01/07/2024 às 19h01min - Atualizada em 02/07/2024 às 00h06min

Liderança em crise: dificuldade em fornecer feedback é um problema para as organizações

Além de competência técnica, líder precisa desenvolver habilidades interpessoais como inteligência emocional, gestão de conflitos e comunicação não violenta

Ana Reimann
www.priorizegestao.com.br
Priorize
Assumir um papel de liderança requer a capacidade de estruturar a cultura organizacional através do domínio técnico, capacidade analítica e gestão eficaz da equipe, fatores determinantes para o sucesso empresarial.

A especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Cultura Organizacional, Camille Holmer, ressalta que muitas empresas priorizam treinamentos técnicos, mas negligenciam o desenvolvimento de soft skills relacionados à comunicação, inteligência emocional e gestão de conflitos. Um dos principais desafios enfrentados pelas lideranças é a dificuldade em fornecer feedbacks, o que dificulta o desenvolvimento das atividades individuais e em equipe, prejudicando o andamento do trabalho:

“O feedback assertivo oferece às pessoas a oportunidade de ajustar atitudes e aprimorar conhecimentos para alinhar-se às exigências da função e continuar crescendo dentro da empresa. Cultivar uma cultura de feedback aumenta significativamente as chances de ter uma equipe engajada, motivada e altamente produtiva”, afirma a diretora da Priorize Gestão Estratégica de Pessoas.


Estar seguro o suficiente para tomar decisões, praticar a autogestão e o autoconhecimento são habilidades essenciais que os líderes precisam desenvolver, especialmente por meio de treinamentos em comunicação não violenta. Segundo Camille Holmer, frequentemente, a decisão do gestor em não fornecer feedback à equipe decorre simplesmente dele não saber como conduzir a conversa:

"Observamos que muitos líderes evitam fornecer feedback devido à insegurança e ao receio de não saber lidar com as respostas dos colaboradores, optando por não dar retorno corretivo. Isso também é problemático porque apenas feedback positivo não ajuda o colaborador a corrigir o que precisa ser ajustado e pode reforçar comportamentos que deveriam ser modificados ou eliminados. Portanto, é urgente treinar os gestores para conduzir conversas difíceis e realizar comunicações construtivas e não confrontacionais."

Adotar uma liderança situacional que se adapte às necessidades emergentes à medida que o ambiente de trabalho evolui é a chave para promover um ambiente dinâmico e responsivo, garantindo que a equipe esteja alinhada com os desafios e oportunidades em constante mudança:

É uma combinação de competências técnicas, habilidades interpessoais refinadas e uma inteligência emocional sólida que definem não apenas o sucesso de uma equipe, mas também o crescimento sustentável de uma organização no mercado”, finaliza.





 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA PAULA REIMANN
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp