06/05/2023 às 11h34min - Atualizada em 08/05/2023 às 16h05min

Dia das Mães: Livro trata sobre romantização da maternidade

Maternagem opressora e patriarcal

SALA DA NOTÍCIA Tamyris Torres Costa
Arquivo pessoal
Um relacionamento entre mãe e filha atravessado pela devastação materna. O poder da ancestralidade que designa uma série de demandas colocadas, sob pressão, às mulheres de forma cultural, social e histórica intermediadas por afetos que alimentam o contexto de maternagem patriarcal. Esses e outros dramas familiares fazem parte da trama, ambientada nos anos 80, “O Destino de Irene”, um romance da escritora, psicanalista e jornalista Tamyris Torres.
 
São capítulos que transmitem o relacionamento de Valquíria e Irene, mãe e filha, respectivamente, que enfrentam dificuldades, culpa e alienação. A ideia de maternidade opressora, que o livro toca, nos mostra que a maternidade está sempre vinculada à uma opressão adicional às mulheres, nos fazendo refletir sobre as nossas próprias vidas e nossas mães. 
 
Em “O Destino de Irene”, a autora também oferece aos leitores ideias sobre a maternagem patriarcal que mantém a mulher presa em um sistema onde o cuidado dos filhos não é considerado um trabalho, mas sim como uma dádiva ou um prazer. Irene vive uma vida de mentiras, é obrigada a trabalhar em uma profissão a qual não se identifica para manter os negócios e legado familiar, além de ser cobrada excessivamente pela mãe em relação ao próprio corpo, objetificando-o como moeda de troca para um casamento perfeito.
 
Tamyris Torres enfatiza o quão a gordofobia pode ser traumática ainda mais se praticada pelos pais e traz à cena algumas queixas que as mulheres fazem depois que se tornam mães, como se sentirem culpadas pela mudança no corpo, por querer se divertir com amigas ou achar que poderia fazer mais pelos filhos, por exemplo.
 
Este novo livro proporciona às mães e filhas uma viagem no tempo que permeia o cenário da fase intensa da adolescência de Irene até a sua fase adulta, permitindo uma reflexão sobre a romantização da maternidade, a maternidade compulsória, transtornos psíquicos como a compulsão alimentar e os prejuízos que advém disso em nosso meio social extremamente exigente com as mulheres e mães. 
 
“Para além da relação conflituosa que as duas tinham, reconhecer que a mãe dela a fazia mal não era difícil, a questão era que esse conflito fazia parte da sua vida, como ela ia passar seus dias sem se preocupar com a eliminação discreta que Valquíria fazia, com o terror, expulsões e exclusões tóxicas, que era submetida e sempre foi, desde criança”. (O Destino de Irene, p. 112)
 
FICHA TÉCNICA
Título: O Destino de Irene 
Autora: Tamyris Torres
Categoria: drama/ romance
Editora: Sarvier
Páginas: 130
ISBN: 9786556860350
Preço: R$54,90
Data de lançamento: 14 de novembro de 2022
Onde comprar: https://www.instagram.com/tamyristorresoficial/ 
Link de compra: https://www.amazon.com.br/destino-Irene-Tamyris-Torres/dp/6556860352/ref=tmm_pap_swatch_0?_encoding=UTF8&qid=1683314534&sr=8-1

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp