11/07/2023 às 12h43min - Atualizada em 12/07/2023 às 04h06min

5 formas de aumentar seu patrimônio com o consórcio

Tudo o que você precisa saber

RODRIGO BATISTA MENEZES COSTA
https://www.instagram.com/rcostafinancas/?igshid=OGQ5ZDc2ODk2ZA%3D%3D

 1) Construção de imóvel para venda

Uma boa forma de construir patrimônio é construir um imóvel do zero para vender.

Embora essa prática tem se tornado cada vez menos comum, principalmente em grandes cidades, existem muitas vantagens em construir uma casa do zero. A longo prazo, o valor de todo esse trabalho sai bem mais em conta.

Uma forma de fazer isso é começar investindo em um terreno. Leve em consideração um local promissor, mas que tenha um bom preço e desperte o interesse de novos moradores.

Depois disso, você pode se preparar para construir o seu imóvel. Para isso, é necessário ter bastante planejamento, para que você não comprometa seus rendimentos mensais e consiga fazer uma boa venda no final.

Antes de tudo, coloque como meta a obtenção de um retorno maior do que você está investindo. A grande vantagem de construir um imóvel que será comercializado é usar o tempo a seu favor. Nessa etapa, é importante entender quanto você gastaria e em quanto tempo, para saber o verdadeiro custo da construção.

Esse valor deve ser utilizado como referência para o momento da venda. Antes mesmo de construir, confira o índice de valorização do bairro em que você vai construir (existem diversos sites que ajudam a entender o valor por metro quadrado do local em que você quer construir). Essa base é importante e vai interferir bastante no valor final do imóvel que você está construindo.

Também é possível preparar seu imóvel com mobília. Mas, fique atento: isso vai exigir mais investimento da sua parte e pode gerar o risco de afastar alguns interessados, que terão menos possibilidades de reformar a casa do jeito que gostariam. Além de poder vender para pessoas físicas, considere a oferta para construtoras e imobiliárias. Atente-se para a regularização, para dar a possibilidade de interessados comprarem de forma financiada ou pelo consórcio de imóveis.

   2) Construção de imóvel para comércio

Uma boa forma de ganhar dinheiro com imóveis é pensar em construí-lo especificamente pensando no comércio.

Nesse caso, a região em que deseja construir tem um peso enorme. Para que um comércio prospere, identificar um bom ponto pode ser determinante para que você obtenha bons lucros.

Assim como acontece com a construção de casa, você pode investir em um terreno e construir um local apropriado para isso. Muitas pessoas até começam o seu próprio comércio para, depois, vendê-lo.

Se a ideia é empreender a partir do seu imóvel, é preciso ter cuidado redobrado. Analise a concorrência, verifique a movimentação das pessoas e, mais importante, faça um cálculo de quando você teria um retorno positivo - sempre considerando que você deve ter um pró-labore, ou seja, um salário para que compense o fato de você não estar no mercado formal, por exemplo.

Considere também como funciona o registro trabalhista, a necessidade de contratar mais empregados e, principalmente, se o negócio está indo bem conforme você havia planejado.

Dessa forma, uma vantagem você já tem: não precisa pagar aluguel pelo imóvel.

   3) Lucro de imóvel com aluguel

Se você já tem a sua casa própria, mas considera ampliar o seu patrimônio por meio de imóveis, investir em casas e apartamentos para alugar pode ser uma ótima forma de ampliar seus rendimentos mensais a longo prazo.

Você pode realizar esse sonho de diversas formas: comprando um terreno e construindo do zero, o que pode levar mais tempo; ou já comprar um imóvel pronto para, depois, efetuar alguma reforma e deixá-lo prontinho para receber novos inquilinos.

Independente da forma que você adquirir o imóvel, você pode contar com o consórcio para a aquisição de um terreno ou uma casa já construída e, depois, do consórcio de serviços para realizar todas as reformas que considerar necessárias.

Com o imóvel pronto, você pode realizar todo o procedimento diretamente com os interessados ou contar com o apoio de imobiliárias físicas e digitais, que podem facilitar bastante todo o processo. Lembrando que você pode utilizar até 10% do saldo da sua carta de crédito para despesas como transferência de propriedade, escritura, entre outras burocracias de cartório.

   4) Compra de terrenos

Também é possível obter bons lucros com a compra e venda direta de terrenos.

Porém, para isso, é preciso acompanhar muito bem quais são os bairros promissores de onde você mora e ter bastante paciência. Afinal, pode demorar para que um bairro comece a valorizar ou até mesmo para que consiga interessados em comprar o terreno em que você investiu. Além disso, também é possível investir em terrenos rurais.

Se a ideia é obter uma boa transação com terrenos, considere um local que está crescendo. A procura de bairros já consolidados pode gerar uma boa oportunidade - mas leve em consideração que o valor do metro quadrado tende a ser mais caro.

Essa opção é válida para quem não espera retorno a curto e médio prazo. Ao considerar a possibilidade de vender diretamente um terreno, procure por imobiliárias e construtoras. Estipule um tempo até que alguém se interesse. Caso não consiga realizar nenhuma venda, você pode considerar a construção no local para, depois, vender ou alugar.

   5) Multiplicação de imóveis com consórcio

Você sabia que pode investir em um ou mais imóveis por meio do consórcio?

É possível investir em mais de uma cota. Essa opção é válida para quem tem um bom capital e queira considerar a compra de várias casas ou apartamentos.

Uma boa oportunidade surge quando as construtoras estão iniciando o trabalho de construir um condomínio, por exemplo. Nesse momento, os apartamentos são comercializados com um valor muito mais em conta, para que eles possam ter um bom volume de venda e, assim, garantir que um grande número de pessoas já consiga morar quando as obras estiverem concluídas.

Comprar apartamentos que estão sendo vendidos dessa forma garantem um bom retorno. De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), o preço do imóvel pode subir entre 20% e 50% até ficar pronto. Imagina isso se multiplicando com a aquisição de várias unidades.

Como oportunidades assim não acontecem a todo o momento, você pode investir em mais de uma cota aos poucos. Leve em consideração que a soma das mensalidades não pode ultrapassar 30% dos seus rendimentos mensais.

Também é possível investir em uma cota de cada vez. Nesse caso, você pode deixar o dinheiro com a administradora e utilizá-lo apenas quando tiver com todas as cotas contempladas.

Você pode utilizar todo o dinheiro da carta de crédito para dar uma boa entrada para a quantidade de imóveis que deseja comprar, ou ir comprando um de cada vez. Isso vai depender da negociação com a construtora e do quanto você está disposto a utilizar os próprios recursos para completar a aquisição de todas as unidades que deseja.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp