10/05/2023 às 07h49min - Atualizada em 10/05/2023 às 16h17min

O que é Crossfit?

Como surgiu o CrossFit?

SALA DA NOTÍCIA PETERSON FERNANDES ARAUJO
https://melhordosguias.com.br/crossfit/

Pessoas em busca de um estilo de vida mais saudável e ao mesmo tempo ativo e menos repetitivo, muitas buscam alternativas tanto na alimentação quanto na atividade física. O treinamento CrossFit cresceu rapidamente nos últimos anos. Formas que combinam vários tipos de treinos em um só exercício têm conquistado cada vez mais as pessoas. Se você ainda não sabe o que é, ou quer saber mais sobre o Crossfit, esse texto é escrito quase exclusivamente para você.

Basicamente CrossFit é um programa de treino de força e condicionamento baseado em movimentos funcionais, executados em alta intensidade e com variação constante. Esses movimentos vêm de outras disciplinas: levantamento de peso olímpico, ginástica e atletismo.

É um treino mais popular entre para aqueles que gostam de variar os exercícios e não é do tipo de treino para quem gosta de frequentar academia, o CrossFit é um tipo de treino que utiliza o próprio peso corporal e equipamentos, como bolas e cordas para escaladas.

É o método de treino mais desenvolvido no mundo, pois dá a adaptação fisiológica mais completa possível a qualquer tipo de pessoa, independentemente da idade ou nível físico, criando assim uma maior otimização para dez capacidades físicas: resistência cardiovascular, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, equilíbrio, coordenação, agilidade e precisão.

Os treinos de CrossFit não são monótonos, pelo contrario são desafiadores para os praticantes do dia a dia e exigem dedicação máxima. Este é um método basicamente benéfico para quem quer ter músculos fortes, pois trabalha com todas as capacidades do corpo, podendo desenvolver vários membros através de um só exercício.

Navegue neste artigo:

Como surgiu o CrossFit?

Crossfit no Brasil

Infográfico: O que Crossfit

Quem pode fazer Crossfit?

Benefícios do CrossFit

Como surgiu o CrossFit?

crossfit

crossfit

 

O Crossfit nasce de uma história de superação de desafios. O nome por trás disso é Greg Glassman. Quando jovem, Glassman contraiu poliomielite, uma doença viral grave que pode causar paralisia, especialmente das membros inferiores.

Foi na ginástica que o futuro fundador do Crossfit encontrou uma forma de minimizar as sequelas deixadas pela poliomielite. No entanto, apesar de ser muito ativo no esporte, Greg nunca se viu usando métodos mais tradicionais. Afinal, para ele, os exercícios são muito segmentados e não estimulam todo o corpo como deveria.

Depois de sete anos procurando sem sucesso por um lugar onde pudesse mover seu corpo da maneira que quisesse, Glassman decidiu que era hora de liderar o processo. Com isso, criou seu próprio treinamento funcional, de acordo com suas expectativas e seguindo uma progressão determinada pelo próprio Greg.

Assim nasceu o Crossfit, nos anos 2000, em uma academia da cidade de Santa Cruz, na Califórnia. Inicialmente trabalhando como personal trainer, os métodos de Greg rapidamente se tornaram populares. Não muito tempo depois, ele foi contratado para treinar o departamento da polícia.

Devido às altas exigências dos horários, Glassman abandonou as aulas particulares e começou a marcar reuniões em grupo. Outra característica importante do cross-training nasceu: um forte senso de comunidade (aulas em grupos).

Mais que um esporte, o Crossfit também é uma marca. A Glassman organizou seus negócios com uma visão global: foi financiada por milhões, teve campeonatos transmitidos pelos canais de TV ESPN e se espalhou para dezenas de países. Em 2017, no auge do movimento, a CrossFit Inc., controladora responsável por todas as diretrizes da marca, teve mais de US$ 5 bilhões em vendas.

Em constante expansão, o império de Greg Glassman é sólido. Leia abaixo um pouco mais sobre a chegada do Crossfit ao nosso Brasil.

Crossfit no Brasil

Crossfit

Crossfit

 

Logo após sua criação, os métodos de Glassman chegaram ao Brasil. Foi em 2009, com Joel Fridman, que nasceu a primeiro box, um espaço dedicado à prática desse esporte. Em 14 anos de presença no pais, esse método alcançou um sucesso inegável. Mesmo diante dos períodos de baixa, principalmente durante o período mais crítico da pandemia, os atletas continuaram fiéis.

Hoje em dia é praticamente impossível encontrar até mesmo em uma academia comum, que não ofereça os métodos Cross ou Circuit entre suas ofertas. Em outras palavras, o impacto da criação de Glassman mudou nossa relação com o esporte. Hoje em dia, é comum modos de foco mais holísticos que trabalham todos os grupos musculares de maneira equilibrada.

Além disso, é notável também a ampliação da importância do coletivo no Crossfit. Afinal, a musculação tradicional é essencialmente um esporte individual, com rotina bem definida e progressão mais lenta. Porém, a partir do Cross, a execução dos movimentos é muito mais dinâmica e explosiva.

Infográfico que mostra uma breve explicação de uma forma lúdica como é os treinos de crossfit.

infográfico

infográfico

 

A partir de treinos diferentes e em constante mudança, os movimentos funcionam como nos movemos na vida real com alta intensidade e alta frequência cardíaca.
No início da “escada”, começa com uma boa alimentação chamada Eat Clean(comida limpa), que geralmente é uma dieta paleolítica (mas verifique com um treinador e nutricionista sobre essa alimentação). Seja um treino de condicionamento metabólico misto, ginástica, levantamento de peso, sim, é um esporte comum!

E ao fazer isso, você aplica adaptações neurais como equilíbrio, coordenação, agilidade e precisão, e aplica adaptações físicas como força, flexibilidade, resistência: cardio, músculos e respiração.
A essência da força física vem da Força + Velocidade. Use essa combinação de levantamento de peso, ginástica e condicionamento metabólico, adaptado às suas habilidades.

Portanto então, seguindo este programa, desenvolver suas habilidades, alimente-se bem, exercitar sua mobilidade. Isso só vai fazer você chegar: a ser capaz de trabalhar em vários domínios por longos períodos de tempo e ao longo da vida significa que podemos fazer mais quando queremos.

“crossfiteiro de verdade”

Quem pode fazer Crossfit?

Não há restrições para fazer CrossFit e qualquer um pode participar desse tipo de treino, mas isso não significa necessariamente que seja o melhor tipo de programa para todos.

Por ser um treino tão intenso, o crossfit pode não ser para todos, especialmente para aqueles que não estão familiarizados com treinos mais pesados, mais claro que, no crossfit e como em qualquer outra modalidade de treino tudo pode ser adaptado.

Portanto, não há nada de errado em não querer continuar a atividade. Em última análise, é importante encontrar uma atividade que você goste e que faça você se sentir confortável para continuar a se exercitar semanalmente.

Tênis Nike Metcon 8 Masculino Preto e Branco

Tênis Nike Metcon 8 Masculino Preto e Branco

 

Benefícios do CrossFit

Beneficios-do-Cros

Beneficios-do-Cros

 

Os benefícios do crossfit, como definição muscular, aumento de resistência e força e liberação de hormônios da saúde, são resultados do treinamento de curta duração e alta intensidade estabelecido para essa modalidade.

O Crossfit também oferece uma lista de outros benefícios para os atletas, como aumento do foco e perda de peso, e é por isso que nos últimos anos o número de pessoas que praticam esse método aumentou significativamente.

Saindo um pouco da ginástica tradicional, oferece uma lista estimulante e não monotônica de atividades que seguem uma ordem clara de aquecimento, com técnica e Workout of the Day (WOD), literalmente significa “exercício do dia”.

Para um melhor entendimento, saiba que os exercícios são baseados em uma combinação de atividades de remo, ciclismo, corrida, ginástica e levantamento de peso.

Lembre-se, o crossfit é um método de treinamento em que se realizam exercícios que normalmente utilizam o próprio peso corporal, por isso é importante ficar atento à qualidade do calçado para poder realizar os exercícios. Não deixe de ler Melhores Tênis para CrossFit aqui na melhor dos guias.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o crossfit e tudo o que esse treino pode trazer de benefício para a sua vida? Então comece hoje mesmo um plano mais saudável com exercícios físicos e lembre de manter uma boa alimentação!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp