25/07/2023 às 01h04min - Atualizada em 25/07/2023 às 01h04min

Prefeitura promove 6ª Semana Municipal da Primeira Infância

As atividades, que serão realizadas entre os dias 1º e 5 de agosto, terão em comum o tema “Cuidando de quem cuida”

A Prefeitura de São Paulo promove, entre os dias 1º e 5 de agosto, a 6ª edição da Semana Municipal da Primeira Infância. Mesas temáticas sobre saúde mental de mães e paternidade ativa, além de antirracismo, prevenção às violências e efeitos da exposição precoce às telas integram a grade de atividades do evento.

A iniciativa, que tem como tema “Cuidando de quem cuida”, conta com a parceria da UNICEF e é elaborada no âmbito da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância.

O período que vai do nascimento até os 6 anos é de extrema importância na vida das crianças. É nessa fase que se desenvolvem as estruturas e os circuitos cerebrais e, por consequência, as habilidades sociais e as capacidades cognitivo-linguísticas, essenciais na vida adulta. Por isso, o investimento nessa faixa etária é crucial para quebrar ciclos de pobreza e violência e reduzir as desigualdades.

“É nessa etapa  da vida que devemos intervir para assegurar oportunidades iguais a todos. Para isso, não basta olharmos para as crianças de forma isolada. Precisamos olhar para as famílias e sua rede de apoio, daí a necessidade de discutirmos o tema na perspectiva dos responsáveis pelo cuidado, desde as famílias até os profissionais envolvidos no seu processo de desenvolvimento” afirma o prefeito Ricardo Nunes.

A abertura oficial e as duas primeiras mesas de debate acontecerão na terça-feira (1º), das 9h às 13h, no Centro Cultural São Paulo. O segundo dia do evento será na Praça das Artes, na quarta-feira (2), das 9h às 13h, E o terceiro dia de atividades será realizado no auditório da Faculdade de Direito da USP, na quinta-feira (3),das 9h às 18h. O encerramento contará com a apresentação do balanço de implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância. A inauguração da Bebeteca municipal, na sexta-feira (4), assim como atividades em unidades da rede municipal de ensino, assistência social e saúde, integram a programação.  .

Para participar presencialmente é necessário realizar inscrição por meio deste formulário. Todas as mesas serão transmitidas ao vivo no YouTube @PrimeiraInfanciaPMSP e terão interpretação em libras. As atividades são planejadas por pastas que atuam na Política Municipal Integrada pela Primeira Infância como as secretarias de Governo Municipal/Executiva de Projetos Estratégicos; Educação; Saúde; Assistência e Desenvolvimento Social; Cultura; Pessoa com Deficiência; Inovação e Tecnologia; Transportes; Urbanismo e Licenciamento; Habitação; Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Subprefeituras e Educação. Confira a programação completa do evento e os participantes dos painéis neste link.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp