31/05/2023 às 13h05min - Atualizada em 31/05/2023 às 16h05min

Mortes em campo: 14 jogadores brasileiros faleceram durante (ou em decorrência de) uma partida de futebol 

O principal motivo das mortes é por problema cardíaco

SALA DA NOTÍCIA Marina Kaiser Gomes de Faria
sambafoot.com/br/
divulgação/Ceará SC

Mortes em campo: 14 jogadores brasileiros faleceram durante (ou em decorrência de) uma partida de futebol 

  • O principal motivo das mortes é por problema cardíaco
  • Idade média dos jogadores brasileiros que faleceram em campo é 26,7 anos

Para a grande maioria das pessoas, futebol é um esporte divertido e fácil de acompanhar. Torcedores vibram com os gols marcados pelos seus times, choram pelos jogos perdidos, comemoram títulos ou lamentam casos de rebaixamento.

No entanto, o que muitos não sabem é que, apesar dos diversos exames que os jogadores fazem para monitorar sua saúde, existem casos de morte em campo (ou em decorrência de um acidente em campo), um momento de tragédia que altera todo o espírito do esporte.

Assim, o Sambafoot fez um levantamento de casos publicamente divulgados para entender as principais causas e similaridades entre estas fatalidades, analisando 244 óbitos que vão de 1889 a 2023.

Nacionalidade e idade média dos jogadores

Considerando que a Inglaterra é o berço do futebol, não é de estranhar que o país ocupe o primeiro lugar, com 29 mortes no período analisado. A Escócia, um dos países que compõem a Grã-Bretanha, também aparece entre os cinco países com mais mortes, no entanto, em último lugar, com 9 óbitos.

O Brasil, por sua vez, um dos principais exportadores de jogadores de futebol do mundo, também está presente na lista, com 14 mortes.

mapa com relação de morte por país

mapa com relação de morte por país

O Sambafoot analisou também a idade média destes jogadores, descobrindo que fica sempre próximo dos 20 e poucos anos de idade, com pequenas variações entre um país para o outro. 

O Brasil é o que possui maior média, de 26,7 anos, enquanto a Escócia tem a menor, de 22,3 anos.

Principais causas

Para entender as principais causas de morte, o Sambafoot criou cinco principais grupos: problemas cardíacos, colapso, raio, colisão e outros (nesta categoria entram desde problemas estomacais até casos de tétano). 

Enquanto todas as mortes entram em pelo menos uma categoria, alguns casos foram classificados em mais de uma categoria (como, por exemplo, um colapso seguido por ataque cardíaco ou complicações derivadas de uma colisão em campo).

Confira a seguir a divisão por grupos:

  1. Problemas cardíacos: 125
  2. Colapso: 112
  3. Colisão: 32
  4. Raio: 7
  5. Outros: 29

Quantos brasileiros já morreram em campo?

Nos últimos 23 anos, foram registradas 12 mortes de jogadores brasileiros em campo, quatro devido a problemas no coração, cinco por complicações cardíacas, quatro jogadores sofreram colapso e um faleceu após uma colisão.

Antes de 2000, apenas dois jogadores morreram em campo: Carlos Alberto Barbosa, que sofreu um infarto aos 28 anos em 1982, e Mitotônio (Antônio Edgar da Silveira), aos 35, de uma congestão estomacal aguda em 1951.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp