Clínicas médicas vão muito além de meros locais para consultas e tratamentos - são também ambientes de comunicação, administração e satisfação de necessidades dos pacientes. Para gestores de clínicas e consultórios, é vital entender que a jornada positiva do paciente é a chave para a fidelização, a qual começa pela eficiência na gestão comercial.
Porém, muitos médicos não possuem familiaridade com a complexidade administrativa e gerencial que um negócio requer. Nesse cenário, a presença de um profissional especializado torna-se indispensável. "A estratégia é crucial para o crescimento de clínicas e a fidelização dos pacientes. Devemos identificar e implementar medidas que não apenas aumentem a base de clientes, mas também mantenham aqueles que já conhecem e confiam em nossos serviços", afirma Silvio Azevedo, consultor comercial e educador financeiro.
Uma gestão comercial eficiente pode transformar a realidade de clínicas e consultórios, reduzindo desperdícios, otimizando tempo, minimizando erros e aprimorando a experiência do paciente. "A responsabilidade do gestor abrange desde o planejamento estratégico, definição de rotinas de gestão, avaliação de resultados, até a gestão financeira, recursos humanos, materiais e questões administrativas e burocráticas", ressalta Azevedo.
Fidelização de Pacientes: Um Passo Estratégico
É mais econômico fidelizar pacientes do que adquirir novos. Além disso, um paciente fidelizado torna-se um embaixador da sua clínica, potencializando o marketing boca a boca.
Eis algumas estratégias para conquistar a lealdade dos pacientes:
Para mais informações, siga Silvio Azevedo no Instagram: @silviocazevedo.