São Paulo, julho de 2023 - Pesquisa realizada com 2.056 profissionais de confeitaria em todo o Brasil revela que o setor mais que dobrou sua taxa de expansão anual entre 2019 e 2022, em torno de 11% ao ano, quando comparada com o início da segunda década do século XXI. O levantamento mostra índices anuais de surgimento de novos negócios entre 2% e 5%, de 2011 a 2017. Já 8,9% declararam ter iniciado no ramo em 2018. Esse é um dos retratos do estudo conduzido pela ZupGo, plataforma digital de gestão de confeitarias, em parceria com a ASBRAFE (Associação Brasileira de Comércio de Artigos para Festas).
Para Weverton Guedes, co-fundador da ZupGo, apesar do impressionante crescimento do número de confeitarias a partir da crise econômica de 2015 e 2016 e durante a pandemia, o ritmo de desenvolvimento de soluções para o negócio, visando auxiliar os empreendedores desse segmento em seus desafios, não foi tão acentuado quanto de outras áreas. "Dentre os principais desafios estão a profissionalização de gestão e produção, estratégia de marketing e vendas, precificação de produtos, formalização, capacitação, entre outros", destaca o idealizador da pesquisa.
Nessa mesma linha, o presidente executivo da ASBRAFE, André Luiz Marques Zolla, conta que a associação acompanhou nos últimos três anos o crescimento da busca por itens de confeitaria nas lojas especializadas. "O levantamento mostra que mais de 41% iniciaram suas atividades durante a pandemia, onde muitas pessoas viram a necessidade de buscar outras opções para complementar sua renda ou, quando necessário, ser sua principal renda".
O relatório Mercado Brasileiro de Confeitaria ainda contou com apoio institucional e de divulgação de profissionais renomados do setor, como Marina Zinn e Julia Zinn, sócias da Confeitaria da Luana e idealizadoras da Comunidade Confeitarias de Sucesso; Lucas Corazza, jurado do Que Seja Doce, da GNT; Fresley Chaves, participante do reality Bake Off Brasil, do SBT, e apresentador do Papo de Confeiteiro; e Rafael Ramos, fundador da confeitaria Singello Brigadeiro.
Confira outros dados do levantamento:
Perfil das confeitarias no Brasil
Canal de vendas e entregas
Produtos e insumos
Formalização
Desempenho de vendas
Gestão e marketing
Capacitação e formatação
Sobre o Grupo REF
Um dos principais grupos de comunicação independente no país, REF, lançou a ZupGo, plataforma que ajuda confeiteiras de todo o Brasil a aumentarem as vendas e a qualidade de seus serviços. Além disso, o Grupo REF tem como clientes empresas como Decolar, Porto Seguro, Danone, EMS, Oracle, e é composto por 5 empresas (REF+, 4influence, VIV Experience, Black Door e SOMOS) que atuam de forma integrada e complementar para oferecer as mais modernas estratégias de comunicação para marcas - da concepção de campanhas e filmes publicitários até live marketing, data e performance, marketing de influência e PR. Unindo criatividade, tecnologia e tendências, as soluções do Grupo REF são empregadas nos mais diversos canais e estão alinhadas com as demandas do mercado e as transformações do mundo.
Informações para imprensa:
4in
Gabriella Visciglia | [email protected]
(55 11) 3059.2523