05/07/2023 às 11h38min - Atualizada em 06/07/2023 às 00h10min

Estudantes de gastronomia do Senac participam do 1º Concurso Cozinha Consciente – Mesa Brasil 

20 receitas foram selecionadas e representarão o Senac em Minas no evento 

SALA DA NOTÍCIA Luciana Rodrigues d'Anunciação
Divulgação/ Senac em Minas

Em julho de 2023, o Programa Mesa Brasil Sesc completa 20 anos de atuação em Minas Gerais. E como parte das comemorações, realizará, em parceria com Senac, o 1º Concurso Cozinha Consciente – Mesa Brasil.  

A iniciativa tem como objetivo estimular a participação de estudantes dos cursos Superior em Gastronomia, Técnico em Nutrição e Cozinheiro oferecidos pela instituição a aplicar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo da formação, para desenvolver receitas que promovam o aproveitamento integral dos alimentos e tenham um baixo custo de produção.  

O concurso também permitirá que entidades sociais cadastradas no Mesa Brasil tenham acesso a receitas inovadoras, com a utilização das partes não convencionais dos alimentos como cascas, talos e sementes.  

No dia 5 de julho, a partir das 14h, nas Cozinhas Didáticas da Unidade Senac de Belo Horizonte (Rua dos Goitacazes, 1159, Barro Preto), as 20 receitas finalistas elaboradas por estudantes do Senac serão preparadas por representantes das entidades sociais, que executarão o prato para a apreciação de jurados, conhecedores da gastronomia. Os alunos dos cursos de gastronomia do Senac atuarão como tutores desses representantes, auxiliando-os na execução das receitas finalistas. 

Rafael Teixeira de Mattos, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do Senac, destaca a importância da participação dos estudantes do Senac no concurso. “O concurso proporciona uma oportunidade valiosa de aprendizado e aprimoramento para os estudantes desses diferentes cursos. Essa experiência estimula a criatividade, o aperfeiçoamento das habilidades culinárias específicas de cada curso e a utilização de técnicas, enriquecendo a formação profissional dos estudantes.” 

O gestor salienta ainda que a atuação dos alunos em ações como essa, está alinhada com a promoção da segurança alimentar e nutricional. “Ao desenvolver receitas que utilizam partes não convencionais dos alimentos, como cascas, talos e sementes, os estudantes contribuem para a redução do desperdício alimentar e para uma alimentação mais saudável e sustentável.” 

A integração dos alunos dos diferentes cursos com entidades sociais também é um ponto relevante evidenciado por Mattos. “O concurso oferece a oportunidade de interação direta com representantes das entidades atendidas pelo Programa Mesa Brasil Sesc. Essa interação é enriquecedora, pois permite que os estudantes compreendam melhor as demandas e os desafios enfrentados por essas entidades. Além disso, promove uma troca de experiências e conhecimentos entre os alunos dos diferentes cursos e os representantes sociais, fortalecendo os laços entre a academia e a realidade social.” 

  

Receitas selecionadas 

• “Mangelícia” - Tipo de prato: Sobremesa - Criada por: Sophia Nadja Francisco Sampaio 

• “Nhoque de batata doce com molho branco” - Prato Principal - Criada por: Sophia Nadja Francisco Sampaio 

• “Batateca de Moela com chips” - Prato Principal - Criada por: Hilaria Alves Lacerda 

• “Outono Carmesim” – Sobremesa - Criada por: João Marcos Silva e Souza e Stefany Vitória Domingos 

• “Ninho Rubro” – Guarnição - Criada por: João Marcos Silva e Souza e Stefany Vitória Domingos 

• “Crumblé de Manga” – Sobremesa - Criada por: Gabriela Mariana Cândida da Silva 

• “Purê de Banana da Terra com Farofa de Casca de Banana e Semente de Abóbora” - Prato Principal - Rafael Peixoto Neto 

• “Bolo com Semente de Abóbora” – Sobremesa - Criada por: Laís Anunciação Matias Campos, Rafael Rodrigues Novais e Claudia Regina Pereira Braga 

• “Bolo de Banana, Aveia e Mix de Castanhas” – Sobremesa - Criada por: Isadora Galarane Rocha 

• “Nhoque com Creme de Espinafre e Sementes Crocantes” - Prato Principal - Criada por: Laís Anunciação Matias Campos, Rafael Rodrigues Novais e Claudia Regina Pereira Braga 

• “Caldo de Baroa com Frango e Crispy de Couve” - Prato Principal    - Criada por: Jéssica Silva Rausch Amaral 

• “Cuca Alemã de Abóbora com Crumblé de Sementes de Coco” – Sobremesa - Criada por: Jessica Silva Rausch Amaral 

• “Lasanha de Legumes com Frango” - Prato Principal - Criada por: Gabriela Mariana Cândida da Silva 

• “Panqueca de Banana” – Sobremesa - Hildete Luiz Almanes, Lidiane Emília Xavier e Adriana Barbosa de Castro 

• “Copa Dourada ao Molho de Banana” - Prato Principal - Criada por: Tiago Ferreira Coura 

• “Torta Florada” - Prato Principal - Criada por: Izabela Carla Martins Leite 

• “Banana Cascuda” – Sobremesa - Criada por: Izabela Carla Martins Leite 

• “Caçarola de Arroz com Geleia de Goiaba e Beterraba” – Sobremesa - Criada por: Emilly De Souza 

• “Trouxa de Couve com Recheio de Purê de Abóbora e Frango Desfiado e Geleia de Casca Banana” - Prato Principal    Criada por:  Raquel M.S. Isabel 

• “Bolo de Couve” – Sobremesa - Lúbia Cristina Gonçalves Caetano   

  

Premiação 

A participação no concurso também proporcionará reconhecimento e divulgação para os alunos dos cursos de gastronomia, cozinheiro e técnico em nutrição. As três receitas ganhadoras do Concurso serão anunciadas no dia 22 de agosto, a partir das 19h, no Sesc Palladium, quando será realizado o evento de comemoração dos 20 anos do Mesa Brasil em Minas Gerais.  

As receitas desenvolvidas pelos estudantes são destacadas no livro de receitas comemorativo aos 20 anos do Programa Mesa Brasil em Minas Gerais, bem como no E-book do concurso e estarão disponibilizadas nos sites do Sesc em Minas e Senac em Minas. 

Além disso, três estudantes e os representantes das entidades sociais vencedores receberão viagens com acompanhante para o Rio de Janeiro, Ouro Preto e Araxá, respectivamente.  

O coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do Senac ressalta que a visibilidade no mercado gastronômico, proporcionada pelo concurso, pode abrir portas e oportunidades futuras para os participantes. “Consolidando suas trajetórias profissionais e permitindo que suas habilidades específicas de cada curso sejam reconhecidas e apreciadas.” 

Senac em Belo Horizonte – Barro Preto   

O Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, está em atuação em Belo Horizonte desde 1949.  

Na unidade são ofertados cursos livres, de Aprendizagem Comercial e técnicos. Os alunos podem escolher cursos nas áreas de Artes, Beleza, Gestão e Comércio, Comunicação, Conservação e Zeladoria, Design, Educacional, Gestão, Hospitalidade, Idiomas, Informática, Meio Ambiente, Moda, Produção de Alimentos, Saúde, Segurança, Turismo e Gastronomia. Nesta unidade também funciona a Faculdade Senac, que oferta o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia.  

Sobre o Mesa Brasil Sesc 

O Mesa Brasil é um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional e Apoio Social do Sesc, presente em todo território nacional. Criado em São Paulo em 1994, o programa está presente desde 2003 em Minas Gerais formando uma rede de solidariedade que tem como objetivo combater a fome e o desperdício de alimentos. Essa rede é formada por mais de 3000 parceiros doadores entre varejistas e atacadistas, indústria de alimentos, produtores rurais, centrais de distribuição e abastecimento, que doam os alimentos em excedente ou fora dos padrões comerciais, mas em condições seguras e próprias para o consumo agregando valor nutricional às refeições de milhares de pessoas. As doações são distribuídas para intuições sociais que atendem a um público em situação de vulnerabilidade social. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp