22/08/2023 às 10h51min - Atualizada em 22/08/2023 às 16h25min

Saiba como usar datas comemorativas para alavancar seu e-commerce

Confira estratégias infalíveis, que vão de campanhas de retargeting à gamificação, capazes de aumentar as vendas no varejo eletrônico

Rocket Lab
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São Paulo, 22 de agosto de 2023 – Não é novidade que as vendas do e-commerce aumentaram nos últimos anos e que ainda há potencial para que ele se consolide cada vez mais como o canal de compras preferido dos consumidores. Segundo pesquisa NielsenIQ Ebit Brasil, em 2022 houve um aumento de 24% no número de consumidores em vendas online no país, em relação ao ano anterior. A expectativa é que o e-commerce continue crescendo, e a previsão é que haja um aumento de receita de 56% até o ano de 2024, segundo o índice MCC-ENET. 

Com o aumento da concorrência no mercado de e-commerce, as datas comemorativas – também conhecidas como aniversários – tornaram-se oportunidades cruciais para que o lojista online aumente suas vendas e se destaque no varejo. 

“Acreditamos que datas comemorativas representam oportunidades excepcionais para nossos clientes alavancarem seu e-commerce. Com foco em app marketing, criamos campanhas e parcerias com marcas que buscam proporcionar uma experiência de compra memorável para seus usuários, incentivando a participação ativa e o aumento das vendas em momentos estratégicos", afirma Fernanda Faria, Diretora de Customer Success da Rocket Lab , adtech especializada no crescimento de aplicativos móveis que ajuda as marcas a atingirem seus objetivos por meio da publicidade móvel. 

Confira abaixo as estratégias valiosas trazidas por Fernanda para potencializar os resultados do e-commerce em períodos festivos: 

Campanhas de retargeting personalizadas: Feriados são ótimos momentos para segmentar usuários que interagiram com seu aplicativo no passado. Portanto, criar campanhas de retargeting personalizadas com base nas ações específicas que eles realizaram, como visualizar produtos, adicionar ao carrinho ou até mesmo compras anteriores, pode gerar ótimos resultados. Além disso, oferecer descontos exclusivos ou incentivos especiais a esses usuários, lembrando-os da sua marca, também pode aumentar as chances de conversão. É importante nutrir a base de usuários dos aplicativos e interagir com os clientes existentes que podem ficar inativos durante esses feriados. Os profissionais de marketing de aplicativos sabem que o custo de reengajar usuários é muito mais barato do que adquirir novos. 

Notificações push estratégicas: Use as notificações push do aplicativo para enviar mensagens promocionais e informativas relacionadas às efemérides. Enviar lembretes sobre a proximidade de datas especiais, destacar promoções e ofertas disponíveis e estimular o usuário a explorar as novidades em seu e-commerce também pode fazer com que o cliente se sinta mais próximo da sua marca. No entanto, você precisa garantir que suas notificações sejam relevantes e envolventes para o destinatário, para evitar que ele desative as notificações. 

Call to Action (CTAs) direcionados: Otimize os CTAs em seu aplicativo para alinhá-los aos feriados. Inclua botões atraentes e direcionados como "Compre agora", "Ofertas especiais" ou "Experiência de férias" para direcionar os usuários a ações específicas relacionadas a promoções e produtos sazonais. Os CTAs devem ser claramente visíveis e fáceis de usar, incentivando uma conversão rápida e eficaz. 

Programas de Fidelidade Sazonais: Crie programas especiais de fidelidade de fim de ano oferecendo recompensas extras e pontos extras para os usuários que fizerem compras nesses períodos. As recompensas podem incluir cupons de desconto, frete grátis ou brindes exclusivos. Essa estratégia não apenas incentiva a compra, mas também promove a retenção e a fidelidade do cliente a longo prazo. 

Experiências temáticas do usuário: Transforme a experiência do usuário em seu aplicativo durante as festas de fim de ano. Altere o design, as cores e os visuais do aplicativo para refletir o espírito festivo da ocasião. Além disso, destaque produtos e serviços relacionados à data, facilitando o acesso dos usuários a esses itens. Uma experiência temática cria um ambiente envolvente que aumenta o interesse e a satisfação do cliente. 

Gamificação sazonal: Introduza elementos de gamificação em seu aplicativo durante as festas de fim de ano. Crie desafios, quizzes ou jogos temáticos que envolvam os usuários e os incentivem a interagir com sua marca de forma lúdica. Ofereça recompensas especiais aos usuários que concluírem atividades e compartilharem suas conquistas nas redes sociais. A gamificação aumenta a retenção de usuários e gera uma sensação de diversão e engajamento em torno de sua marca. 

"Além destas dicas, outro ponto que poderia se tornar um diferencial é ter uma parceria com uma adtech. Contratar adtechs especializadas em app marketing para fazer campanhas de aquisição ou retargeting para aumentar as vendas do e-commerce pode impulsionar o seu negócio, fazendo com que você se destaque dos demais concorrentes", finaliza Fernanda. 

Campanhas direcionadas e bem segmentadas podem ser a chave para aumentar vendas, reconversões e engajamento com sua base de usuários, planeje sua estratégia de Marketing com antecedência para esses feriados e aproveite ao máximo essas datas. Uma campanha feita corretamente pode até direcionar seus usuários para produtos ou áreas específicas em seu aplicativo de comércio eletrônico, melhorando a experiência do usuário e a intenção de compra. 

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Sobre a Rocket Lab - Criada em 2019, a Rocket Lab nasceu de uma necessidade do mercado, com o objetivo de impulsionar o crescimento exponencial de usuários dentro de aplicativos e suas atividades. Atualmente, a empresa global está presente em três continentes, na América Latina, Europa e Ásia, atuando em países como México, Espanha, Argentina, Uruguai e Brasil. Hoje, a Rocket Lab conta com mais de 50 clientes, entre HBO, Ifood, PicPay e Magalu, e faz parte do Grupo Rocket. Presente no Brasil desde 2020, a empresa tem crescido exponencialmente e pretende, em 2023, ter grande parte de seus investimentos voltados para a expansão de sua atuação em solo brasileiro. Para mais informações, clique aqui

  Sobre o Grupo Rocket - Fundado em 2019, o Grupo Rocket é formado pela Rocket Lab (adtech especializada em mobile growth marketing para aplicativos móveis) e Kivi (soluções publicitárias para campanhas integradas de CTV). 


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