29/06/2023 às 15h13min - Atualizada em 30/06/2023 às 00h04min

O papel das empresas como aliadas da comunidade LGBTQIA+ e a importância dos símbolos

SALA DA NOTÍCIA Veronica Andrade
Divulgação

Junho chegou e começamos a ver as redes sociais, as campanhas de marketing e as páginas das empresas com as cores do arco-íris. Se bem sabemos que uma verdadeira cultura organizacional inclusiva requer políticas e programas com objetivos claros a longo prazo, essas manifestações públicas são uma forma de dizer que a empresa é uma aliada da comunidade LGBTQIA+ e de garantir para seus colaboradores e públicos que é um lugar seguro para se trabalhar.
Em junho de 1998, quando entrei no edifício da Oracle para minha entrevista de emprego, me encontrei com uma porta decorada com bolinhas coloridas em forma de arco-íris. Nesse momento, não sabia que esse gesto marcava o mês do orgulho, ainda que reconhecesse o significado das cores. Essa imagem tocou profundamente meu coração. A simples observação das cores me fez entender que estava em um lugar diferente, um espaço acolhedor onde eu podia ser autêntico, e quase vinte e cinco anos depois, esse segue sendo o meu lugar de trabalho.
Frequentemente associamos ações afirmativas como a única forma de mostrar apoio à comunidade LGBTQIA+. Contudo, existem diversas formas de tornar as empresas em aliadas. Na Oracle, por exemplo, temos uma área oficial de D&I com uma liderança regional, mas também existem os grupos de afinidade e comitês de voluntariados que possuem uma agenda de capacitações, eventos e iniciativas que surgem a partir do interesse real das pessoas de criar consciência sobre o tema e um lugar melhor para se trabalhar. Entre os grupos, o OPEN (Oracle Pride Employee Network) se destaca, sendo um motivo de muito orgulho e vencedor do prêmio ERG de 2021 promovido pela Out & Equal, um dos reconhecimentos de maior relevância internacionalmente.
Minha experiência no mês de junho de 1998 é apenas um exemplo de como pequenos gestos podem fazer uma grande diferença, e quando essas atitudes vêm da alta direção, o impacto e a influência são ainda maiores. Usar uma identificação com um logotipo LGBTQIA+, mostrar um certificado de diversidade em seu cartão de visitas eletrônico, participar voluntariamente em um grupo de afinidade, incluir um tema de diversidade em suas apresentações ou tentar selecionar fornecedores que promovam a diversidade e inclusão, são todas iniciativas que fortalecem a mensagem e ajudam a abrir caminhos, assegurando a chegada e permanência de pessoas diversas na empresa.
Todas essas expressões de apoio, no meu caso, fizeram com que eu me sentisse bem-vindo. Experimentei a aceitação, portanto, senti pertencimento. Isto abriu oportunidades para meu desenvolvimento e crescimento profissional, chegando a uma posição executiva em uma empresa com mais de 140 mil colaboradores e colaboradoras. Sem as pessoas aliadas, este caminho teria sido menos provável.
Portanto, na próxima vez que você encontrar uma pessoa LGBTQIA+ em sua atividade profissional, lembre-se de como suas ações e reações refletem diretamente o fortalecimento que todos nós precisamos para seguir em frente. Colabore para criar um ambiente inclusivo e seguro para, com pequenos passos, tornar o mundo um lugar melhor para se viver.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp