30/05/2023 às 11h46min - Atualizada em 30/05/2023 às 20h08min

Projeto Mundo da Leitura estimula competências para formação integral de crianças e jovens na região de Acorizal

Iniciativa da Evoluir, com patrocínio da CNH Industrial, prevê a doação de baús com acervo de livros infantojuvenis e capacitação de equipes pedagógicas

SALA DA NOTÍCIA Fibra Comunicação
Fibra Comunicação
Evoluir
 

Engajar o futuro de cidadãs e cidadãos no incrível e rico universo da leitura, aproveitando ainda para trabalhar as competências essenciais à educação integral de crianças e jovens. Esse é o propósito do projeto Mundo da Leitura, que chega à região de Acorizal (MT). A iniciativa é realizada pela Evoluir - empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral - patrocinada pela CNH Industrial e viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

A ação prevê a doação de coloridos baús contendo um acervo de 100 livros (sendo 50 títulos de obras infantojuvenis) para escolas e instituições do município. O projeto inclui ainda a realização de encontros virtuais de capacitação para equipes de educação social e equipes pedagógicas, além de eventos presenciais de contação de histórias abertos à comunidade, previstos para agosto.

 

“A arte literária, com todo o seu apelo lúdico e potencialidade para despertar a criatividade e a imaginação, foi o recurso que adotamos no Mundo da Leitura para estimular entre as crianças e jovens cinco competências que consideramos essenciais na construção de um futuro melhor: Mergulhar em si, Voz ativa, Fluir em equipe, Entender o mundo e Agir consciente”, destaca Priscila Col Del Nero, coordenadora do projeto na Evoluir. “Seguindo essas diretrizes e usando os livros como ferramenta, trabalhamos habilidades como autoconhecimento, equilíbrio emocional, capacidade de comunicação, relacionamento e interação, compreensão do mundo, pensamento crítico e engajamento comunitário para a promoção do bem comum”.

 

A coordenadora da Evoluir ressalta também que essa é uma trilha de conhecimentos em prol da educação integral totalmente alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Quando ampliamos o acesso à leitura, com obras que abordam temas como a correta utilização da Língua Portuguesa, cuidado com o meio ambiente, empatia e cooperação, tudo de forma leve, e ainda levamos às educadoras e aos educadores metodologias modernas para a utilização desses livros dentro desse contexto mais abrangente, estamos, de fato, inovando na educação e contribuindo para essa formação mais completa e necessária para um mundo em constante transformação”, conclui Priscila.

 

"Desejamos contribuir para o avanço da educação em nossa região. A doação desse acervo de livros para escolas públicas pode ser um grande impulsionador para a educação nas áreas rurais e também permite que os professores acessem novas ferramentas para o ensino. Além disso, é uma maneira de incentivar o hábito da leitura entre as crianças, ajudando a melhorar suas habilidades cognitivas, sendo mais um passo para um futuro mais promissor." afirma a gerente de Sustentabilidade da CNH Industrial para a América Latina, Erika Michalick.

 

Alinhado aos Objetivos Sustentáveis da ONU

Assim como todos os projetos da Evoluir, o Mundo da Leitura dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), um plano de ação para melhorar o mundo em 17 frentes até 2030. Contribui especialmente para o ODS 4, que pretende assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Com uma proposta transdisciplinar e sistêmica, extrapola a própria temática da educação, trabalhando conteúdos e projetos articulados com os demais ODS, tais como Saúde e Bem-estar (ODS 3), Redução das Desigualdades (ODS 10), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e Vida na Água (ODS 14).

 

Sobre o Mundo da Leitura 

O Mundo da Leitura, projeto idealizado e executado pela Evoluir, vai muito além do incentivo à leitura. Abre espaço para a conversa sobre quem somos nós, como podemos ser mais felizes, contribuindo, assim, para a evolução da vida e para o equilíbrio da nossa relação com o meio ambiente e o planeta que habitamos. Os livros, que são disponibilizados para bibliotecas municipais e de escolas públicas, também são a ferramenta chave para melhorar a qualidade do aprendizado, da capacidade de análise crítica e síntese, bem como o entendimento de sua própria realidade. Cerca de 18 mil crianças já foram beneficiadas em mais de 20 cidades de todo o país.

 

Sobre a CNH Industrial

CNH Industrial (NYSE: CNHI / MI: CNHI) é uma empresa de equipamentos e serviços de classe mundial. Impulsionada por seu propósito Breaking New Ground, centrado em Inovação, Sustentabilidade e Produtividade, a empresa fornece a direção estratégica, recursos de P&D e investimentos que permitem o sucesso de suas marcas globais e regionais. Globais, Case IH e New Holland Agriculture fornecem aplicações agrícolas 360°, de máquinas à implementos e as tecnologias digitais para obter o máximo destes produtos; enquanto a CASE Construction Equipment e New Holland Construction oferecem uma linha completa de produtos de construção que tornam o setor mais produtivo. As marcas com foco regional da companhia incluem: STEYR, para tratores agrícolas; Raven, líder em agricultura digital, tecnologia de precisão e desenvolvimento de sistemas autônomos; Flexi-Coil, especializada em sistemas de plantio direto e semeadura; Miller, fabricante de equipamentos de pulverização; Kongskilde, fornecendo plantio direto, semeadura e implementos de feno e forragem; e Eurocomach, que produz uma ampla gama de mini e midiescavadeiras para o setor de construção, incluindo soluções elétricas. Ao longo de uma história de mais de dois séculos, a CNH Industrial sempre foi pioneira em seus setores e continua inovando com paixão para garantir a eficiência e o sucesso dos clientes. Como uma empresa verdadeiramente global, os mais de 40.000 empregados da CNH Industrial fazem parte de um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, focado em fornecer aos clientes oportunidades de desenvolver e construir um mundo melhor. Para obter mais informações e os relatórios financeiros e de sustentabilidade mais recentes, acesse: cnhindustrial.com. Para conferir as novidades sobre a CNH Industrial e suas marcas, visite: media.cnhindustrial.com

 

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Em todas as suas iniciativas, busca o desenvolvimento de cinco competências necessárias para que indivíduos, organizações e comunidades prosperem em um mundo em rápida transformação.: Mergulhar em si – Autocuidado, equilíbrio emocional e atenção consciente; Voz ativa – Expressar pensamentos e sentimentos com nitidez por meio de diferentes linguagens, escuta ativa e empática, saber argumentar; Fluir em equipe – Inteligência interpessoal, aprender em grupo, propósito coletivo; Entender o mundo – Compreender a complexidade, desenvolver o pensamento sistêmico e independente, ter consciência crítica; e Agir consciente – Postura ética, liderança empática, engajamento comunitário e global.  Saiba mais: www.evoluir.com.br  



 

Informações para a imprensa – Fibra Comunicação

 

Matheus Pereira 19 99472-1106 / matheus@fibracomunicacao.com

 

Leila Bonfietti Lima 19 99732-0385 / l[email protected]


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp