05/05/2023 às 16h17min - Atualizada em 05/05/2023 às 20h16min

FIES: Advogado explica regras e faz um balanço do financiamento em 2023

Fuvio Luca, especialista em direito estudantil, detalha como funciona e quais os principais mitos e verdades sobre o programa

SALA DA NOTÍCIA Redação

O FIES veio para revolucionar o ingresso de estudantes no ensino superior brasileiro. Como um financiamento, o programa busca fazer com que pessoas que antes não tinham condições de pagar pelo conhecimento, consigam estudar, se formar e ter uma profissão.

Criado em 1999, o programa passou por reformulações com o passar dos anos e em 2023 cerca de 204 mil pessoas se inscreveram para ter direito ao financiamento estudantil. Dessas pessoas, 67% foram mulheres e 32% homens, segundo dados divulgados pelo FIES.

Apesar de ser um programa destinado a todos os brasileiros, a porcentagem de desconto na mensalidade será de acordo com a renda mensal familiar do estudante, além de precisar cumprir algumas regras para ser aprovado, conforme explica o advogado especializado em direito estudantil, Fuvio Luca.

“A porcentagem do financiamento do Fies toma como base a renda familiar bruta do candidato e não tem a ver com a nota obtida no Enem. O que é avaliado é a porcentagem dessa renda que será comprometida para o pagamento das mensalidades “parciais”,já que em regra a maior parte será financiada”, explica Fuvio.

“A avaliação continua sendo pela renda bruta familiar de até três salários mínimos, per capita e a nota mínima obtida na prova do Enem de 450 pontos, além de não ter zerado a redação. A ordem de classificação do FIES para determinado curso será feita de acordo com a nota do Enem, então a nota de corte mínima exigida será a menor nota entre os candidatos daquele curso, semelhante ao sistema utilizado pelo Sisu”, completa o advogado.

Dos mais de 204 mil estudantes inscritos no programa em 2023, cerca de 90 mil são jovens de 21 e 30 anos. No entanto, o financiamento recebeu inscrições de candidatos de 15 a 77 anos. 

Ainda que o programa já tenha completado 24 anos, ainda é normal que os estudantes tenham dúvidas referente ao financiamento estudantil. Fuvio Luca explica quais os principais mitos e verdades sobre o financiamento.

“Dentre as regras o que causa maior confusão na cabeça dos estudantes é pensar que o fato de ter sido aprovado no vestibular garanta a sua vaga no FIES, o que não é verdade, sendo cada um uma concorrência isolada.

Outro mito é achar que a mesma nota do SISU será sua nota do FIES, o que difere no sentido de que na nota do FIES é usada uma média simples, sem peso por matérias como é na concorrência para as vagas nas universidades.

E o mais importante é lembrar que o FIES é um financiamento facilitado e não um benefício, ou seja, a conta chega”, conclui o advogado.

O FIES 2023 já convocou seus estudantes de primeira chamada e tem até o dia 18 de maio para chamar aqueles que ficaram na lista de espera.





 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp