03/08/2023 às 15h46min - Atualizada em 03/08/2023 às 22h00min

Quantidade de influenciadores contratados cresce 34% em 2023, segundo levantamento realizado pela Influency.me

Principal empresa de marketing de influência, a Influency.me projeta atuar na contratação de 50 mil influenciadores até o final do ano

Trama Comunicação
Banco de imagens: Freepik
São Paulo, agosto de 2023 – As marcas estão contratando bem mais influenciadores do que nos anos anteriores. É o que demonstra o levantamento realizado pela Influency.me, principal empresa de marketing de influência do País, que projeta atuar na contratação de cerca de 50 mil influenciadores até o final do ano.

Somente no primeiro semestre de 2023, foram contratados mais de 26 mil influenciadores pela plataforma da Influency.me. “No ano passado inteiro, cerca de 35 mil influenciadores foram contratados por meio de nossa plataforma. Com os dados do 1º semestre de 2023, a projeção é que, até dezembro, a contratação de influenciadores cresça 34%. A quantidade seria capaz de lotar um estádio de futebol”, compara Rodrigo Azevedo, CEO da empresa.

Influenciadores por campanha

Uma campanha de influência pode ter diversos propósitos, como tornar a marca mais conhecida, anunciar um novo produto ou serviço, além de buscar vendas diretas. De acordo com pesquisa realizada pela Influency.me, pelo menos 67% das marcas contrataram influenciadores em 2022.

Em 2018, foram criadas 338 campanhas pela Influency.me. Em 2022, este índice saltou para 2.662, o que representa um aumento de 680% somente nestes quatro anos.
Além disso, a contratação de influenciadores por campanha também disparou. Em 2018, cada campanha tinha cerca de 3 influenciadores. Em 2022, cada campanha contrata, em média, 16 influenciadores. O crescimento no período corresponde a 485%.

Outro lado da influência

Apesar do crescimento do mercado, somente 37% dos influenciadores vivem apenas da internet. Outros 63% ou têm um emprego, ou trabalham como freelancer, ou vendem produtos como afiliados.
De acordo com dados de pesquisa realizada pela Influency.me (2022-2023), 77% dos influenciadores fazem tudo sozinho. Isso incluí desde a criação das publicidades, gravação e edição.
Para o CEO da empresa, a profissionalização dos influenciadores está em constante crescimento. “Apesar da maior parte desses profissionais não viverem somente da influência, a maior parte já tem um media kit e o atualiza com frequência, o que é essencial para garantir o fit ideal com potenciais marcas”, explica Azevedo.

Para orientar esses profissionais, o CEO da Influency.me enfatiza dados exclusivos de pesquisa feita pela empresa com as 6 principais razões pelas quais as marcas deixam de fechar parceria com influenciadores:

1. Influenciador cobra caro demais (60%);
2. Influenciador demora em dar retorno (58%);
3. Posicionamento político do influenciador (40%);
4. Influenciador não disponibiliza contato;
5. Influenciador não emite nota fiscal.

Mesmo com o mercado aquecido, é importante destacar que o trabalho do influenciador é bastante concorrido. “O mercado global de influência deve fechar o ano com faturamento de US$ 21.1 bilhões, valor 29% acima do ano anterior, segundo o Relatório Benchmark 2023. As oportunidades de crescimento são muitas para os influenciadores, mas a concorrência também é grande. Para garantir sucesso, a profissionalização do influenciador é essencial”, conclui o executivo.

Sobre a Influency.me 

Lançada em 2018, a Influency.me é a principal empresa brasileira especializada em Marketing de Influência. Por meio de uma metodologia própria denominada IMAP - Influencer Marketing de Alta Performance, proporciona soluções completas para quem quer trabalhar com influenciadores digitais. 

Com seu software líder de mercado, reúne dados de mais de 1 milhão de perfis de influenciadores digitais- por meio de search engine, um mecanismo que torna mais rápido e assertivo o processo de encontrar o influenciador certo para cada ação, assim como workflow de campanhas, monitoramento e geração de relatórios. Além disso, oferece a opção full service em que uma equipe com expertise cuida de toda a estratégia. 

Nos últimos três anos, a companhia cresceu cerca de 208%, finalizando 2022 com faturamento de mais de R$ 9 milhões. Com o propósito de criar conexões reais entre marcas e pessoas, disponibiliza gratuitamente cursos na Academia Influency.me e conteúdos ricos a fim de estimular o desenvolvimento da influência digital no país.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp