20/08/2023 às 16h18min - Atualizada em 21/08/2023 às 04h05min

“O nosso potencial é gigante e capaz de superar nossos limites”, diz Sara Bentes na FIL

Encontro da autora com alunos da Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto (Adevirp) ocorreu na manhã de quinta-feira (17/8), no Teatro Municipal, dentro da programação do projeto Combinando Palavras

Verbo Nostro
Combinando Palavras com Sara Bentes (Foto: Raiza Ferreira)
Na manhã de quinta-feira (17/8), o Teatro Municipal recebeu a autora, cantora e atriz brasileira Sara Bentes e alunos da Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto (Adevirp). O encontro proporcionado pelo projeto “Combinando Palavras”, realizado durante a programação da 22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, emocionou o público e os participantes com muita música, dança, brincadeiras, declamações de poesia e orquestra. Uma das músicas apresentadas, “Pra Quê”, de autoria da homenageada, teve a participação da própria Sara cantando junto ao coral da Adevirp.

Depois da apresentação, houve um bate-papo entre os alunos e autora quando ela foi questionada sobre a criação da canção “Pra Quê”. Segundo ela, duas coisas foram somadas: primeira foi querer colocar frases que ouvia com melodias que emocionassem o público, e a outra, foi a de ter uma mídia que pudesse conter todas as frases que ela repetia ao longo do dia. “Eu vou fazer uma música e a mensagem será mais bem recebida. Inclusive ela é utilizada em metodologias de ensino. Quis propor novas formas de nos enxergar”, explicou.

Ela disse que antes de ser atriz, já cantava e a família sempre a incentivou a entrar nesse meio. “Quando saía das sessões da cirurgia de glaucoma, anestesiada, saía cantando. Enquanto muitas crianças ficavam grogues, eu ficava no colo da minha mãe, cantarolando pelos corredores”, relembrou Sara.

A artista disse que através da sua sinestesia – condição que possibilita à pessoa ver cores em sons, alimentos ou outros sentidos – foi possível perceber o coral da Adevirp como uma aquarela de cores. “Não sei dizer quantas cores eu ouvi, as nossas vozes juntas formaram uma aquarela muito bonita. O ‘Combinando Palavras’ é um amarelo muito luminoso, de muita luz nesse tema das nossas potencialidades, para tirar o foco da nossa deficiência e iluminar o nosso potencial que é gigante, capaz de superar nossos limites”, destacou.

Ainda sobre o “Combinando Palavras”, Sara Bentes revelou que saía do encontro determinada a continuar a caminhar pelo meio artístico. “Saio preenchida de energia, arte e amor para continuar, porque não é fácil. Foi uma alegria poder sentir todo o trabalho e entrega que eles tiveram. Ainda falta muita acessibilidade à leitura, e o mais importante foi trazer artistas que vivem alguma deficiência para mostrar seu trabalho”, agradeceu Sara.

Abrindo portas

O regente do coral da Adevirp e um dos orientadores do projeto, Alexandre Mazzer Perticarrari, contou que utiliza o trabalho da Sara Bentes como referência no seu trabalho pedagógico por ele comunicar a maneira correta de se tratar as pessoas com deficiência. “A obra dela diz o que pensamos enquanto filosofia de trabalho na Adevirp. Através da música, a obra dela chega mais perto do nosso coração. Ela fala para nós e conosco”, disse o professor.

A integrante e assistente administrativa da Adevirp, Gleice Priscila dos Santos, 29 anos, destacou o sentimento de ter conhecido e se apresentado para Sara Bentes com uma dança de salão. “Sou uma privilegiada de poder conhecer uma mulher que está nos representando onde quer que ela vá. Foi uma responsabilidade imensa”, comentou. Gleice ainda destacou que o “Combinando Palavras” possibilitou que os integrantes da Adevirp pudessem disseminar a cultura produzida por eles. “Fizemos brotar a sementinha em maravilhosos artistas e aqui pudemos nos aproximar do artista e do público. Isso faz a diferença em nossas vidas”, concluiu.

Combinando Palavras

Realizado pela FIL desde 2017, o projeto “Combinando Palavras” tem o objetivo de fomentar a prática da leitura e auxiliar no desenvolvimento das habilidades artísticas dos estudantes participantes, como a escrita criativa, música, dança e arte. Principal projeto de formação de leitores da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, o projeto soma, até aqui, mais de quatro dezenas de escritores participantes, com suas obras lidas, estudadas e adaptadas em sala de aula.

Sobre a FIL

A 22ª edição da FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto foi realizada de 12 a 20 de agosto e teve como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. Os homenageados da FIL em 2023 foram: Gilberto Gil (autor), Gilberto Dimenstein (autor educação), Luiza Romão (autora local), Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil), Danilo Santos de Miranda (patrono) e Madelaine Pires (professora). 

Realização 

Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura apresentam a 22ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

Patrocínio Diamante
Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient.

Patrocínio Ouro
GasBrasiliano, Savegnago e Itacuã.

Patrocínio Prata
Passalacqua, Ourofino Agrociência, Tracan e RibeirãoShopping.

Patrocínio Bronze
Supermercados Gricki e Santa Helena.

Patrocínio
Acirp, Caldema Equipamentos Industriais, Interunion, Riberfoods, Santiago e Cintra Geotecnologias, Suprir e Vantage GeoAgri.

Instituição Cultural
Sesc

Apoio

Fundação Dom Pedro II – Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, CUFA, A Fábrica, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Dauriti Distribuidora, Apis Flora, Stéfani Purificadores, Molyplast Brasil, Passalacqua Tech, Cenourão, Santa Emília, Coderp, Transerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Secretaria da Cultura e Turismo, Secretaria da Educação e Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Apoio Cultural

Colégio Marista, DE Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, SESI, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP, Fundação FADA, Fundação Panda, Ribdown – Associação  Síndrome de Down de Ribeirão Preto, SOMAR, ONG Arco Íris, Alma – Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau – Ribeirão Preto e região, Monreale Hotels, NW3 Comunicação, Grupo Utam, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada e IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais.    

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.  Com uma trajetória sólida, projeção nacional e mais recentemente internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Mais informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao
Twitter: @FundacaoLivroRP

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659

Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 ([email protected])
Luciana Grili (16) 99152 2707 ([email protected])
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 ([email protected])
Colaboração: Gabriel Todaro

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp