28/07/2023 às 11h29min - Atualizada em 28/07/2023 às 20h03min

ALE Combustíveis investe em capacitação e tecnologia para reforçar segurança dos motoristas nas estradas

No mês em que são comemorados o Dia do Motorista (25 de julho) e o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho (27 de julho), a distribuidora de combustíveis ALE destaca os caminhos percorridos para mais segurança e menos acidentes nas vias. Nos últimos anos, a companhia tem investido constantemente em capacitação profissional e tecnologia.

Interface Comunicação
Os condutores da ALE passam por rígidos treinamentos, desde a contratação, e capacitações periódicas para reciclagem de direção segura e responsável. A companhia mantém cerca de 170 motoristas na frota própria, além de mais de 800 profissionais indiretos. "Sempre direcionamos nossos esforços para ter uma operação rodoviária mais segura e eficiente. Investimos constantemente em treinamentos e na conscientização do nosso time", declara Adriano Brito, gerente executivo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da ALE.

Para monitorar a frota e evitar falhas, a ALE investe em renovação de veículos e tecnologias voltadas à segurança de suas operações, como videomonitoramento e telemetria, entre outras. O treinamento preventivo associado à tecnologia visa corrigir comportamentos, conscientes ou não, que levam ao risco nas estradas. "Por meio de inteligência artificial, as câmeras monitoram os movimentos do motorista dentro do caminhão e identificam se ele está distraído, desviando o foco da estrada, cansado ou com sono, por exemplo", detalha Felipe Cattaneo, gerente de Logística e Transportes da ALE.

Além da capacitação, a companhia também lançou o projeto "Direção Segura", iniciativa para monitorar três indicadores de risco na condução dos motoristas: aceleração brusca, freada brusca e excesso de velocidade máxima. Com auxílio da tecnologia implementada na frota, a ALE tem feito um mapeamento contínuo desses dados, que servem de termômetro para avaliar o nível de percepção de risco dos colaboradores e planejar ações futuras. "Entendemos que condutores conscientes e com boa percepção de riscos adotam comportamentos seguros", afirma Cattaneo.

Os dados de segurança são acessados pelas áreas estratégicas da empresa e pela alta gestão. "Isso gera uma responsabilidade compartilhada", aponta o gerente de Logística e Transportes. A previsão é ampliar o projeto também para os profissionais externos. Os resultados dos investimentos da companhia em segurança já são visíveis: a ALE não teve nenhum acidente grave na frota própria em, pelo menos, cinco anos.

Há um ano, a ALE também iniciou a adaptação dos procedimentos internos da companhia aos rígidos padrões internacionais de saúde e segurança estabelecidos pela Glencore. "São padrões superiores até mesmo às normas regulamentadoras da área, o que eleva o comprometimento da ALE com a segurança", afirma Adriano Brito.

Homenagem aos motoristas
Para celebrar o Dia do Motorista, comemorado em 25 de julho, a ALE preparou uma programação dedicada aos profissionais que percorrem as estradas do país. Os motoristas que se destacaram, no último ano, no Programa Operacional de Controle e Incentivo (Procei) receberam uma placa de reconhecimento. Os profissionais que completaram 10 anos de empresa também foram homenageados.

Na data, em todas as bases com frota própria, foi realizado um café da manhã especial e, na unidade de Guarulhos, houve uma edição do “Café com o Presidente”, com a presença de Fulvius Tomelin, em que os colaboradores puderam apresentar ideias e sugestões para melhorias na empresa. Também foi exibido um vídeo com uma mensagem da liderança, que contou com participação especial do piloto da Stock Car, Rubinho Barrichello.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp