30/06/2023 às 10h37min - Atualizada em 01/07/2023 às 00h03min

Limpeza de tapetes: como fazer a higienização correta do item?

Especialista da Camesa explica como realizar a higienização da peça, aumentando sua durabilidade e evitando possíveis problemas de saúde

SALA DA NOTÍCIA Thaiane Muniz
Freepik

Os tapetes e carpetes podem acumular uma grande quantidade de micro-organismos prejudiciais à saúde humana e animal. Por isso, a higienização regular da peça é recomendada a fim de manter o ambiente saudável e longe dos riscos invisíveis, como poeira e ácaros. 

De acordo com Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa, marca especializada em artigos de cama, mesa, banho e decoração, o primeiro passo é identificar o material do tapete. “Observar se o tapete é de crochê, vinil, carpete, sintético, borracha ou felpudo é importante. Isso influencia nas maneiras pelas quais o tecido pode ser higienizado e dita os tipos de produto de limpeza indicados para cada material na hora da higienização”, explica. 

Os tapetes podem juntar uma série de impurezas, por isso o aspirador de pó é um equipamento extremamente útil na limpeza. “Modelos muito grandes ou felpudos não podem ser lavados na máquina. Por isso, o ideal é realizar a aspiração para retirar o excesso de sujeira e potencializar a limpeza, visto que ele possui acessórios para alcançar cantos e áreas de difícil acesso”.

A especialista ressalta que, “é importante remover as manchas assim que elas aparecerem, pois quanto mais tempo permanecerem, mais difícil será o processo de limpeza do tapete. Utilize produtos específicos, evitando esfregar com muita força para não danificar as fibras. Conte também com o auxílio de um pano úmido para remover suavemente a sujeira”, aconselha. 

Outra dica é seguir as instruções do rótulo do item e fazer um teste em uma área pequena antes de aplicar o produto de limpeza em toda a tapeçaria. “Coloque uma pequena quantidade na área selecionada e aguarde o tempo indicado. Verifique se não há danos ou reações indesejadas, como descoloração. Se tudo estiver bem, é seguro prosseguir com a limpeza completa”. 

Para finalizar, Camila pontua que é necessário pensar na conservação dos tapetes. “Evite deixar o tapete muito tempo exposto à luz solar ou fontes de calor, pois as altas temperaturas e recorrente incidência de luz podem desbotar ou enfraquecer as fibras. Além disso, a rotação das peças também é importante para uniformizar o desgaste”, finaliza. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp