16/08/2023 às 15h45min - Atualizada em 17/08/2023 às 00h01min

Autores internacionais são atrações no sexto dia da 22ª FIL

Verbo Nostro
Verbo Nostro
divulgação
A programação da 22ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto segue com diversas atividades gratuitas para o público o dia todo. Promovida pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, a feira chega nesta quinta-feira (17/8) ao seu sexto dia, com destaque para as atrações internacionais desta edição, com a presença de representantes de países como Moçambique, Colômbia, Argentina e Guiné-Bissau.

A programação do dia começa atendendo ao público infantil, logo pela manhã, às 8h30 (e também às 13h30), com o teatro infantil “Tic Tac era uma vez”, com a Cia. Vovó Cachola, no estande Ambient de Leitura (Esplanada do Theatro Pedro II). Ainda pela manhã, às 9h, acontece mais uma Sessão Vestibular, no espaço A Fábrica (Instituto SEB), localizado na rua Mariana Junqueira, 33. Dessa vez, a atividade recebe a cantora e compositora ribeirão-pretana Fernanda Marx. Ela leva o samba do mestre Cartola, interpretando canções que estarão no vestibular da Unicamp. A mediação será do professor Marcelo Müller. 

O estande da Prefeitura de Ribeirão Preto, localizado na Praça XV de Novembro, recebe a palestra “Abandono de animais e adoção responsável”, às 10h, com a chefe da Divisão de Bem-Estar Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Viviane Alexandre, abordando questões sobre o cuidado com animais domésticos.

Mia Couto na FIL
Também às 10h, e voltando às 14h30, no auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira, o escritor moçambicano Mia Couto retorna à FIL para receber o público para uma Sessão de Autógrafos. Haverá a distribuição de senhas uma hora antes da atividade, com capacidade máxima de até 70 pessoas por sessão, e só serão assinados livros do escritor.

Durante a pausa do almoço, a FIL volta com a atividade Encontrão Poético com Betto Souza. A atividade funciona como um mini sarau, com os participantes tendo espaço para a livre manifestação poética: um poeta convidado é o anfitrião que recita suas próprias poesias e estimula a manifestação do público. A atividade acontece na Tenda Sesc, às 12h30.

Atividades da tarde
Abrindo a programação da tarde, no Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva), às 13h30, é a vez da apresentação musical com o Coral Tom Sobre Tom. A atividade tem a regência da pianista e maestrina Suzana Samorano com um repertório organizado especialmente para essa edição da FIL.

No Sesc (Espaço de Tecnologias e Artes), às 14h, acontece a oficina “Criação de personagens para HQ”, com o quadrinista Gustavo Borges. A atividade destaca a importância dos personagens para uma história em quadrinhos, suas construções e como criar figuras gráficas que transbordem vida. O quadrinista possui diversos quadrinhos publicados e trabalhou com a Mauricio de Souza Produções na história “Cebolinha: Recuperação”, além de ser nominado para o Prêmio Eisner (principal premiação do meio), em 2019, com “Petals”.

O estande da Usina do Saber (que fica na Praça XV de Novembro), às 15 horas, realiza uma atividade orientada pelo percussionista brasileiro, Luís Kinugawa, e pela cantora e bailarina guineense, Fanta Konate, quem ensinarão técnicas e significados de danças africanas. 

Salve, salve Loyola 
   

A Feira do Livro já recebeu diversos escritores e artistas. Mas, entre os milhares de autores, apenas um esteve em todas as edições: Ignácio de Loyola Brandão é um fã assumido do evento. E ele estará novamente nesta edição na Sessão Premiados: Prêmio Juca Pato, às 16h, no Auditório Meira Junior, nas dependências do Theatro Pedro II. O jornalista e escritor atualmente é colunista quinzenal do jornal “O Estado de São Paulo”, publicou 46 livros entre romances, contos, crônicas, infantis, viagens, reportagens e uma peça teatral. Loyola também pertence às Academias Paulista (Cadeira 47) e Brasileira de Letras (Cadeira 11). Loyola possui seis Jabutis na carreira e o maior prêmio da literatura brasileira, o Machado de Assis. À noite, o escritor retorna à FIL para um bate-papo com o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira. Neste encontro, às 19h, no auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira, o político conversa com Loyola sobre temas diversos no âmbito mundial, nacional e regional.

No fim da tarde, às 17h, acontece o Salão de Ideias com Aline Bei. Integrante da nova geração de escritoras brasileiras, Aline conversa com o público sobre seus dois livros: “O peso do pássaro morto”, vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, e “Pequena Coreografia do Adeus”. O auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira é onde será realizado o bate-papo. Mediação de Juliana Judice.

Literatura Latino-Americana
A conversa sobre “Povos originários e afrodescendentes na literatura latino-americana” na sala principal do Theatro Pedro II, às 19h30. O debate sobre a presença indígena e africana na literatura da América Latina conta com a escritora colombiana, fundadora e diretora da Corporación Educativa y Cultural Motete e da Livraria Cocorobé, Velia Vidal, e da escritora, poeta, compositora, palestrante de assuntos indígenas e ambientais, com cinco livros publicados, Márcia Kambeba. A mediação é feita pela jornalista colombiana Ana Maria Correa Rodriguez, co-fundadora da startup TAQE, que vive em Ribeirão Preto. A escritora Djamila Ribeiro também participa da ação. Ela é considerada pela BBC como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo e autora dos livros “Lugar de Fala”, “Quem tem medo do Feminismo Negro?”, “Cartas para minha avó” e “Pequeno manual antirracista”, vencedor do Prêmio Jabuti.

A programação noturna da FIL desta quinta-feira traz também música e teatro. O Teatro Municipal, às 20h, também entra na rota cultural da FIL com o espetáculo “Garotas Mortas”, do Coletivo Palabreria. Inspirada na obra da escritora argentina Selva Almada, a montagem trata da investigação particular da autora sobre um triplo feminicídio ocorrido na Argentina na década de 1980 e ainda sem solução.

Para encerrar, o Ambient de Leitura recebe o show “Aquário em Concerto”, com Verônica Ferriani, às 20 horas. A cantora e compositora apresenta o repertório de seu álbum mais recente, mesclado a canções de Chico Buarque, Gilberto Gil e Criolo.

Agenda do Combinando Palavras
Estudantes também terão encontro garantido com autor lido e analisado. Quem participa do projeto nesta quinta (17/8), Aline Bei, a partir das 8h30 no Theatro Pedro II (Sala Principal) para alunos da Rede Estadual de Ensino; Sara Bentes atendendo a Adevirp, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, às 10h e Emílio Braz no Teatro SESI, em Franca, às 15h.

Sobre os autores:
Aline Bei – é formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena. No momento, cursa uma pós em escritas performáticas na PUC-RIO. “O peso do pássaro morto”, vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, é o seu primeiro livro. Seu segundo livro, "Pequena Coreografia do Adeus" foi publicado pela Companhia das Letras.

Júlio Emílio Braz – é autor de livros infantis e juvenis há mais de 40 anos, tendo quase 200 livros publicados. Tornou-se escritor por acaso: desempregado foi parar na antiga Editora Vecchi, onde tornou-se roteirista das publicações de terror da editora.  A estreia na literatura infantojuvenil se deu com o livro “Saguairu”, publicado pela Atual Editora em 1988 e ganhador do Prêmio Jabuti de Autor Revelação em 1989. Em 1997, a tradução para o alemão de seu livro “Crianças na Escuridão” ganhou prêmios na Alemanha, Áustria e Suíça.

Sara Bentes - é escritora, dramaturga, cantora, compositora, artista de voz e atriz premiada internacionalmente, com shows nos Estados Unidos, Inglaterra, Tailândia, Argentina, Suécia, Turquia e Itália; possui seis livros e dois álbuns lançados, além de alguns EPs e singles; é cantora dubladora, com atuação na Disney, produtora musical e performista aérea de lira; foi embaixadora do Prêmio Alexa de Acessibilidade, gerou a voz sintetizada Letícia (aplicativo gratuito para deficientes visuais) e participa de diversas outras ações que promovem a inclusão de pessoas com deficiência no Brasil. 

SERVIÇO
8h30 | 13h30
Teatro Infantil “Tic Tac era uma vez”
Com Cia Vovó Cachola
Nesta atividade, o tempo para e brinca de contar histórias. Nesse faz de conta, a noite chega primeiro, com sonhos, imaginação, seres encantados e brincadeiras. 
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)

9h
Palestra “Habilidades do profissional do futuro”
Marcelo Hiene, gestor de projetos territoriais do Sebrae, fala sobre as novas demandas do mercado profissional e dá dicas de como se preparar. 
Local: CUFA - Espaço Favela (Coreto - Praça XV de Novembro)

9h
Sessão Vestibular 
Fer Marx canta Cartola
A cantora e compositora ribeirão-pretana Fernanda Marx leva o samba do mestre Cartola, interpretando canções que estarão no vestibular da Unicamp. Mediação de Marcelo Müller. 
Local: A Fábrica (Instituto SEB)

9h | 14h
Oficina
Jogos e brincadeiras musicais
Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Educação.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

9h30 
Sessão Doc
Exibição de “A joia do recôncavo”, documentário que apresenta a diversidade do Samba de Roda do recôncavo baiano.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)

10h | Oficina de Boneca
Atividade de construção da boneca Abayomi, símbolo de resistência, tradição e poder feminino. Oficina com técnicas do processo de criação e discussão da importância histórica e social sobre as bonecas.
Local: Estande Instituto Plural (Praça XV de Novembro)

10h
Oficina de Artesanato
Isabel Stefanelli ensina técnicas de pintura em tela e tecido, mostrando como esse trabalho é realizado com os usuários da instituição. Atividade realizada em parceria com Caeerp (Centro de Atividades Educacionais Especializados de Ribeirão Preto)
Local: Estande Diversidade (Praça XV de Novembro)

10h 
Palestra “Abandono de animais e adoção responsável”
A chefe da Divisão de Bem Estar Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Viviane Alexandre, aborda questões sobre o cuidado com animais domésticos.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

10h 
Sesc na FIL | Livro Bicho
Com Mínimo Diário
Atividade usa recortes, dobras de papéis e colagens para ajudar os participantes a construírem ferozes livros bichos, a partir dos animais que povoam a imaginação de cada um.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)

10h e 14h 
Sesc na FIL | O menor sarau do mundo 
Com Giovani Baffô
A palavra é o astro nesta intervenção interativa, onde o poeta e até três pessoas do público participam de declamação de poemas sob um guarda-chuva estilizado.
Local: Calçadão (Praça XV de Novembro)

10h | 14h30
Sessão de Autógrafos
Com Mia Couto
O escritor moçambicano recebe o público para autógrafos. Autor premiado, com mais de 30 livros de prosa e poesia, é membro correspondente da Academia Brasileira de Letras. Haverá distribuição de senhas 1 hora antes da atividade. A capacidade máxima é de 70 pessoas por sessão. Só serão assinados livros do autor.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Auditório)

10h | 15h
Circo “Agora é o momento”
Com Cia Zero
Os palhaços Pirombeta e Tirafina são encarregados de ligar um luminoso no topo do picadeiro, e nessa jornada atrapalhada, preparam o espaço para o grande momento.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)

12h30
Sesc na FIL | Encontrão Poético
Com Betto Souza
Atividade funciona como um mini sarau. Neste encontro, os participantes têm espaço para livre manifestação poética. Um poeta convidado é o anfitrião que recita suas próprias poesias e estimula a manifestação do público.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)

13h30
Apresentação Musical
Com Coral Tom Sobre Tom
Atividade com regência da pianista e maestrina Suzana Samorano para repertório organizado especialmente para a FIL.
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)

14h
Sesc na FIL | Histórias coloridas para crianças sabidas
Atividade destaca a linguagem como ferramenta de identidade e comunicação, e valoriza a leitura como parte fundamental no desenvolvimento da linguagem.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)

14h
Sesc na FIL | Oficina criação de personagens para HQ
Com Gustavo Borges 
Atividade destaca importância dos personagens para uma HQ, suas construções e como criar figuras gráficas que transbordem vida. 
Local: Sesc (Espaço de Tecnologias e Artes)

14h
Visita Mediada
Fundação Educandário
Atividade aberta para público de todas as idades, que irá conhecer nas dependências e instalações de uma das mais tradicionais e destacadas instituições de ensino de Ribeirão Preto. 
Local: Saída em frente à Biblioteca Sinhá Junqueira
Capacidade: 40 vagas

14h
Roda de Conversa
“Autismo e educação infantil”
Profissionais da Fundação Panda convidam o público para uma troca sobre práticas de educação infantil e a relação com alunos autistas. 
Local: Estande Diversidade (Praça XV de Novembro)

14h
Saerp na Feira
Atividade realizada pela Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

14h
Oficina de Biomúsica
Com Luís Kinugawa
Atividade orientada pelo percussionista e musicoterapeuta: os participantes trabalham com música experimental produzida por animais e até pelas suas próprias ondas cerebrais. Diretor fundador do Instituto África Viva, Kinugawa é criador do movimento Biomúsica sem Fronteiras.
Local: Usina do Saber (Praça XV de Novembro)

14h
Palestra “Faça acontecer sua carreira de sucesso”
A gestora de Planejamento Empreendedor do Sebrae, Marina Mendonça, fala sobre estratégias de desenvolvimento profissional.
Local: CUFA - Espaço Favela (Coreto - Praça XV de Novembro)

14h
Palestra
Com Caio Vinícius Osman 
Na palestra “Como unificar e transcender os opostos através dos princípios da natureza”, o filósofo e escritor fala sobre a importância de reconhecer e integrar a natureza.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)

14h30
Entrega do X Prêmio Electro Bonini
Abertura com Coral Unaerp
Realizada pela Unaerp e Fundação do Livro e Leitura, a premiação é voltada a professores do Ensino Fundamental das redes pública e particular, na promoção do contato dos alunos com a Língua Portuguesa.
Local: Auditório Meira Junior (Theatro Pedro II)

15h
Vivência de Música da África Oeste
Com Luís Kinugawa e Fanta Konate
Atividade orientada pelo percussionista brasileiro e pela cantora e bailarina guineense, com técnicas e significados de danças africanas.
Local: Usina do Saber (Praça XV de Novembro)

15h 
Encontro 
Com Heloisa Prieto
A escritora, que tem mais de 92 livros publicados, conversa com estudantes e professores sobre sua premiada obra, algumas adaptadas para cinema, teatro e televisão.
Local: Auditório Marista Escola Social Irmão Rui
*Atividade exclusiva 

15h30
Roda de Conversa “Possibilidades lúdicas para a contação de histórias”
A atividade com a Fundação Panda apresenta formas de contação curta para crianças com desenvolvimento típico ou atípico, usando recursos visuais e motores.
Local: Estande Diversidade (Praça XV de Novembro)

15h30
Sesc na FIL | Cantos e contos: uma narração autobiográfica de histórias
Com Yuri de Francco 
Atividade com trava-línguas, poemas, adivinhas, livros-objetos, histórias orais músicas construídas junto com o público.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)

16h
Sessão Premiados: Prêmio Juca Pato
Com Ignácio de Loyola Brandão
Jornalista e escritor, atualmente é colunista quinzenal do jornal O Estado de São Paulo. Publicou 46 livros entre romances, contos, crônicas, infantis, viagens, reportagens e uma peça teatral. Pertence às Academias Paulista (Cadeira 47) e Brasileira de Letras (Cadeira 11). Tem seis Jabutis na carreira e o maior prêmio da literatura brasileira, o Machado de Assis.
Local: Auditório Meira Junior (Theatro Pedro II)

16h
Vivência de Percussão
Atividade realizada pela Secretaria da Cultura e Turismo em parceria com África Viva.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

16h30
Apresentação Musical
Com Daniela Pomini 
Pedagoga, musicoterapeuta e diretora do Conservatório Cantábile, Daniela apresenta repertório especial para o evento.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)

17h
Café Filosófico “Entre “Entre os extremos, as nuances: a arte como elo proferida pelos artistas da Alarp” 
O tema central da FIL é o tema deste bate-papo, conduzido por membros da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)

17h
Salão de Ideias 
Com Aline Bei 
Integrante da nova geração de escritoras brasileiras, Aline - que também é atriz -, conversa com o público sobre seus dois livros: “O peso do pássaro morto”, vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, e "Pequena Coreografia do Adeus". Mediação de Juliana Judice.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Auditório)

17h
Oficina de Dança da África Oeste
Com Fanta Konate
A cantora e bailarina ensina danças africanas, com técnica e significado de cada contexto, tanto das aldeias, como dos grandes balés da República da Guiné, seu país de origem
Local: Usina do Saber (Praça XV de Novembro)

17h30
Sesc na FIL | Espetáculo infantil “Fio de Prosa”
Com De Lucca Circus
Diversão, emoção e reflexão na prosa entre a plateia e o artista, que se apresenta em cima de um arame a 2,5m do chão ou num monociclo e ainda de olhos fechados.
Local: Esplanada Theatro Pedro II

18h
Sesc na FIL | Povos indígenas: direitos, educação e arte 
Marcos Rufino, Poty Poran e Ilana Goldstein traçam um panorama da condição dos povos originários no Brasil atual e das relações históricas entre indígenas e não indígenas no país e no continente, evidenciando o valor da alteridade, tão necessária para a construção de relações entre diferentes culturas. 
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)

18h
Sesc na FIL | JazzSarau
Noite poética com foco no microfone aberto, enquanto um grupo de música instrumental (Jazz na Kombi) embala até noite. Quatro poetas convidados declamam seus poemas e poesias, enquanto convidam os participantes para recitarem poesias. 
Local: Esplanada Theatro Pedro II

19h 
Dinâmica “A alquimia das plantas medicinais”
Com Miriam Pires
Atividade aborda o processo de destilação de óleos essenciais, utilizados de diversas formas, seja in natura ou como componente de produtos diversos.
Local: Estande Instituto Nova Era (Praça XV de Novembro)

19h
Roda de Conversa
Promovido pela RibDown, grupo de adolescentes e jovens autodefensores discutem sobre seus direitos como namorar, trabalhar e morar sozinho.
Local: Estande Diversidade (Praça XV de Novembro)

19h
Bate-Papo "Do local ao global"
Com Ignácio de Loyola Brandão e Duarte Nogueira
Neste encontro, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, conversa com Ignácio de Loyola Brandão sobre temas diversos no âmbito mundial, nacional e local. 
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Auditório)

19h
Apresentação Musical
Com Coral Sincovarp
Atividade conduzida pelo barítono e maestro Gabriel Locher, com repertório criado especialmente para a FIL. 
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)

19h
Revolução Poética na FIL
Abertura: Sarau artístico com
Matheus Amaral e Pedro Lucas Dugaich
Debate “Humberto Maturana por César Nunes”
Nesta atividade, César Nunes aborda o pensamento do neurobiólogo chileno criador da teoria da autopoiese, numa interação com música e poesia. César Nunes é autor de 35 livros, professor titular de Filosofia e Educação da FE/Unicamp e coordenador do Grupo de Pesquisas PAIDEIA. Debatedores: João Augusto e José Antônio Lages
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Quintal)

19h
Lançamento do Livro
“Paisagem Cultural do Café”
Um debate sobre o patrimônio cultural de Ribeirão Preto a partir dos avanços e descasos da cidade com o tema, registrados pela obra. Na mesma data, dez anos depois, o IPCCIC, com o apoio da Usina Alta Mogiana, reúne o público para debater o patrimônio cultural da cidade.
Local: A Fábrica (Instituto SEB)

19h30
Mesa-Redonda
“Relação professor-aluno consciente e positiva: a escuta e o diálogo”
Marlene de Cássia Trivellato Ferreira, Mayra Antonelli Ponti e Andréa Cristina Tomazelli debatem questões de efetividade na comunicação em sala de aula.
Local: Auditório Meira Junior (Theatro Pedro II)

19h30
Momento Cultural
Com Rejane Kobori
Atividade infantil com música e poesia, conduzida pelos alunos de Pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda.
Local: Tenda Moura Lacerda (Praça XV de Novembro)

19h30
Palestra “Informação e complexidade: uma jornada jornalística em tempos de IA” 
Com Alexandre Le Voci Sayad 
O jornalista e educador aborda o impacto da inteligência artificial na confiança na informação e no desenvolvimento do pensamento crítico.
Local: Teatro Bassano Vaccarini (Unaerp)

19h30 
Conferência “Povos originários e afrodescendentes na literatura latino-americana” 
Com Velia Vidal, Márcia Kambeba e Djamila Ribeiro
Debate sobre a presença indígena e africana na literatura da América Latina. A escritora colombiana Velia Vidal é fundadora e diretora do Corporación  Educativa y Cultural Motete e da Livraria Cocorobé. Márcia Kambeba é escritora, poeta, compositora, palestrante de assuntos indígenas e ambiental, com cinco livros publicados. A mediação é da jornalista colombiana Ana Maria Correa Rodriguez (co-fundadora da startup TAQE). 
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)

20h
Espetáculo “Garotas Mortas”
Com Coletiva Palabreria 
Inspirada na obra da escritora argentina Selva Almada, a montagem trata da investigação particular da autora sobre um triplo feminicídio ocorrido na Argentina na década de 1980 e ainda sem solução.
Local: Teatro Municipal

20h
Sesc na FIL | Espetáculo teatral
“O Avesso da Pele”
Com Coletivo Ocutá
A partir do livro homônimo de Jeferson Tenório, a peça conta a história de Pedro, que investiga suas origens após o assassinato do pai por policiais, em Porto Alegre, nos anos 1980. 
Local: Sesc (Galpão)

20h
Show “Aquário em Concerto” 
Com Verônica Ferriani 
A cantora e compositora apresenta repertório de seu álbum mais recente, mesclado a canções de Chico Buarque, Gilberto Gil e Criolo. 
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)

Sobre a FIL
A 22ª edição da FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto acontece de 12 a 20 de agosto, com abertura oficial no dia 11, na Sala Principal do Theatro Pedro II, e traz como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. O evento acontecerá de forma presencial em 16 locais simultâneos e abertos ao público (a maioria no Centro da cidade), além de dois espaços educacionais para atividades exclusivas.  
Para essa edição, os homenageados da FIL são: Gilberto Gil (autor), Gilberto Dimenstein (autor educação), Luiza Romão (autora local), Madelaine Pires (professora), Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil) e Danilo Santos de Miranda (patrono).
Todas as atividades são gratuitas e abertas à população e conta com salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projetos educacionais, entre outras.

A programação completa da FIL pode ser acessada no site da Fundação do Livro e Leitura: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/ 

Sobre a FIL
A 22ª edição da FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto acontece de 12 a 20 de agosto, com abertura oficial no dia 11 na Sala Principal do Theatro Pedro II, a partir das 19h. Traz como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. O evento acontecerá de forma presencial em 16 locais simultâneos e abertos ao público (a maioria no centro da cidade), além de dois espaços educacionais para atividades exclusivas e pré-agendadas.  
Para essa edição, os homenageados da FIL são: Gilberto Gil (autor), Gilberto Dimenstein (autor educação), Luiza Romão (autora local), Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil), Danilo Santos de Miranda (patrono) e Madelaine Pires (professora).
Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, como salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus, projetos educacionais, entre outras. 

Realização  
Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura apresentam a 22ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.
Patrocínio Diamante
Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient.
Patrocínio Ouro
GasBrasiliano, Savegnago e Itacuã.

Patrocínio Prata
Passalacqua, Ouro Fino Agrociência, Tracan e RibeirãoShopping.

Patrocínio Bronze
Supermercados Gricki e Santa Helena.

Patrocínio
Acirp, Caldema Equipamentos Industriais, Interunion, Riberfoods, Santiago e Cintra Geotecnologias, Suprir e Vantage GeoAgri.

Instituição Cultural
Sesc

Apoio
Fundação Dom Pedro II – Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, CUFA, A Fábrica, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Dauriti Distribuidora, Apis Flora, Stéfani Purificadores, Molyplast Brasil, Passalacqua Tech, Cenourão, Santa Emília, Coderp, Transerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Secretaria da Cultura e Turismo, Secretaria da Educação e Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Apoio Cultural
Colégio Marista, DE Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, SESI, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP, Fundação FADA, Fundação Panda, Ribdown – Associação  Síndrome de Down de Ribeirão Preto, SOMAR, ONG Arco Íris, Alma – Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau – Ribeirão Preto e região, Monreale Hotels, NW3 Comunicação, Grupo Utam, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada e IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais.     

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.  Com uma trajetória sólida, projeção nacional e mais recentemente internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Mais informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao 
Twitter: @FundacaoLivroRP
Para saber mais sobre a 22ª FIL:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp