06/07/2023 às 13h41min - Atualizada em 07/07/2023 às 00h10min

Dia Mundial do Chocolate: descubra 3 curiosidades sobre o Cacau e aprenda a fazer uma deliciosa Tábua de Chocolates Unique

SALA DA NOTÍCIA Gabriella Visciglia

São Paulo, julho de 2023 - Hoje, é celebrado o Dia Mundial do Chocolate, sendo o momento perfeito para se deliciar com o doce e também explorar os segredos e curiosidades por trás desse saboroso alimento. E uma das estrelas principais na produção do chocolate é o cacau. Descubra agora três curiosidades fascinantes sobre essa matéria-prima tão especial.

 

1. Origem milenar: O cacau tem uma longa história que remonta a civilizações antigas. Originário das Américas Central e do Sul, o Cacau era cultivado e apreciado por povos como os Maias e os Astecas, que o consideravam uma dádiva dos deuses. A palavra "cacau" deriva do termo maia "kakaw". Os grãos de cacau eram tão valiosos que também eram usados como moeda de troca.

 

2. Poderosos benefícios: Além de ser delicioso, o cacau também oferece diversos benefícios à saúde. Ele é rico em antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e proteger o organismo contra danos celulares. O cacau também contém flavonoides, que podem contribuir para a saúde cardiovascular. Além disso, o consumo moderado de chocolate amargo, que tem maior teor de cacau, pode estimular a produção de endorfinas, promovendo sensação de bem-estar.

 

3. Processo de produção: A transformação do cacau em chocolate envolve um processo complexo. Após a colheita, as vagens de cacau são abertas e as sementes, chamadas de amêndoas de cacau, são retiradas. Essas amêndoas passam por um processo de fermentação, secagem e torrefação, que desenvolvem seus sabores e aromas característicos. Em seguida, as amêndoas são moídas até se transformarem em uma pasta conhecida como licor de cacau, que pode ser processada para obter o cacau em pó ou o chocolate.

 

Para celebrar o Dia Mundial do Chocolate e todas as maravilhas proporcionadas pelo cacau, a Harald, empresa líder em coberturas e referência em chocolates para o mercado especializado no Brasil, convida você a explorar ainda mais esse universo fascinante.Para isto, a marca ensina o passo a passo para elaboração de uma tábua de chocolates. A receita, combina chocolate branco e meio amargo Unique com frutas e oleaginosas. Confira:



 

 Tábua de chocolates Unique

 

Tempo de preparo:  30 minutos  |  Rendimento: Serve até 1 unidade de tábua

 

Ingredientes

 

Tabletes

70g Chocolate Unique Branco 35% Cacau

70g Chocolate Unique Amazônia 70% Cacau

 

Ganache

300g de Chocolate Unique 63% Cacau

150g de creme de leite

 

Montagem

Morangos, uvas, nozes e amêndoas



 

Modo de preparo

 

Tabletes

Tempere os chocolates branco e meio amargo Unique conforme indica a embalagem de cada, os adicione à forma. leve-os para gelar e os desenforme quando estiverem prontos.

 

Ganache

Em um recipiente derreta o Chocolate Unique 63% Cacau, conforme instruções da embalagem. Em seguida adicione o creme de leite e mexa até obter uma textura lisa e homogênea, leve para gelar por aproximadamente 20 minutos ou até obter uma textura mais pastosa. Reserve.

 

Para montagem

Em uma tábua utilizando uma manga descartável, aplique o ganache cobrindo 70% dela, não esqueça de deixar uma borda nas laterais. Após aplicado, espalhe com uma espátula deixando no formato desejado.

 

Sobre a ganache decore com as frutas, nozes, amêndoas e as plaquinhas de chocolate.

 

Conheça a Harald:

Líder no mercado de coberturas, a Harald é uma das principais marcas de chocolates para transformação e referência para o mercado especializado, food service e cash & carry. No seu portfólio, a Harald conta com as marcas Unique, Melken, TOP, Confeiteiro e Inovare. Fundada em 1982, a empresa faz parte desde 2015 do grupo Fuji Oil, gigante japonesa de atuação global.

 

Assessoria de Imprensa:

 4in

[email protected]



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp