14/06/2023 às 11h00min - Atualizada em 27/06/2023 às 00h13min

Inscrições para o concurso Electro Bonini vão até 30 de junho

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Estão abertas as inscrições para o X Concurso Nacional de Projetos Escolares de Incentivo à Leitura, tradicionalmente conhecido como Prêmio Professor Electro Bonini. A realização do concurso é feita pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), em parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. As inscrições tiveram início em 24 de abril, seguem até 30 de junho e devem ser feitas por meio do envio de toda a documentação exigida no regulamento para o e-mail [email protected].

Em sua 10ª edição, o concurso é direcionado a professores das séries finais do Ensino Fundamental (6º a 9º ano), das redes pública e particular de ensino, e consiste em promover o contato dos alunos com a Língua Portuguesa, bem como identificar e dar visibilidade a projetos de incentivo à leitura. “O objetivo é motivar professores, escolas ou instituições a desenvolverem um projeto de incentivo à leitura (e consequentemente, à escrita) para seus alunos”, conta a professora Sonia Maria Camargo dos Santos, coordenadora de graduação da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE).

A importância do concurso está pautada não só na ampliação do contato com a leitura, mas na formação de novos leitores e de estudantes dotados do olhar crítico que a literatura proporciona. Para a coordenadora, essa prática é fundamental desde muito cedo, com crianças e adolescentes, “não só para o conhecimento, mas para a transformação e para o futuro pessoal e profissional do estudante”, ressalta.

A premiação ocorre durante a 22ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), evento que tem como objetivo também a aproximação do jovem com o universo dos livros. Ainda segundo a professora Sonia, essa parceria é possível porque tanto a Unaerp quanto a Fundação do Livro e Leitura, realizadora da feira, “acreditam no trabalho para incentivar a cultura”.
A presidente da Fundação do Livro e Leitura, a jornalista Dulce Neves, explica que a entrega da premiação acontece a cada edição da feira no auditório do Teatro Meira Junior do Theatro Pedro II, sempre de forma solene e diante do público da feira. “A intenção é transparecer o reconhecimento das duas instituições aos docentes premiados e incentivá-los na construção de novos projetos que fomentem a leitura no país”, conclui.

Inscrições
Conforme regulamento, interessados em se inscrever para o X Prêmio Electro Bonini devem enviar para o e-mail [email protected] as seguintes documentações (em PDF): ficha de inscrição preenchida (disponível no Portal da Unaerp e no site da Fundação) e a declaração de vínculo funcional nas séries finais do Ensino Fundamental assinada pelo diretor da escola. Na ficha, todos os campos devem ser assinalados, obrigatoriamente, exceto quando sinalizado o contrário.

Premiação
Os resultados do concurso serão comunicados diretamente às escolas vencedoras pela Unaerp e a entrega dos prêmios será realizada durante a 22ª FIL. Quanto aos professores premiados, o primeiro colocado receberá um notebook; o segundo colocado, um tablet; e o terceiro, um smartphone. Quanto às escolas participantes, as três receberão um kit livro e a primeira colocada receberá também uma televisão de 55 polegadas. Haverá emissão de certificado para todos os participantes; para os premiados, referente às colocações, e, para os demais, de menção honrosa.

22ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto 
Já consolidada como um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) vai reunir neste ano, de 12 a 20 de agosto, uma programação com mais de 200 atividades - todas gratuitas e abertas à população. São salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projeto educacionais, entre outras atividades, oferecidas em sete locais simultâneos: Praça XV de Novembro, Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, Biblioteca Sinhá Junqueira, Teatro Municipal, SESC Ribeirão Preto e RibeirãoShopping. Também estão previstas atividades on-line.
Neste ano, o tema da 22ª FIL é “Entre extremos, as dualidades: a literatura como elo”. A edição promete novidades que farão coro ao seu objetivo: a formação de novos leitores.

Homenageados
Como em todos os anos, a Feira faz homenagem àqueles que foram contribuintes da literatura. Quanto aos autores homenageados, o escritor principal é Gilberto Gil. O autor educação é Gilberto Dimenstein; a autora infantojuvenil é Stella Maris Rezende; autora local, Luiza Romão e a professora local, Madelaine Pires; por fim, o patrono desta edição é Danilo Santos de Miranda.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.  Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Mais informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao 
Twitter: @FundacaoLivroRP

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp