30/05/2023 às 10h29min - Atualizada em 31/05/2023 às 00h05min

Chegou a hora de falarmos sobre o que significa “reagir”

Diferente do que se pensa, o Krav Maga, a modalidade de defesa pessoal israelense trabalha no controle da reação, trazendo técnica e consciência corporal ao praticante para que ele possa voltar para a sua casa em segurança

SALA DA NOTÍCIA Roberta
www.kravmaga.com.br 
Enquanto o Krav Maga é demonstrado na academia de Mestre Odilon (Jonathan Azevedo), outros personagens da novela “Terra e Paixão”, de Walcyr Carrasco, têm trazido lições importantes que têm tudo a ver com o Krav Maga, a modalidade de defesa pessoal israelense.

O personagem Caio (Cauã Reymond) é um filho odiado, humilhado e maltratado por seu pai (Tony Ramos). Esta semana, Caio toma uma atitude e resolve parar com as agressões do pai. Em suas próprias palavras ele diz: “eu reagi!”.

Falar sobre reagir, quando o assunto é a defesa pessoal e a violência cotidiana é sempre delicado. Isso porque ouvimos cotidianamente das autoridades ligadas à segurança pública que o correto é não reagir a uma ameaça ou agressão.
Mas vamos olhar esse tema sob outro ponto de vista.

Pelo dicionário, a palavra REAGIR significa agir em consequência da ação de outro; agir em resposta a um estímulo; opor-se, resistir.

E o que acontece quando alguém te ameaça ou te agride? Você paralisa? Você chora? Você fica mais agitado? Você grita? Se pensarmos pela definição da palavra, tudo isso é uma reação.

“O que o Krav Maga faz por você é te preparar para superar seus medos, o susto e a adrenalina na hora de uma ameaça e controlar as suas reações, com um único objetivo: permitir que você saia dessa situação em segurança”, explica o israelense, Grão Mestre Kobi Lichtenstein, a maior autoridade do Krav Maga nas américas e presidente da Federação Sul Americana de Krav Maga, a maior organização de Krav Maga no mundo.

Criando em Israel, na década de 40, por Imi Lichtenfeld, o Krav Maga foi desenvolvido para que qualquer pessoa, independentemente de seu sexo, idade ou força física, esteja pronta para se defender de qualquer tipo de agressão, vinda de uma ou mais pessoas, armadas ou não.

Isso significa que, quando o cidadão treina Krav Maga com um instrutor devidamente habilitado, duas coisas acontecem. A primeira é que ele aprende técnicas simples, rápidas e objetivas, que se baseiam nos movimentos naturais do corpo humano e visam atingir o agressor em pontos sensíveis, como nariz, olhos, garganta e genitais, por exemplo, inutilizando qualquer tipo de ameaça. A segunda é que ele é preparado para estar bem psicologicamente nas situações de mais estresse, para entender o nível a ameaça e reagir na mesma proporção.

“O treinamento adequado de Krav Maga te dá autocontrole, autoconfiança e discernimento, primeiro para evitar ao máximo as situações que ter colocam em perigo; segundo para controlar a sua reação no momento de uma ameaça ou ataque, neutralizando o risco e garantindo a sua volta para casa em segurança”, complementa Grão Mestre Kobi, que também foi aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld, e atua para preservar o Krav Maga de Imi em sua essência.

Para saber mais, acesse: www.kravmaga.com.br
 

Sobre o Krav Maga Mestre Kobi – a maior organização de Krav Maga no mundo, a Federação Sul Americana de Krav Maga é referência mundial em qualidade e a precursora do Krav Maga na América Latina. Conta com representação no Brasil, México, Argentina, Portugal, Estados Unidos e Canadá, onde trabalha pela preservação da filosofia, didática e técnica do Krav Maga, tal como foi criado e ainda é aplicado em Israel. É presidida pelo israelense, Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-vermelha – 8º Dan), aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld e seu primeiro aluno a sair de Israel para difundir a modalidade. 

Vivendo no Brasil desde 1990, Grão Mestre Kobi, que também é ex-combatente nas Forças de Defesa de Israel, com MBA em Segurança Nacional e Terrorismo pela Israeli College fo Security and Investigation em Hod Hasharon em Israel e Newport University, nos Estados Unidos, forma e atualiza pessoalmente seus instrutores, garantindo a qualidade e a ética do Krav Maga praticado na Federação Sul Americana de Krav Maga.  
 
 
Para saber mais, acesse: www.kravmaga.com.br 
Facebook: @mestrekobikravmaga 
Instagram: @kravmaga_mestrekobi 
Twitter: @KravMagaKobi 
Youtube: Krav Maga Mestre Kobi
  
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp