20/08/2023 às 15h26min - Atualizada em 21/08/2023 às 04h05min

Ignácio de Loyola Brandão relembra seus prêmios na 22ª Feira Internacional do Livro

Da medalha de bom comportamento aos seis anos, na escola, ao prêmio Machado de Assis, em 2016, escritor repassou sua vida literária e surpreendeu o público com a inédita leitura de um livro a ser lançado

Verbo Nostro
Sessão Premiados com Ignácio de Loyola Brandão (Foto: Raiza Ferreira)
“Das vinte e duas edições da Feira do Livro de Ribeirão Preto, eu participei de vinte e cinco! E nem assim tenho o título de cidadão ribeirão-pretano”, provocou o escritor Ignácio de Loyola Brandão ao abrir sua participação na Sessão Premiados da Feira Internacional do Livro (FIL), na tarde de quinta-feira (17/08), no auditório Meira Junior (Theatro Pedro II). Um título que faria companhia a tantos outros recebidos na longeva carreira do escritor nascido em Araraquara, há 87 anos.

E quando o assunto é premiação, Loyola faz questão de lembrar de todos. “O primeiro prêmio que recebi foi aos oito anos de idade, no Colégio Progresso, onde eu era bolsista. Uma medalha de bom comportamento. O engraçado é que tinha um amigo rebelde que vivia me dizendo que se eu recebesse tal prêmio, nunca mais falaria comigo. Por sorte ele estava brincando e continuou falando comigo até o fim, o meu amigo Zé Celso Martinez Correa”, relembrou, emocionado. Ainda pré-adolescente, em Araraquara, vieram outros dois prêmios. “O de pessoa mais feia da cidade, concedido em um baile popular, e um de melhor desenho sobre como eu via Paris libertada da guerra. Adorei ver as fotos que meu pai me mostrou para inspirar o desenho, mas naquela época, Américo Brasiliense, Cravinhos e Paris eram todas a mesma coisa!”, afirmou.

Já morando e trabalhando como jornalista em São Paulo, o escritor percebeu que seria interessante continuar pensando na carreira literária ao receber menção honrosa, em 1968, em um concurso de contos do Paraná, com um de seus primeiros livros, “Pega ele, Silêncio”. Vieram outros prêmios, o da Fundação Cultural do Distrito Federal, em 1976, o do Instituto Ítalo Latino-Americano, em 1984, quatro prêmios Jabuti, o primeiro deles em 2008 com “O Menino que Vendia Palavras”, até chegar à maior consagração em 2016, o prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras, três anos antes de ser eleito por unanimidade como imortal pelos outros membros da ABL.

“Quando entrei para a Academia, recebi um bilhete da minha primeira professora de Português, Ruth Segnini. Ela dizia que, com mais de 90 anos, ao ver onde cheguei, finalmente se dava conta de que sua carreira havia valido a pena”, disse o escritor que, ao final, depois de falar de tantas distinções que recebeu, premiou o público com algo inédito em sua carreira: a leitura, pelo autor, de um livro ainda a ser lançado, em que assume a voz da neta Antônia, aos dois dias de vida, tentando decifrar o que são aquelas palavras doces que todos dizem aos recém-nascidos, inclusive as ditas pelo avô? O que vai acontecer agora, fora do conforto do útero da mãe? O que é preciso saber para viver? “São questões que nos acompanham para o resto da vida”, concluiu Loyola.

Sobre a FIL

A 22ª edição da FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto foi realizada de 12 a 20 de agosto e teve como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. Os homenageados da FIL em 2023 foram: Gilberto Gil (autor), Gilberto Dimenstein (autor educação), Luiza Romão (autora local), Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil), Danilo Santos de Miranda (patrono) e Madelaine Pires (professora). 

Realização 

Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura apresentam a 22ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

Patrocínio Diamante
Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient.

Patrocínio Ouro
GasBrasiliano, Savegnago e Itacuã.

Patrocínio Prata
Passalacqua, Ourofino Agrociência, Tracan e RibeirãoShopping.

Patrocínio Bronze
Supermercados Gricki e Santa Helena.

Patrocínio
Acirp, Caldema Equipamentos Industriais, Interunion, Riberfoods, Santiago e Cintra Geotecnologias, Suprir e Vantage GeoAgri.

Instituição Cultural
Sesc

Apoio

Fundação Dom Pedro II – Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, CUFA, A Fábrica, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Dauriti Distribuidora, Apis Flora, Stéfani Purificadores, Molyplast Brasil, Passalacqua Tech, Cenourão, Santa Emília, Coderp, Transerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Secretaria da Cultura e Turismo, Secretaria da Educação e Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Apoio Cultural

Colégio Marista, DE Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, SESI, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP, Fundação FADA, Fundação Panda, Ribdown – Associação  Síndrome de Down de Ribeirão Preto, SOMAR, ONG Arco Íris, Alma – Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau – Ribeirão Preto e região, Monreale Hotels, NW3 Comunicação, Grupo Utam, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada e IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.  Com uma trajetória sólida, projeção nacional e mais recentemente internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Mais informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao
Twitter: @FundacaoLivroRP

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659

Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 ([email protected])
Luciana Grili (16) 99152 2707 ([email protected])
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 ([email protected])
Colaboração: Angelo Davanço

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp