17/05/2024 às 14h45min - Atualizada em 17/05/2024 às 16h03min

Projeto ‘Interação’ abre inscrições gratuitas para curso de formação em educação e esporte inclusivos

Iniciativa do Instituto Incluir promoverá inclusão social para crianças, jovens e adultos com e sem deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade social e será disponibilizada nas cinco regiões do Brasil, com impacto previsto para mais de 150 mil pessoas

RICARDO FERRO
Divulgação
O Instituto Incluir, organização do 3º Setor com sede no Rio de Janeiro e projetos por todo o Brasil, abre inscrições para o Projeto Interação – curso gratuito que visa a oferecer formação continuada a profissionais de diversas áreas em educação inclusiva e esporte adaptado. Aplicado no formato híbrido, o curso tem duração de um mês e meio para cada turma e amplo conteúdo sobre o paradesporto, a inclusão em educação, práticas esportivas inclusivas, acessibilidade, legislação para a pessoa com deficiência, bem-estar e saúde. Com início das aulas da primeira turma em junho, o Interação trará conteúdo teórico e exemplos de práticas nas aulas.

O Interação tem como objetivos também ampliar o atendimento a pessoas com deficiência em diferentes espaços sociais, em todo o território nacional, proporcionando inclusão e participação social para crianças, jovens e adultos com e sem deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade social, em espaços formais e informais de ensino.

Com carga horária de aprendizado de 60 horas, o projeto é composto de cinco aulas síncronas e assíncronas, online e ao vivo, divididas em cinco módulos, além de visitas técnicas às universidades parceiras. Serão abordados os seguintes temas: Aspectos históricos, pedagógicos e sociais da pessoa com deficiência; Diversidade humana e apoio na educação escolar; Comunicação e linguagem acessível; Princípios da prática esportiva inclusiva; e Paradesporto como ferramenta para o protagonismo e transformação social.

“Destacamos o aprendizado teórico, metodológico e prático dos cursistas, além dos desdobramentos gerados, por meio da produção de material científico, troca de experiências, parcerias diversas e networking”, avalia a fundadora do Instituto Incluir, Carina Alves.

Para mais informações e inscrições, o cursista pode acessar o link https://institutoincluir.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Edital_InterACAO_2024_turma_1.pdf, disponibilizado no site e mídias sociais do Instituto Incluir e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI).
Alcance Nacional
A perspectiva da edição de 2024 do Interação é de impactar mais de 150 beneficiários diretos e 300 indiretos, envolvendo mais de 10 mil atendimentos diretos e cerca de 90 mil atendimentos indiretos, alcançando mais de 150 mil pessoas.
A iniciativa conta com diversos parceiros, como professores doutores, Pesquisadores e Mestres especialistas nas suas áreas de atuação, além das universidades Federal do Rio Grande Sul, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (UFRRJ e LEPEDI). E os seguintes patrocinadores:  Itaú, MinasLigas, Metso e Deloitte.
Para mais informações, acesse https://institutoincluir.com.br/  e @institutoincluir.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RICARDO FERRO MACEDO JUNIOR
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp