04/08/2023 às 15h06min - Atualizada em 04/08/2023 às 20h07min

Literatura de cordel inspira o livro “O Dragão da Maldade e a Donzela Guerreira”, dedicado ao público jovem, que será lançado no dia 12 de agosto

Obra da Palavras Projetos Editoriais traz ilustrações em xilogravura de Lucélia Borges e texto de Marco Haurélio

Fausto Cabral
A xilogravura e a tradicional literatura de cordel são os elementos que compõem a beleza poética do livro “O Dragão da Maldade e a Donzela Guerreira”, mais novo lançamento da Palavras Projetos Editoriais. Escrita por Marco Haurélio com ilustrações de Lucélia Borges, a obra será lançada no próximo dia 12 de agosto, sábado, a partir das 11h, na Livraria Megafauna, em evento que contará com sessão de autógrafos com o autor e com a ilustradora.

Jornada de Sofia - Por meio das xilogravuras - antiga técnica de impressão de figuras e textos por meio da madeira entalhada – de Lucélia Borges e do cordel de Marco Haurélio, o livro narra a jornada de Sofia, que precisa encontrar e resgatar seus pais e irmãos, levados a uma terra da qual ninguém jamais retornou. Mas antes, ela passará por uma grande transformação, assumindo uma identidade masculina, com o nome de Dom Barão. A jovem enfrentará seus maiores medos e aprenderá a não se deixar levar pelas aparências.

Em suas 48 páginas, a obra oferece inúmeras possibilidades de reflexão ao público. No enredo, por exemplo, os leitores se deparam com a seca, fenômeno que marca a vida no sertão e obriga Joaquim Maria, pai de Sofia, a protagonista, a aceitar trabalho nas terras do coronel Militão, mais ao sul do país. Lá, ele se torna escravizado e não retorna à família no tempo combinado.

Se, por um lado, a narrativa mobiliza conteúdos relativos a questões históricas — como a forma de ocupação das terras do Nordeste e o sistema escravista que vigorou por séculos no Brasil —, por outro, traz o frescor contemporâneo do protagonismo das mulheres na figura de Sofia e da anciã, misto de feiticeira e fada madrinha, âncora mágica da heroína.

Marco Haurélio - Autor do cordel O Dragão da Maldade e a Donzela Guerreira, é baiano, de Igaporã, onde nasceu em 1974. Quando menino, ao ouvir os contos e os romances que sua avó Luzia contava, começou a manifestar essa vocação poética e tentou escrever seu primeiro cordel. Adulto, tornou-se escritor, cordelista e pesquisador das tradições populares do Brasil e dos contos de fadas.

Lucélia Borges - Ilustradora da obra, é baiana, de Bom Jesus da Lapa, onde nasceu em 1981. Sua bisavó Maria foi sua mestra e inspirou seu interesse pela cultura popular. Adulta, mudou-se para a cidade de São Paulo e tornou-se produtora cultural, contadora de histórias e xilogravadora. Ilustrou vários folhetos de cordel e livros com a técnica da xilogravura.

Serviço
Título: O dragão da maldade e a donzela guerreira
Autor: Marco Haurélio
Xilogravuras: Lucélia Borges
ISBN: 978-65-84633-72-8
Publicação: Palavras Projetos Editoriais
Preço de capa: R$ 55,00

Evento de Lançamento – com Sessão de Autógrafos
Dia: 12 de agosto, sábado, às 11h
Local: Livraria Megafauna
Endereço: Av. Ipiranga, 200 - loja 53, República, São Paulo - SP


Palavras Projetos Editoriais
Site: www.palavraseducacao.com.br
Informações: [email protected]
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp