20/07/2023 às 16h27min - Atualizada em 21/07/2023 às 00h05min

“Terminou o ensaio, agora é pra valer”, disse a curadora da FIL durante lançamento da programação

Verbo Nostro
Produtores culturais, artistas, autores, empresários, jornalistas, educadores, representantes de entidades culturais, intelectuais e amantes da literatura lotaram o auditório do Sesc Ribeirão, na manhã desta quarta-feira, 19 de julho. Cerca de 200 pessoas foram conferir as novidades da 22ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 12 a 20 de agosto, com abertura oficial no dia 11, a partir das 19h, no Theatro Pedro II.

A diretoria da Fundação do Livro e Leitura, representada por Dulce Neves (presidente), Adriana Silva (vice-presidente e curadora da FIL) e Edgard de Castro (vice-presidente), ao lado de gestores do Sesc, Mauro Jensen (gerente), Lucas Molina (gerente adjunto) e Erika Mourão (gerente da GEAC - Gerência de Ação Cultural) receberam o público e anunciaram os destaques da extensa programação da feira literária que, neste ano, terá mais de 400 atividades gratuitas à população.

Na abertura, a curadora da FIL, Adriana Silva, expressou que a data de lançamento da programação é sempre muito celebrada. “Quando chegamos aqui, fechamos um ciclo muito importante para a organização da feira. Não é uma trajetória fácil: definir o tema, escolher a data, aprovar os projetos, renovar as parcerias, propor uma programação, fazer os convites, validar e lançar. Resumindo parece um longo trajeto, imaginem na prática. Mas, felizmente para todos nós, a cada ano aprimoramos”.

Na sequência, a presidente da Fundação, Dulce Neves, ressaltou que cada edição da FIL tem a sua própria história. “Colecionamos narrativas que nos fortalecem enquanto entidade e enquanto gestores culturais. Olhar para trás é muito saudável porque explica o nosso processo de aprendizagem”. O vice-presidente da Fundação, Edgard de Castro, mencionou que, começar uma nova feira é sempre uma alegria. Ele registrou um agradecimento especial ao Sesc, instituição cultural parceira da feira. “Essa aproximação entre as duas instituições elevou o nível da nossa festa literária”.

Além de um cerimonial marcado por referências artísticas, a plateia foi surpreendida com uma contação de histórias com Lorena Ramos, que trouxe a poética, a expressividade e a temática da ancestralidade como entonação de sua performance. Durante a apresentação, o público recebeu o kit da FIL, contendo uma boneca Abayomi, um livreto com referência à obra Cidadão de Papel de Gilberto Dimenstein e fitas com frases de Gilberto Gil.

“Pelo nono ano seguido, o Sesc é parceiro e instituição cultural da FIL. Essa frutífera parceria nos une de uma forma muito bonita. Hoje é um dia de celebração para que a gente possa apresentar um trabalho de um ano inteiro e revelar este mosaico cultural que é a feira do livro. O Sesc e a Fundação  realizam sua missão que é a de construir futuros”, destacou o gerente adjunto do Sesc Ribeirão, Lucas Molina.

"Reconhecemos na FIL uma inspiração para muitas outras feiras que surgirão país afora. Esperamos que essas boas práticas, que têm a literatura como elo, sejam referência para a criação de políticas públicas nas cidades e que contagie diretores culturais, educadores e educadoras. Independente das crenças, andemos com fé, ‘que a fé não costuma falhar’, e deixemos a paz invadir corações e fazer a revolução: a revolução por meio dos livros, da arte, da educação e da cultura”, disse Érika Mourão Dutra, da Gerência de Ação Cultural do SESC SP.

Conexão Literária
Quem participou da cerimônia, pôde perceber a abrangência da Feira Internacional do Livro e, especificamente neste ano, a curadoria do evento centrou-se em analisar o elo entre as extremidades. “Ao ir da  ancestralidade aos dias de hoje, a FIL nos permite aproximar os extremos, principalmente aqueles socialmente abissais já denunciados no palco da feira”, analisou Adriana Silva alertando “a literatura que, na maior parte é impressa em papel, muitas vezes grita silenciosa para que dela se faça a diferença”.

O cerimonial destacou ainda a força e potência dos homenageados desta edição: o cantor e compositor Gilberto Gil; o jornalista e escritor Gilberto Dimenstein (in memoriam); as escritoras Stella Maris Rezende e Luiza Romão, e a professora Madelaine Pires, além do patrono Danilo Santos de Miranda, filósofo, sociólogo e diretor regional do Sesc para o Estado de São Paulo. “Há 16 anos escolhi Ribeirão Preto para morar. Passei por diversas escolas e tenho gratidão a todas. Mas, hoje, em especial agradeço à Fundação Educandário. Estou muito feliz e essa feira vai ser ímpar na minha vida”, comentou a professor homenageada Madelaine Pires. 

Estiveram presentes o secretário da Casa Civil, Alessandro Hirata, representando o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira; Pedro Leão (secretário de Cultura e Turismo da cidade); os vereadores Marcos Papa e Duda Hidalgo; Paulo Eduardo Arruda, gerente regional do Sebrae-SP e os ex-patronos, o advogado Brasil Salomão e o empresário Paulo Roberto Oliveira, entre outras autoridades e representantes de diversas instituições.

“Nosso compromisso é com a população, com a sociedade. O artista é a ponte, mas o resultado final precisa impactar diretamente na transformação e melhora da qualidade de vida das pessoas, que só conseguimos realizar através de eventos como a Feira do Livro, que fortalece nosso município e nossa gente, através de políticas públicas para a cultura”, comentou o secretário Pedro Leão.

Vitrine de referências
A 22ª FIL traz a Sessão Premiados - encontros do público com autores que têm obras reconhecidas pelos mais importantes prêmios literários brasileiros. A autora local homenageada Luiza Romão é um dos nomes desta lista selecionada – ganhadora do Prêmio Jabuti como Livro do Ano em 2022. Também participam:  Ana Paula Maia, vencedora do Prêmio São Paulo; Micheliny Verunschk, ganhadora de um Jabuti e um prêmio Oceanos; os autores Tobias Carvalho, Tonio Caetano e Marta Barcellos representando o Prêmio Sesc de Literatura e Ignácio de Loyola Brandão, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e detentor do Prêmio Juca Pato, além de seis prêmios Jabutis em sua trajetória de escritor e o maior dos prêmios nacionais, o Machado de Assis.
     
As participações do escritor moçambicano Mia Couto e das escritoras Velia Vidal (colombiana) e Selva Almada (argentina) destacam o perfil internacional do evento. Cada um deles estará em conferências específicas, interagindo com a plateia sobre temas que vão da experiência pessoal com a carreira literária a questões como a interface da literatura com outras linguagens artísticas e a produção latinoamericana. Duas conferências prometem movimentar a FIL: “Um canto de luta e resistência”, com a atriz e cantora Zezé Motta, um dos mais importantes e emblemáticos nomes da arte brasileira; bem como Rita Von Hunty, persona drag do ator e professor ribeirão-pretano Guilherme Terreri, criador do canal Tempero Drag no YouTube.

Outros nomes de referência na cena literária estarão presentes em momentos da feira como Djamila Ribeiro, Aline Bei, Sérgio Vaz, Bruna Beber, o empreendedor social Preto Zezé e a chef gastronômica Bela Gil, que faz o lançamento de “Quem vai fazer essa comida? Mulheres, trabalho doméstico e alimentação saudável”, seu novo livro, com mediação de Sidarta Ribeiro, entre outros.

O principal palco é o do Theatro Pedro II, localizado no histórico Quarteirão Paulista. É ali que acontecem os shows “Pra gente acordar”, com Gilsons e “Belezas são coisas acesas por dentro”, com Filipe Catto - ambos em parceria com o Sesc; além de espetáculos musicais da Banda Mirim.

Para dar suporte à agenda, o núcleo responsável pela programação selecionou 16 espaços abertos ao público do evento (culturais, educacionais e comerciais, públicos e privados), a maioria concentrada na região central da cidade e mais dois espaços educacionais para atividades exclusivas e pré-agendadas. 

A programação completa da 22ª FIL pode ser conferida pelo link
https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/_files/ugd/bf56d6_f77ef2f80f0140dea6174f3eb70b1284.pdf


Mais informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao 
Twitter: @FundacaoLivroRP

Realização
Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura apresentam a 22ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

Patrocínio Diamante
Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient.

Patrocínio Ouro
GasBrasiliano, Savegnago e Itacuã.

Patrocínio Prata
Passalacqua, Ouro Fino Agrociência, Tracan e RibeirãoShopping.

Patrocínio Bronze
Supermercados Gricki e Santa Helena.

Patrocínio
Acirp, Caldema Equipamentos Industriais, Interunion, Riberfoods, Santiago e Cintra Geotecnologias, Suprir e Vantage GeoAgri.

Instituição Cultural
Sesc

Apoio
Fundação Dom Pedro II – Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, CUFA, A Fábrica, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Dauriti Distribuidora, Apis Flora, Stéfani Purificadores, Molyplast Brasil, Passalacqua Tech, Cenourão, Santa Emília, Coderp, Transerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Secretaria da Cultura e Turismo, Secretaria da Educação e Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Apoio Cultural
Colégio Marista, DE Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, SESI, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP, Fundação FADA, Fundação Panda, Ribdown – Associação  Síndrome de Down de Ribeirão Preto, SOMAR, ONG Arco Íris, Alma – Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau – Ribeirão Preto e região, Monreale Hotels, NW3 Comunicação, Grupo Utam, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada e IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais.     
Sobre a FIL
A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Atualmente, possui 23 anos de história e realiza neste ano a sua 22ª edição.  A cada edição, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.  Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp