07/06/2023 às 12h22min - Atualizada em 08/06/2023 às 00h06min

Ibis Libris Editora festeja o dia de Santo Antônio,  com o "Arraial da Ponte de Versos" e o aniversário de Fernando Pessoa,  no dia 13 de junho, na Blooks Botafogo

A edição de junho traz Alexandre Brandão, Mano Melo, Natália Parreiras e Thássio Ferreira, ao lado de Thereza Christina Rocque da Motta, editora e fundadora da Ibis Libris

SALA DA NOTÍCIA PAULA MARIA CORREA RAMAGEM SOARES
Paula Ramagem
Divulgação
 
 
 
Ibis Libris Editora festeja o dia de Santo Antônio com o "Arraial da Ponte de Versos", e o aniversário de Fernando Pessoa (1888-1935), trazendo Alexandre Brandão, Mano Melo, Natália Parreiras (que está lançando "A Maré Púrpura") e Thássio Ferreira, ao lado da também poeta e editora Thereza Christina Rocque da Motta, no dia 13 de junho (terça-feira), na Blooks Botafogo.
 
 
Na Ponte de Versos, após a abertura com o Prato Principal, quando são lidos poemas autorais, vem a Sobremesa, com leitura de poemas de todos os presentes, encerrando-se com a Saideira, quando cada um lê mais um poema curto de sua preferência ou autoria.
 
 
 
Este ano, a Ponte de Versos completa 24 anos, que, em abril, recebeu o "Prêmio Sarau Destaque 2022" da APPERJ - Associação Profissional dos Poetas do Rio de Janeiro. E a Ibis Libris Editora entra no ano de seu 23º aniversário com mais de 600 títulos publicados até 2022, com 20 novos títulos em produção e concorrendo ao Prêmio Oceanos com 20 livros e ao Prêmio Jabuti com 12 títulos em três categorias.
 
Estiveram na Ponte de Versos em 2022: em fevereiro, Lílian Maial, Ricardo Ruiz e Rosália Milsztajn. Em março, Celi Luz e Karla Sabah. Em abril, Alice Monteiro e Paulo Sabino. Em maio, Claudia Roquette-Pinto e Léo Ferreira. Em junho, Adriano Espínola, Mônica Montone e Cristina Biscaia. Em julho, Gilberto Gouma, Manuel Herculano e Marcelo Mourão. Em agosto, Tanussi Cardoso, Ramon Nunes Mello e Carmen Moreno. Em setembro, Christovam de Chevalier, Ricardo Vieira Lima e Solange Padilha. Em outubro, William Soares dos Santos, Hélen Queiroz e Cecília Costa. Em novembro, Luiz Otávio Oliani e Renato Alvarenga. Em dezembro, Cristina Fürst, Georgia Annes e Rose Araujo. Em 2023, em janeiro: Laura Esteves, Jorge Sá Earp e Jorge Ventura. Em fevereiro, Afonso Henriques Neto e Alberto Pucheu. Em março, Bernard Sader Tinoco, Rômulo Pacheco e Evelyn Silva. Em abril, Suzana Vargas e Carmem Teresa Elias. Em maio, Alexei Bueno e Elisa Flores.

Ibis Libris realiza, mensalmente, na Blooks Botafogo, a "Ponte de Versos", evento literário, que, este ano, comemora 24 anos em junho. Desde 1999, ocorrendo quinzenalmente na antiga Livraria Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico, passando pelo Barteliê, em Ipanema, e pela Livraria DaConde, no Leblon, reunindo poetas novos e já consagrados, a "Ponte de Versos" tornou-se parte da cena poética carioca.

No "Prato Principal", cada poeta convidado lê por 15 minutos. Em seguida, abre-se a "Sobremesa" aos presentes, quando podem dizer um poema de cada vez e, por fim, a "Saideira", lendo mais um poema curto para encerrar o evento.

O "Arraial da Ponte de Versos" acontece no próximo dia 13/06 (terça-feira), das 18h às 21h, na Blooks Botafogo, na Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema), comemorando o dia de Santo Antônio e o aniversário de Fernando Pessoa. Livre para todas as idades, com entrada franca.

Traga seu poema para a Sobremesa e a Saideira!

 
Prato principal
 
Alexandre Brandão é mineiro e vive no Rio de Janeiro. É autor de nove livros publicados, sendo os dois mais recentes de poesia: “Nenhuma poesia: uma antologia” (2020, Patuá) e “O sol pelo basculante” (2022, Urutau). É cronista da revista eletrônica Rubem (rubem.wordpress.com) e mantém o blog “No Osso” (noosso.blogspot.com).
Instagram: @alexandre_pbrandao


 
Mano Melo é  poeta, ator e roteirista. Nasceu no Ceará, e emigrou aos 16 anos para o Rio de Janeiro. Viajou dez anos pela Europa, Ásia e África. Desde que retornou ao Brasil em 1979, tem interpretado seus poemas em teatros, tevês, rádios, bares, centros culturais, ciclos de poesia, congressos literários, universidades, escolas, e até mesmo em praças públicas e praias no Rio de Janeiro, em outras capitais e no interior, tendo se apresentado do Rio Grande do Sul ao Acre. Publicou 11 livros de poesia e um romance e participou de diversas antologias, como “Ponte de Versos 4 anos” (2004) e “Ponte de Versos 8 anos” (2008) publicados pela Ibis Libris. Formou-se como ator pelo Conservatório Nacional de Teatro e, em filosofia, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Fez parte do grupo “Ver o Verso”, com Alexandra Maia, Claufe Rodrigues e Pedro Bial, entre 2000 e 2002. Atualmente, apresenta-se com MANO A MANO, recital-show itinerante em formato “Poesia em Pé”  (Stand-up Poetry), estrutura para qualquer tipo de espaço. No teatro, apresentou, por todo o Brasil, seu espetáculo solo, “O Lavrador de Palavras” e o show poético-teatral “Poemas do Amor Eterno”, com a atriz Cristina Bethencourt. Suas atuações mais recentes em teatro foram “Guerreiras do Amor”, de Domingos de Oliveira, direção de Jayme Periard. Além disso, interpretou o personagem Puck em “Sonho de Uma Noite de Verão”, de William Shakespeare, com direção de Paulo Reis e Anselmo Vasconcelos. Comandou o show “Mano a Mano com a Poesia”, gravado ao vivo em teatro e transmitido pela Rádio Roquete-Pinto FM. Em formato programa de auditório, o programa ficou no ar por quatro anos, convidando os melhores da música e da poesia brasileira.
Instagram: @manomelo45

Email: [email protected]


 
Natália Parreiras é gaúcha, filha de mineiro, criada em Pernambuco, que, em 1992, mudou-se para Recife, onde viveu até os 23 anos. Formou-se em Letras pela UFPE. Publicou Inverno versos (2002), Épura prosa amorosa – Em 9 atos e 3 dimensões (2008), Ócio criativo: Uma poética dirigida em poemas ao acaso (2008) , O livro que não escrevi (2014) e Legítimas em defesa – Poesia e mais vozes de sobrevivência (2021). Entre 2008 e 2020, morou no Rio de Janeiro, onde concluiu sua pós-graduação em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo pela PUC-Rio, especializando-se na obra de Jorge Ben Jor e em seu diálogo com o legado de São Tomás de Aquino, precursor da Escolástica, e com os conceitos de Ato e Potência desenvolvidos por teóricos da atualidade, como Giorgio Agamben. No início do lockdown em 2020, reuniu-se, virtualmente, com alguns de seus ex-alunos para revisitar as produções dos alunos do ano letivo anterior. Desse encontro, surgiu a Sociedade dos Poetas Novos – SPN, coletivo de 100 pessoas, que tem, como princípio, estimular, de maneira afetiva e espontânea, a busca subjetiva para acessar as próprias emoções, propiciando o autoconhecimento e uma maior percepção de si e do outro, por meio de suas criações. Acaba de lançar A maré púrpura, que reúne toda a produção poética publicada de Natália Parreiras ao longo de 20 anos e a incorpora à sua nova era como poeta, mulher e utopista, que celebra e acredita na natureza transcendental da palavra e do afeto, sobretudo evocada  em verso.
Instagram: @amarepurpura @spnsomosnos @eunataliaparreiras
Email: [email protected][email protected]
 
Thássio Ferreira é poeta e ficcionista, autor de “Nunca estivemos no Kansas” (2022, contos); “agora (depois)” (2019), “Itinerários” (2018) e “(DES)NU(DO)” (2016), de poesia. Escreve a coluna “Alguma coisa em mim que eu não entendo”, na Revista Vício Velho, e já publicou em veículos como a Revista Brasileira da Academia Brasileira de Letras (ABL), Jornal Rascunho, Escamandro, Gueto, Ruído Manifesto, Mallarmargens, Germina, Revista Ponto (SESI-SP), Aboio, Jornal Relevo, e InComunidade (Portugal). Vencedor dos prêmios Cidade de Manaus 2020, Off-Flip 2019, Editora UFPR 2018 e finalista do Prêmio Sesc 2017.
Instagram @thassiof
Twitter @thassiogf.

Email: [email protected]




Sobre a Ibis Libris

Ibis Libris publica prosa e poesia, ficção e não ficção, infantis, juvenis e cultura em geral. Fundada em 18 de agosto de 2000, hoje tem mais de 600 títulos publicados, principalmente de literatura. Sua fundadora, Thereza Christina Rocque da Motta, é poeta, editora e tradutora. Lançou "Joio & trigo", seu primeiro livro de poemas, em 1982, prefaciado por Claudio Willer. Tem 25 livros publicados, entre eles, "Capitu" (2014), "Breve anunciação" (2013) e "As liras de Marília" (2013). É membro do Pen Clube do Brasil e da Academia Brasileira de Poesia. Criou o selo Bisbilibisbalabás em 2002 e, em 2021, criou o selo Maat, para mulheres. Em 2022, lançou “Sheherazade”, seu primeiro livro de contos, pelo selo Maat. 


A Ibis Libris Editora inscreveu, pela primeira vez, em 2022, mais de 10 títulos no Prêmio Jabuti, concorrendo em 16 categorias. Este ano, 20 títulos estão concorrendo ao Prêmio Oceanos e 12 ao Prêmio Jabuti. Além disso, Thereza Christina obteve a inserção do Dia da Primavera dos Livros no Calendário Oficial da Cidade, aprovado em 6 de outubro de 2022. Recentemente, o evento Ponte de Versos recebeu o "Prêmio Sarau Destaque 2022", por seu caráter cultural e artístico, divulgando a poesia nacional. Segundo Thereza Rocque da Motta, a "Ibis Libris foi criada para dar voz aos autores que desejam transformar seus sonhos em livros e, por isso, criei uma editora para transformar seus sonhos em realidade".
 

Instagram: @ibislibris
 
Thereza Christina Rocque da Motta
Ibis Libris 
Editora @tcrmotta

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp