10/08/2023 às 11h31min - Atualizada em 11/08/2023 às 04h04min

Trilhas na Mata Atlântica garantem puro MTB no Rocky Mountain Games, em Juquitiba

Modalidade faz parte do maior festival de esportes e cultura de montanha do Brasil, que terá a terceira e última etapa no próximo dia 26, no Fazendão RMG

Doro Jr.
Marcelo Maragni / Rocky Mountain Games
Sombra, água fresca e trilhas desafiadoras e divertidas. Assim pode ser o resumo das provas de bike da terceira e última etapa de 2023 do Rocky Mountain Games. O Fazendão RMG recebe o encerramento da temporada do maior festival de esportes e cultura de montanha do Brasil no próximo dia 26, e a experiência para as tribos do pedal é diferenciada. São percursos de 25 km e 50 km, mais o Gravel de 40 km, desenhados exclusivamente para o evento e cercados pela exuberância da Mata Atlântica, às margens da represa Cachoeira do França.

"Imagine um bike park gigante. O flow no sobe e desce, single tracks a prova inteira, subidas exigentes, mas que te embalam na descida. Tudo isso com muita sombra, no meio da natureza. Este ano teremos uma novidade, os rollers, lombadinhas que dão mais velocidade à bike na descida, e um capricho extra nas curvas apoiadas. Tanto nos 25 km quanto nos 50 km, é a prova dos sonhos de qualquer mountain biker", garante Caco Alzugaray, diretor geral do Rocky Mountain Games.

Restam poucas vagas e as inscrições para a etapa de Juquitiba devem ser feitas pelo site oficial do evento (https://rockymountaingames.com.br/) ou diretamente pelo link https://www.ticketsports.com.br/e/ROCKY+MOUNTAIN+GAMES+-+ETAPA+JUQUITIBA+2023-35128.

José Roberto de Carvalho Pupo, mais conhecido como Zé Pupo, conhece bem a sede da terceira etapa do Circuito Rocky Mountain Games. Administrador do Fazendão RMG, e responsável por montar todos os percursos em 2022, este ano ele vai mudar de lado. Pretende "fazer muita força e me divertir" nos 50 km, conforme afirma, lembrando da altimetria das trilhas do Mountain Bike: 978 metros de desnível na 25 km e 1.644 metros na 50 km.

"O percurso é composto em sua maior parte de trilhas muito divertidas e de baixa exigência técnica, porém, algumas exigem mais técnica e atenção. A natureza é exuberante, cruzando inúmeros bosques de Mata Atlântica, pinheirais e eucaliptais. Por diversos momentos, o caminho a margeia a Represa Cachoeira do França, represas internas do Fazendão e cursos d'água. O Fazendão está inserido na área de entorno do Parque Estadual do Jurupará, e as paisagens e ambiente são de arrepiar", conta ele, que já participou duas vezes da etapa de campos (2022 e 2023) e uma em Atibaia (2022).

Sabrina Gobbo também espera se divertir, mas não vai abrir mão de lutar pela vitória nos 50 km. "Esse ano, corri as outras etapas do Rocky Mountain Games. Na primeira, em Campos, fiquei em segundo lugar. Em Atibaia eu ganhei. Ano passado, no Fazendão. eu também ganhei. Esse ano acho que estou até um pouco menos treinada que ano passado para essa prova, mas se for possível brigar pelo pódio eu vou tentar", comenta a atleta, que elogia o fato de o evento ser eclético. "É sempre legal ter mais de um esporte, por reunir mais pessoas, e o clima é sempre muito bacana. Além disso, o evento sempre é impecável."

Por outros esportes, Sabrina se refere ao Trail Run e Duathlon, modalidade exclusiva da etapa de Juquitiba. Serão 6 km, 12 km e 21 km de corrida; 12 km de corrida + 25 km de MTB do Duathlon, além do Canicross (5km).

Juquitiba e Fazendão - Envolvido pela Mata Atlântica e abastecido pelo rio Juquiá na formação da represa Cachoeira do França, o Fazendão RMG está a pouco mais de uma hora de carro da cidade de São Paulo. Começou a ser preparado para provas outdoor há cerca de 20 anos e atualmente, além do Rocky Mountain Games, é frequentado apenas pelas crianças do Acampamento Go Outside e pelos alunos do Núcleo Aventura.

A região de Juquitiba conta com área do Parque Estadual da Serra do Mar e é o principal acesso ao Parque Estadual do Jurupará – nas divisas com os municípios de Ibiúna e Miracatu. A proximidade da capital e de cidades da região Metropolitana de São Paulo oferece a oportunidade de um "bate e volta", perfeito para um dia de diversão esportiva entre familiares e amigos.

Mais atividades - Atividades extras são outra marca do Rocky Mountain Games. Atletas, seus amigos e familiares podem desfrutar de shows, atividades e ativações dos patrocinadores e variadas opções gastronômicas. Para as crianças, o Acampamento Go Outside manterá a tradição de garantir muita diversão e aprendizado enquanto os pais e mães correm e pedalam pelas trilhas pela a vegetação da Mata Atlântica.

O Circuito Rocky Mountain Games é uma realização da Rocky Mountain Sports Content, com patrocínio da FIT-UFC e apoio de Joga Junto, Mynd e cerveja Patagonia.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp