28/07/2023 às 09h34min - Atualizada em 29/07/2023 às 00h03min

Santa Catarina recebe campeonato nacional de cubo mágico

Com chancela da World Cube Association, associação mundial de campeonatos de cubo mágico, pessoas de diversos estados brasileiros disputaram títulos em 12 modalidades neste final de semana no Bravamall, em Itajaí. Prodígio do esporte mundial, Caio Sato, venceu 5 categorias.

Redação
https://drive.google.com/drive/folders/16gdIvwyCKDdW38d6yU0wiaOZCW8mLcvs
Divulgação
Com 12 modalidades de formas geométricas diferentes, incluindo uma em que os atletas precisam resolver o cubo com os olhos vendados, 40 competidores de diversos estados brasileiros participaram neste final de semana do Bravamall Open 2023. O evento integra o circuito nacional do esporte e superou as expectativas, com 100% das inscrições preenchidas. Na ocasião, a organização também confirmou que a competição passa a ser realizada anualmente no Bravamall, centro premium de lazer, compras e eventos, localizado na Praia Brava, em Itajaí, litoral norte catarinense. Na edição deste ano, 22 e 23 de julho, destaque para o atleta Caio Sato, 14 anos, de São Paulo, considerado um dos melhores do mundo, inclusive, com recorde sul-americano no 3x3, que é a forma mais tradicional do cubo mágico. Caio ficou em primeiro lugar em 5 modalidades e resolveu o cubo 3x3 em 6,52 segundos. As outras 7 categorias foram vencidas pelo curitibano Francisco Moraes Mandalozzo, de 16 anos, mais um destaque do evento.
 
Para a diretora executiva do Bravamall, Miriam Almeida, além de ser um atrativo diferenciado de lazer para a Praia Brava, se trata de um esporte que integra a família e contribui para o desenvolvimento cognitivo dos participantes.

“Quando assistimos pela primeira vez a um campeonato de cubo mágico fora do Brasil ficamos impressionados com a agilidade, disciplina e concentração dos participantes. Tenho o orgulho de informar que a iniciativa de trazer a competição para o Bravamall foi do meu neto, Benício, de 13 anos, e me orgulha apoiar porque há muitas vantagens nesse esporte que também integra toda a família. Os atletas têm mentes muito articuladas, são extremamente inteligentes e temos a satisfação de anunciar que, depois desta primeira edição, o campeonato, a partir de agora, integra o calendário anual do Bravamall”, anuncia.

O incentivador da vinda do campeonato para Santa Catarina e idealizador do Bravamall Open 2023, Benício Lins Pinheiro, mora na Suíça e veio ao Brasil para visitar a família e aproveitou para conciliar com a organização do evento. Ele ganhou o primeiro cubo mágico em 2018. Três anos depois começou a levar a sério e não parou mais.

“O cubo mágico melhora o raciocínio lógico, a coordenação motora e ajuda na resolução de problemas, já que sempre temos que aprender novos algoritmos para facilitar a solução”, explica Benício. Ele destaca ainda o porquê resolveu organizar um campeonato deste esporte. “O campeonato é uma excelente oportunidade para fazer novos amigos e rever os antigos, mas a maior disputa é sempre com você mesmo. Quebrar o seu próprio recorde é a maior batalha”, comenta.

O grande vencedor deste final de semana, Caio Sato, concorda com Benício em relação às vantagens da prática do cubo mágico. “Mais importante que vencer é se divertir e conhecer mais pessoas. A prática do cubo mágico me ajudou muito nos estudos e no foco. Por isso meus pais me apoiam muito”, declarou Sato. O jovem atleta começou a praticar o cubo mágico com 8 anos e já viajou para vários estados brasileiros para participar de competições. A próxima disputa será o Campeonato Brasileiro, em Brasília, no mês de agosto.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp