13/06/2024 às 12h22min - Atualizada em 13/06/2024 às 20h00min

Bares e restaurantes do RS enfrentam queda em maio devido às enchentes, aponta índice Abrasel-Stone

Números indicam que estabelecimentos sofreram redução de 17,4% no movimento em relação ao mesmo período do ano passado. A queda é comparável ao impacto sentido pelos estabelecimentos durante a pandemia de Covid-19

TATIANE FERREIRA
Foto: Diego Vara – Reuters
Bares e restaurantes do Rio Grande do Sul foram afetados pelas enchentes e o estado apresenta um cenário desafiador para empresários e trabalhadores do setor. De acordo com o Índice de Atividade Econômica Abrasel-Stone, os estabelecimentos registraram, em maio, uma redução de 5,4%, após a já expressiva queda de 6,9% de abril. O relatório é realizado mensalmente pela associação em parceria com a área de Research da Stone e o Instituto Propague.

Uma pesquisa divulgada pelo Ifood reforça o panorama preocupante: 1.308 entregadores deixaram de logar no aplicativo entre 21 e 27 de maio, e 2.200 restaurantes não registraram pedidos entre os dias 6 a 27. Os números indicam a severidade das condições enfrentadas pelos estabelecimentos e a dificuldade em manter as operações, com centenas de trabalhadores sendo diretamente impactados. Em outra recente pesquisa realizada pela Abrasel, 53% dos empresários afirmaram ter operado com prejuízo durante o mês de abril, quando as enchentes começaram.

O índice revelou ainda que, em relação a maio do ano passado, a queda foi ainda mais alarmante, chegando a 17,4%. Esse declínio é comparável ao impacto sentido pelos estabelecimentos durante a pandemia de Covid-19, período em que bares e restaurantes tiveram que fechar as portas.

Para José Eduardo Camargo, líder de conteúdo e inteligência da Abrasel, medidas de suporte governamentais são urgentes. “Os estabelecimentos do Rio Grande do Sul estão passando por um momento extremamente delicado, com desafios comparáveis aos da pandemia. As enchentes trouxeram prejuízos consideráveis, afetando não apenas o faturamento, mas também a capacidade operacional de muitos estabelecimentos, o que impede que os empreendedores lucrem e, consequentemente, que paguem os salários de seus funcionários, agravando ainda mais a situação”, afirma.

Matheus Calvelli, o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, responsável pelo levantamento, faz coro às palavras de José Eduardo: “Choques como estes, que levam a quedas tão acentuadas e persistentes em um estado tão importante quanto o Rio Grande do Sul, só possuem paralelo com a pandemia de Covid. Portanto, agora, assim como antes, é necessário extenso auxílio do Estado para que as pessoas e empresas consigam resistir ao período de forte baixa que observamos.”

Para mais informações sobre o relatório acesse o site da revista Bares & Restaurantes.

Índice Abrasel-Stone:
Com divulgação mensal, os números do índice Abrasel-Stone podem ser usados para análises de empresários e especialistas por meio de uma visualização gráfica disponível no site da revista Bares & Restaurantes, editada pela Abrasel. O índice reflete a variação das vendas do setor de alimentação fora do lar por meio da estrutura financeira da Stone em recortes mensais e anuais.

Sobre a Abrasel:
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, contribuindo com a construção de um Brasil mais simples de se empreender e melhor para se viver.

Sobre a Stone:
Empresa de tecnologia financeira que oferece soluções completas para melhorar a vida do empreendedor brasileiro, ajudando-o a vender mais, gerir melhor o seu negócio e crescer sempre. Usando tecnologia, inovação e serviços, a Stone construiu um relacionamento próximo e personalizado com cada um dos seus mais de 3,3 milhões de clientes.

Sobre o Instituto Propague
O Instituto Propague é uma instituição sem fins lucrativos que surgiu em 2019 e tem a missão de expandir o debate sobre o sistema financeiro no Brasil por meio da produção de conteúdo, tornando-o mais acessível e inclusivo. Como plataforma de conteúdo, acredita que compreender o sistema financeiro é fundamental para criar um bom ambiente de negócios, estimular a competição, aprimorar a demanda por serviços e desenvolver inovações.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TATIANE RAQUEL FERREIRA RIBEIRO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp