21/06/2023 às 18h54min - Atualizada em 26/06/2023 às 12h14min

Aniversário de Machado de Assis: relembre as obras clássicas do escritor

Com aniversário no dia 21 de junho, o autor deixou marcas na literatura clássica do país. Confira uma lista de livros gratuitos disponíveis na plataforma digital Aya Books

SALA DA NOTÍCIA Natalia Santana
Verisoft
Divulgação
 

Machado de Assis é reconhecido como um dos principais escritores brasileiros, sendo responsável por inaugurar o realismo no país com sua obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas”, trazendo novas características como o enfoque no homem e ao seu cotidiano como uma crítica social. Contista, jornalista, escritor e poeta, nasceu no Rio de Janeiro no dia 21 de junho de 1839, filho de pais humildes e sempre foi apaixonado por bibliotecas e o mundo literário. Teve seu primeiro soneto publicado com apenas 14 anos. 

 

Biatriz Machado, diretora de produtos de conteúdo do grupo EXA e responsável pela criação da plataforma digital de leitura Aya Books, retrata a importância de trazer livros de autores clássicos como Machado de Assis para a atualidade. “Eu acredito que não podemos perder as raízes da literatura. São obras como a de Machado de Assis que fortalecem a cultura do nosso país. Além disso, ele trouxe importantes mudanças como o uso de críticas sociais para este meio, então precisamos manter a presença diária desses livros na vida de todos, por isso fortaleço a leitura gratuita destes clássicos.", reforça a diretora. 

 

Pensando assim, neste aniversário de Machado de Assis, o grupo EXA separou uma seleção de suas obras clássicas, para garantir a leitura e o aprofundamento no escritor. Todas as obras estão disponíveis na plataforma de maneira gratuita, sendo necessário apenas o cadastro para a leitura.

 

1 - Dom Casmurro 

 

 

Bento Santiago conta um pouco de sua história na rua de Matacavalos. A obra traz seu amor com Capitu, além de personagens enigmáticas e intrigantes ao longo de sua narração. Bento é um homem ciumento, que mostra, ao decorrer da leitura, um pouco sobre uma psicologia complexa e deixa no ar o questionamento da sua traição ou não a Capitu. 

 

2 -  Quincas Borba

 

 

Quincas Borba era um filósofo louco e, quando faleceu, deixou toda a sua herança para Rubião, que decide se mudar para a Corte. Em meio a esta viagem ele conhece um simpático casal, Sofia e Cristiano, que, percebendo a ingenuidade do homem que acabou de ficar rico, resolve aproveitar a oportunidade para se tornarem amigos. Mas será que é uma amizade de confiança para Rubião? O livro traz diversas desventuras que tornam a obra uma crítica do convívio social e dos valores morais da época. 

 

3 - Memórias Póstumas de Brás Cubas  

Obra que marcou a literatura, é um divisor de águas entre o romantismo e o realismo, trazendo também uma nova maneira de humor. Chegou a receber diversas críticas no meio literário, mas mostrava a nova fase do autor. Esta é uma história de um homem morto que relata a sua experiência de vida, seus amores e desilusões. Tudo é contado de maneira negativa, mas, no final, ele revela a única felicidade de sua vida. 

 

4 - Esaú e Jacó 

 

Os gêmeos Pedro e Paulo passaram por grandes desafios, desde antes mesmo de nascer até a idade adulta, com diversos conflitos, que incluíam a luta pelo amor de Flora Batista. A obra conta suas indignações, críticas e trajetória pela política brasileira na transição para a República do Brasil.

 

Sobre a EXA Tecnologia

 

Criada em 2022, a EXA Tecnologia é uma empresa líder em soluções digitais e tem como objetivo impactar positivamente a vida de milhares de pessoas, contribuindo com a segurança tecnológica nos diversos ramos da rotina diária e produtos de conteúdo digitais que geram a promoção democrática da leitura e aprendizado por meio da digitalização do setor editorial e educacional do Brasil, oferecendo uma gama completa de conteúdos. 

 

As soluções facilitam a vida do usuário ao trazer novos modelos inovadores como o  Aya Books e o Bancah, aliando a alta tecnologia com o conteúdo de qualidade, disponibilizando produtos como livros e audiolivros, revistas e jornais disponíveis para a leitura, aliando os pilares de tecnologia e educação. 

Confira mais conteúdos por meio das redes sociais:

- Instagram: https://www.instagram.com/ayabooksoficial/

- Facebook: https://www.facebook.com/ayabooksapp/


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp