18/08/2023 às 14h54min - Atualizada em 21/08/2023 às 04h03min

Famílias comemoram o Dia Nacional do Ciclista no Shimano Fest no Memorial da América Latina

Maior festival de bicicleta da América Latina tem entrada grátis para o público, que poderá conhecer produtos, pedalar e participar de atividades em São Paulo

Doro Jr.
Fernando Almeida / Shimano Fest
O Dia Nacional do Ciclista é comemorado neste sábado (19) em todo o Brasil. Na cidade de São Paulo, mais especificamente no Memorial da América Latina, a data ganha um significado especial, com a abertura do Shimano Fest 2023 para o público em geral. Após dois dias dedicados aos profissionais do mercado, o maior festival da bicicleta da América Latina abre os portões a partir das 10h para receber bikers de todas as idades. Até domingo (20), famílias e grupos de amigos poderão conhecer novidades em produtos, ganhar brindes e participar de atividades relacionadas ao pedal. E o melhor, grátis.

"O Shimano Fest está na sua 13ª edição e temos a preocupação de atender a todos os tipos de público, desde as crianças que ainda estão aprendendo a pedalar até aqueles ciclistas que levam a bike como um estilo de vida, sem esquecer os atletas e amantes do esporte. Foi uma alegria ver o Memorial da América Latina repletos de pessoas de todas as idades no ano passado, quando retornamos após dois anos de pandemia e tenho certeza de que agora receberemos ainda mais público", comenta  Susana Martin, gerente de marketing da Shimano Latin America, lembrando que a expectativa é para 50 mil pessoas, superando as 48 mil do ano passado.

Evite filas - Para acelerar a entrada no evento e evitar filas é possível garantir o ingresso antecipado de forma on-line. Para isso, basta acessar o site oficial do evento: https://www.shimanofest.com.br/ e seguir as orientações. O acesso é sempre grátis, porém, a Shimano pede apenas, se possível, a doação de 1kg de alimento, que será destinado a instituições sociais.

Arena Kids by Nathor Bicicletas - Espaço especialmente projetado para proporcionar diversão e entretenimento às crianças durante o Shimano Fest, a Arena Kids garante uma experiência divertida e segura, com realização da SP Hawks e a presença de monitores especializados. As ativações e brincadeiras são desenvolvidas especialmente para crianças de todas as idades.

Confira as principais atrações da Arena Kids by Nathor Bicicletas:
- Pump Track: circuito com rampas, saltos e elevações que simula uma pista de BMX.
- Desafio Balance: bicicletas sem pedal são usadas para desenvolver a noção de equilíbrio sobre o selim.
- Desafio Sem Corrente: crianças, jovens e até adultos podem se divertir na pista com bikes sem corrente, usando os pés e rampas para pegar embalo e se locomover.
- Desafio Dos Pais: pai e mãe competem lado a lado na pista do Pump Track, sempre com a torcida dos filhos.
- Tira Rodinhas: para crianças que estão aprendendo a pedalar.

Pedal Shimano Fest & Santuu – Pais e filhos também podem participar do maior passeio ciclístico urbano da cidade de São Paulo. O Pedal Shimano Fest & Santuu espera reunir mais de 5 mil ciclistas, saindo do Parque do Ibirapuera e pedalando até o Memorial da América Latina, na Barra Funda, no domingo (20), dia 20, a partir das 8h.

O passeio existe desde 2010 e grande parte dos 10 km do trajeto será de vias largas, planas e arborizadas, pensado para que seja viável a todos. A inscrição, gratuita, deve ser feita na plataforma: www.clubesantuu.com.br/web.

Conhecendo novas bikes – A Tenda Expo traz bicicletas de diferentes modelos, acessórios e equipamentos, com novidades, lançamentos e o que há de mais moderno no mercado. E além de conferir as novidades nos estandes, o Test-Ride by Fairfax Seguros permite aos visitantes pedalar modelos de marcas como Oggi, Caloi, Cannondale, Groove, GTA, Outplay e Sunpeed, entre outras. A pista conta com um novo layout, para oferecer uma experiência ainda mais divertida durante o percurso.

O Shimano Fest 2023 conta com mais de 4 mil m² de área para que os visitantes tenham uma experiência completa. Por isso, conta ainda com food trucks; shows musicais – como a apresentação de Taiko, tradicional tambor japonês -; a Arena Radical by Colli Bike, com saltos, aéreos e manobras mais arriscadas na pista de Half Pipe; o tradicional Desafio Mecânico, no qual eles competem para decidir quem é o melhor na arte de cuidar das bikes, entre outros. Para garantir conforto e segurança para quem optar por ir até o Memorial da América Latina de bike, o evento conta com o Bicicletário gratuito by Akad Seguros.

Mountain Bike urbano – Tradição no Shimano Fest, a competição de Short Track chega com novidades. Única prova de MTB urbana disputada dentro da cidade de São Paulo, neste ano passa a contar com a organização da Avelar Sports e transmissão via streaming. O Desafio dos Gigantes MTB Short Track Shimano Fest 2023 será no sábado e domingo, na pista montada entre as obras de Oscar Niemeyer no Memorial da América Latina e reunirá alguns dos principais nomes da modalidade no Brasil.

Os treinos começaram na manhã desta sexta-feira e também às 15h e 17h. No sábado (19) ocorrem as classificatórias da categoria elite masculina e feminina, a partir das 14h. As finais serão no domingo (20). A partir do meio-dia será o Desafio dos Famosos, com personalidades mostrando suas habilidades sobre duas rodas para a disputa "for fun". Às 12h30 está marcada a final masculina e às 13h a final feminina.

Nesta sexta-feira (18), Leandro Sekko, atleta da modalidade Wheeling Bike (empinar bicicleta),  se apresentou nos corredores da Expo. Rodar com a bike em uma só roda ou "dar um grau" é a especialidade do atleta de Curitiba, que conquistou o recorde mundial e entrou para o Guiness Book após passar 12h01min06 sobre uma só roda da bicicleta.

Palestras e painéis – Levar informação sobre o universo da bike também é uma das missões do Shimano Fest. Por isso, o Auditório Diversidade conta com uma programação diversificada e totalmente gratuita até domingo. O leque de assuntos é diversificado, com temas ligados à saúde; bem-estar; nutrição; cicloturismo; inclusão, ciclologística, entre outros. Para garantir qualidade, a Shimano conta com especialistas em mobilidade urbana, políticas públicas, logística, direito e terceiro setor, em espaço de palestras e painéis abertos a todos os interessados.

Confira a programação
Sábado (19)
11h45 – Painel Cicloturismo urbano
12h45 - Painel Desenvolvimento Econômico pelo Cicloturismo
13h30 - Apresentação Shimano CUES & Linkglide
14h25 - Painel Estratégia Nacional para o Cicloturismo
15h15 - Painel Cicloviajantes
16h00 - Painel Projetos inclusivos e sustentáveis
16h55 - Painel Inovação no setor (negócios com bicicleta)
17h45 - Painel Ciclologística nas cidades
18h30 - Painel Novos pedalantes em diferentes modalidades
19h15 - Painel Bicicleta para todes

Domingo (20)
11h00 - Painel Experiências inclusivas (pessoas com deficiência)
11h40 - Painel Cicloturismo em família
12h20 - Painel Comunicação digital (para o empreendedorismo)
13h00 - Apresentação Shimano CUES & Linkglide
14h00 - Painel Pesquisas para a promoção da bicicleta
14h45 - Painel Mulheres na bicicleta
15h05 - Painel Iniciativas para desenvolvimento do cicloturismo
16h00 - Painel Comunicação para a promoção da bicicleta
16h45 - Painel Iniciativas Inclusivas na ciclologística

O Shimano Fest 2023 é apresentado por OGGI Bikes, com patrocínio de Fairfax Seguros, Colli Bike, Nathor Bicicletas e Akad Seguros e co-patrocínio de One Corretora. Tem apoio cultural do Memorial da América Latina e realização da Shimano.

SERVIÇO:
Shimano Fest 2023 - 17 a 20 de agosto - Memorial da América Latina (Av. Mario de Andrade, 251, Portão 13)
- Dia 18, das 10h às 20h - Exclusivos para profissionais do mercado.
Necessário cadastro antecipado e ser um profissional atuante no segmento de bicicleta: http://shimanofest.com.br/index.php/credenciamento/feira-de-negocio/

- Dias 19 (10h às 20h) e 20 (10h às 17h) - Entrada gratuita e aberta ao público (se possível, doe 1 kg de alimento). Necessário cadastro antecipado: http://shimanofest.com.br/index.php/credenciamento/festival-da-bike/

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp