26/06/2023 às 15h41min - Atualizada em 27/06/2023 às 00h02min

Alunas do ensino fundamental de Salvador competem na final da Olimpíada de História

As estudantes formam uma das 32 equipes da Bahia classificadas para a última etapa da competição, que acontece em agosto, na cidade de Campinas (SP)

SALA DA NOTÍCIA Matheus Leite Buranelli

Três alunas do oitavo ano do Villa Global Education foram selecionadas para a final da 15ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) para disputar o ouro com outras 340 equipes de todo o país. Ariane Ferrari de Azevedo, Clara Pastana Soares e Larissa Castro Suzart competiram majoritariamente com estudantes do Ensino Médio e, juntamente com a professora Daniela Torres, formam uma das 32 equipes baianas rumo à última etapa, que acontece na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no dia 26 de agosto.

Antes de se classificar para a final, o trio passou por seis etapas eliminatórias e demonstrou, além do conhecimento histórico, capacidade de pensamento crítico. “A ONHB efetivamente coloca o estudante no centro do processo, é uma olimpíada para jovens historiadores. A cada etapa, as equipes vão se aprofundando nas pesquisas para elaborar respostas de caráter investigativo”, argumenta Daniela Torres, professora de História do Villa.

A primeira etapa da Olimpíada contou com a participação de 30,5 mil grupos de todo o país. Na semifinal, a Bahia foi o terceiro estado com mais equipes classificadas (216), atrás apenas do Ceará (1016) e de São Paulo (293). Nesta etapa, que classificou o trio para a final, as alunas produziram um texto autoral com a coorientação da professora de redação Bruna Pravatti. Cinco equipes do Villa se classificaram para a final da ONHB nos últimos seis anos, tendo conquistado duas medalhas de prata, uma de bronze e três de cristal (Menção Honrosa).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp