Campeonato Paulista Sub-20 de 2023, em março, Vinícius conquistou medalhas de ouro nos 800 metros e nos 1.500 metros. Em 2022, o atleta também faturou o ouro nos 800 metros.

Ainda em março deste ano, na cidade de Brasília (DF), Vinícius Costa foi campeão dos 800 metros no Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo.

Em setembro de 2022, Vinícius já levava o Brasil ao pódio com medalha de prata no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-18. O atleta fez a marca de 1min52seg91, apenas alguns centésimos atrás do chileno Klaus Scholz que levou o ouro com 1min52.64. No mesmo mês, Vinícius venceu a prova dos 800 metros nos Jogos Escolares da Juventude, em Aracaju, no Sergipe.

Nos Jogos Regionais, em agosto do ano passado, o atleta da ABDA também conquistou medalha de ouro na mesma prova.

“Vinícius é um menino bastante determinado, disciplinado, tem uma vontade grande de crescer e evoluir. É um exemplo para os nossos jovens atletas e mais um grande representante para o esporte na nossa cidade, na ABDA. Um atleta que tem muito a crescer e evoluir, trazendo muitas conquistas. Além de ser uma liderança positiva dentro do grupo. Mesmo ainda muito jovem, vem fazendo a diferença na equipe de treinamento”, frisa Neto Gonçalves.

Próximos desafios - De 2 a 4 de setembro, Vinicius irá representar o Colégio Preve e a seleção paulista nos Jogos da juventude, competição que será realizada na cidade de Ribeirão Preto (SP).

O atleta da ABDA também foi convocado para compor a seleção brasileira que disputará primeira edição do Campeonato Ibero-Americano Sub-18 de Atletismo, em Lima, no Peru, de 15 a 17 de setembro. A delegação brasileira será composta por 20 atletas, sendo 6 mulheres e 14 homens. Vinicius Moraes Costa irá disputar a prova dos 800 metros.

A ABDA conta com o auxílio de seus parceiros: Zopone Engenharia e Comércio LTDA., Z-Incorporações, Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Esporte, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Esportes, Elo, Pernambucanas, Lupo, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp