04/08/2023 às 11h33min - Atualizada em 04/08/2023 às 20h03min

O que observar no encanamento na hora de comprar ou alugar um imóvel

Especialista da Amanco Wavin dá dicas simples e rápidas para evitar problemas como infiltrações, entupimentos e vazamentos

Priscila Gomes da Silva
https://www.wavin.com/pt-br/
Divulgação

São Paulo, agosto de 2023 - A hora de adquirir ou alugar um imóvel - novo ou seminovo - é sempre um desafio. Devemos estar atentos a diversos pontos da estrutura da casa ou apartamento antes de fechar o negócio, sendo a instalação hidráulica um dos mais importantes. Parece ser algo simples, mas caso o encanamento não esteja em bom estado, ele pode se tornar fonte de muita dor de cabeça no futuro.  

Thiago Thiesen, gerente de Produtos da Amanco Wavin, marca comercial da Orbia, e uma das maiores empresas mundiais de tubos e conexões, dá dicas do que observar para garantir que o encanamento do imóvel esteja em bom estado:   

Torneiras e Ralos: Abra torneiras e verifique a cor da água. Se estiver clara, é sinal de que os canos estão em bom estado, sem ferrugem ou detritos. Veja se as saídas de água estão escoando de forma adequada e rápida. Outra dica: feche o registro e coloque um copo cheio de água no bico de uma torneira e abra a torneira. Se a quantidade de água do copo diminuir, é sinal de que há um cano furado entre a torneira e o hidrômetro 

Quanto aos ralos, abra o chuveiro e verifique como está a vazão da água que sai pelo ralo, observe se a vazão de saída está adequada, ou se fica água parada, que demora para escoar. Caso a água não esteja com vazão adequada, pode haver algum entupimento na tubulação sanitária.   

Descargas:  

Para testar o dispositivo de descarga a dica é: jogue borra de café no vaso sanitário e aguarde a borra chegar até o fundo do vaso. Observe o que acontece com a borra, o normal é a borra ficar depositada no fundo do vaso. Em caso contrário, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.   

Umidade nas paredes: Observe as paredes e o teto de todos os cômodos, dentro e fora do imóvel. Veja se tem mofo, umidade ou bolhas na pintura. Isso são sinais de infiltração. Além do problema de vazamento, o mofo e umidade por trazer problemas de saúde como alergias.    

Registro de água: Feche todos os registros, anote o número indicado no hidrômetro, e após 2 horas observe novamente o número indicado no equipamento. Caso o valor esteja alterado, significa que pode haver algum vazamento na tubulação, no trecho entre o hidrômetro e os registros. 

“Esses testes são simples e qualquer pessoa pode fazer rapidamente. Os pequenos vazamentos podem gerar consumo e desperdício de água muito grandes. Portanto, é imprescindível estar atento à conservação do imóvel”, finaliza Thiesen.  

Sobre a Amanco Wavin

A Amanco Wavin é uma das marcas comerciais da Orbia. Lançada em 2006 no Brasil, a Amanco Wavin tem o propósito de cooperar para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento saudável e sustentável da sociedade, fabricando produtos inovadores e com alto padrão de qualidade. A marca atua nos mercados predial, industrial, de infraestrutura e de agronegócio. 

Construção e Infraestrutura (Wavin) 

O negócio de Construção e Infraestrutura (Wavin) da Orbia é fornecedor de soluções inovadoras para o setor global de construção e infraestrutura. Apoiado por mais de 60 anos de experiência em desenvolvimento de produtos, o grupo de negócios tem como objetivo construir ambientes saudáveis e sustentáveis para as pessoas. Seja para melhorar a distribuição de água potável, para tornar o saneamento acessível a todos, para criar cidades resilientes ao clima ou melhorar o desempenho da construção, a Wavin colabora com líderes municipais, engenheiros, empreiteiros e instaladores para ajudar comunidades, edifícios e casas a se prepararem para o futuro. A Wavin tem mais de 12 mil colaboradores em cerca de 65 locais de produção no mundo, atendendo a mais de 80 países por meio de uma rede global de vendas e distribuição. 

Sobre a Orbia 

A Orbia é uma empresa movida por um propósito compartilhado: melhorar a vida ao redor do mundo. A Orbia atua nos setores de Soluções de Polímeros (Vestolit e Alphagary), Construção e Infraestrutura (Wavin), Agricultura de Precisão (Netafim), Soluções de Conectividade (Dura-Line) e Soluções Fluoradas (Koura). Os cinco grupos empresariais da Orbia têm foco coletivo na expansão do acesso à saúde e ao bem-estar, reinventando o futuro das cidades e casas, garantindo a segurança alimentar e hídrica, conectando as comunidades à informação e acelerando a economia circular com materiais básicos e avançados, produtos especiais e soluções inovadoras. A empresa tem um time global com mais de 23 mil colaboradores, atividades comerciais em mais de 110 países e operações em mais de 50, com sedes globais em Boston, Cidade do México, Amsterdã e Tel Aviv. A empresa gerou US$ 9,6 bilhões em receita em 2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp