06/06/2023 às 15h08min - Atualizada em 07/06/2023 às 00h09min

Organização recupera 2 milhões de roupas e mais de 105 toneladas de materiais recicláveis em projeto de fomento a educação

Através de ações de sustentabilidade, a Instituição Assistencial Meimei capacita 300 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social na Grande São Paulo

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de imprensa
IAM

Organização recupera 2 milhões de roupas e mais de 105 toneladas de materiais recicláveis em projeto de fomento a educação 

Através de ações de sustentabilidade, a Instituição Assistencial Meimei capacita 300 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social na Grande São Paulo 
Para acessar fotos, clique aqui.
 

São Paulo, junho 2023 – As iniciativas de economia circular da Instituição Assistencial Meimei (IAM) garantem educação e suporte socioemocional para 300 crianças, adolescentes e suas famílias. No Dia Mundial do Meio Ambiente (05) é importante destacar que parte do resultado se dá graças ao bazar “Usados do Bem”, principal fonte de receita da organização, onde os produtos doados são disponibilizados para a venda e 100% do valor arrecadado é destinado para a manutenção dos programas e projetos sociais desenvolvidos pela IAM.  

Só em 2022, foram reutilizadas e recuperadas 2.470.576 peças de roupas que iriam para o lixo e hoje alimentam a economia circular dos brechós das comunidades no entorno da instituição, divisa dos municípios de São Bernardo do Campo e Diadema, na Grande São Paulo. 

O espaço conta com oito oficinas responsáveis por recuperar os produtos doados, são elas de eletrodomésticos, linha branca – como geladeiras e máquinas de lavar roupa –, informática, marcenaria e tapeçaria. Além da produção de artesanatos, jóias e da oficina de recuperação de brinquedos, ambos formados por grupos de voluntários da terceira idade.  

Em apenas um ano foram recuperados 8.788 móveis na oficina de marcenaria e 105 toneladas de materiais recicláveis, como papel, plástico, alumínio e fios, que foram separados e vendidos para a indústria, servindo de matéria prima para novos produtos.  

As ações de sustentabilidade são uma prioridade para a organização que em 2023 implantou o sistema de energia fotovoltaica, uma fonte 100% renovável que promete uma economia de até 95% de energia. O sistema, patrocinado por doações, permite que a energia que não for consumida imediatamente seja exportada para a rede concessionária de energia local, gerando créditos em KWH, que ficam disponíveis por até 5 anos. “Além do benefício ambiental, a ação também possibilita que os valores que eram destinados à energia elétrica, sejam voltados a outras iniciativas sociais e educacionais que a IAM mantém”, diz Graziela Bernardo Mota presidente da Instituição. 

Outra preocupação da organização é garantir uma alimentação saudável para todos, em 2022 foram mais de 115 mil refeições servidas para o público participante, preparadas com insumos que em sua maioria são frutos de doações de parcerias com organizações como o Mesa Brasil SESC Santo André e o CEAGESP, em um trabalho de reaproveitamento dos alimentos e redução de desperdício na cadeia de distribuição de alimentos. Vale destacar que, o índice de desperdício na IAM não passa de 3%. 

Além disso, atividades socioambientais fazem parte na grade curricular das mais de 20 oficinas oferecidas pela IAM nos pilares: Ser integral, tecnologia, empreendedorismo, esportes, arte e cultura e escotismo. Tais como... 

Oficina Marker 

Em abril de 2023, a Instituição firmou parceria com a multinacional Mercedes-Benz para o desenvolvimento da oficina Marker, que contou com a equipe de Gestão Ambiental da empresa e envolveu crianças e adolescentes de 6 a 17 anos da IAM, na montagem de uma composteira que servirá de adubo para o bosque e horta mantidas pela Instituição. Uma forma de explicar, na prática, as formas de interação com meio ambiente, de maneira respeitosa e saudável. 

 

Hora do Planeta 

A ação que foi lançada na cidade de Sydney (Austrália), em 2007, acabou se tornando um dos maiores movimentos do mundo e inspirou empresas e organizações de diversos países a tomarem ações ambientais tangíveis, integrou-se às atividades do Grupo de Escoteiros Brogotá, em março deste ano. Para colocá-la em prática as crianças escotistas da IAM fizeram a limpeza da margem da Prainha da represa Billings, no bairro do Riacho Grande.  

Além disso, ficou combinado entre os integrantes do grupo a economia de energia em suas casas pelo tempo de uma hora. Sendo assim, todos os dias, às 20h, as luzes e aparelhos elétricos e eletrônicos eram desligados, por uma hora. “Faz parte das nossas metas promover educação e gerar hábitos mais sustentáveis entre os participantes e suas famílias. Nos inspiramos em três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, Cidades e comunidades Sustentáveis, Ação contra a mudança global do clima e Vida terrestre”, explica Vanessa Pacheco – Supervisora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.  

 

 

Sobre IAM Meimei    

IAM é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, que há mais de 40 anos oferece suporte social para crianças, adolescentes, famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, nas cidades de São Bernardo do Campo e Diadema, região metropolitana de São Paulo. O propósito da instituição é a transformação social pela educação através de oficinas socioeducativas que capacitam as crianças e adolescentes nas competências essenciais para o futuro. Atualmente, a instituição atende 300 crianças e adolescentes, além de oferecer atendimento social às suas famílias. Para saber mais sobre a instituição e conhecer todos os projetos oferecidos, acesse o site.    

Visite o Instagram da IAM @iammeimeioficial    

 

 

Informações para imprensa:  

Laura Resende |[email protected] | (65) 99625-3025  

Erika Sarinho | [email protected] | (11) 98183-0361  

  

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp