03/05/2023 às 17h52min - Atualizada em 03/05/2023 às 20h06min

Como escolher a melhor bomba de piscina: dicas para acertar na escolha

Bombas de piscina são equipamentos essenciais para garantir a qualidade da água da sua piscina

SALA DA NOTÍCIA Joaquim Silva
Reprodução.

A idealização de uma piscina em casa é um sonho comum de muitos brasileiros, especialmente para aqueles que moram nas regiões de clima mais quente e seco. Porém, para desfrutar de todo o potencial de uma boa piscina, é fundamental entender que ela necessita de cuidados e constante manutenção. 

 

Sendo assim, vamos destacar um dos equipamentos mais importantes para o bom funcionamento de uma piscina: a bomba. 

 

A bomba de piscina é um equipamento essencial para garantir o bom funcionamento e a qualidade da água da piscina. Sua principal função é fazer com que a água esteja sempre circulando dentro da piscina, passando pelo sistema de filtração e tratamento químico, garantindo que ela esteja limpa e segura para o uso. 

 

A bomba de piscina também ajuda a evitar problemas como o acúmulo de sujeira, algas e bactérias, que são prejudiciais para a saúde e podem danificar a estrutura da piscina. 

 

Sendo assim, é imprescindível escolher uma bomba de qualidade que esteja de acordo com as dimensões da piscina, para garantir, assim, o seu melhor desempenho.

 

Neste artigo, mostramos quais tipos de bombas de piscina existem e qual merece destaque entre eles. Acompanhe!

Qual a importância do sistema de filtragem e sua relação com a bomba da piscina?

Antes de mais nada, vamos falar da importância do sistema de filtragem, afinal é ele quem mantém a qualidade da água da sua piscina, de forma que sua relação com a bomba de piscina é crucial para que a água esteja filtrada, saudável e segura para o uso.

 

A bomba é responsável pela circulação da água que, necessariamente, precisa passar pelo filtro. E o filtro é onde as impurezas são retidas. Sem a bomba, a água não consegue ser filtrada de maneira adequada e a piscina acaba se tornando um ambiente cheio de bactérias e algas, por exemplo. 

 

Sendo assim, fica claro a importância de escolher uma bomba de piscina adequada, certo? Assim, você garante a eficiência e vida útil do seu espaço de lazer. Mas quais são os tipos de bombas de piscina? Continue lendo para descobrir!

Quais são os tipos de bombas de piscina?

  1. Bomba centrífuga

Essa bomba de piscina é a mais comum e tradicional, sendo usada na maior parte das piscinas comerciais e residenciais. Seu funcionamento depende de um motor que gira um rotor responsável pela força centrífuga que empurra a água para dentro da bomba e, em seguida, para o filtro.

  1. Bomba autoescorvante

Esse tipo de bomba de piscina é ideal para piscinas que estão acima do solo, ou seja, piscinas elevadas que não exigem a escavação do terreno, já que a bomba autoescorvante consegue puxar a água sem a necessidade de uma linha de sucção.

  1. Bomba de velocidade variável

Essa é possivelmente uma das bombas mais econômicas e eficientes, já que ela permite um ajuste na velocidade do motor de acordo com a necessidade de circulação de água. Ela também é silenciosa e durável, o que também reduz o consumo de energia elétrica. 

Como escolher a melhor bomba de piscina?

A escolha da bomba de piscina ideal é fundamental para garantir a circulação da água e filtragem adequada, sem contar na economia de energia e a promoção da manutenção correta da sua piscina. 

 

Antes de qualquer coisa, é preciso considerar o tamanho da sua piscina, afinal, a sua bomba precisa ter a capacidade de movimentar toda a água do espaço em tempo hábil. Além do tamanho, o volume total é um fator necessário.

 

Sua bomba de piscina também deve estar de acordo com o tamanho dos canos da piscina, já que bombas com capacidade muito alta podem causar pressão excessiva nos canos, resultando em vazamentos e a danificação do sistema de filtragem.

Como escolher a potência correta para a bomba de piscina

Para garantir a circulação correta e eficiência do sistema de filtragem, é preciso estar atento a alguns fatores como o tamanho da piscina, altura e distância em relação ao local de instalação da bomba, entre outros. 

 

De modo geral, a potência de uma bomba de piscina para piscina de tamanho médio é de 1 HP ou 750 W, por exemplo. 

 

Mas, além disso, é importante considerar a velocidade de rotação da bomba, que pode ser ajustada conforme a demanda de circulação e filtragem da água. 

Como prolongar a vida útil da sua bomba de piscina

Como citamos ao longo deste artigo, a bomba de piscina é essencial para manter a qualidade de água e o bom funcionamento da estrutura, seja ela residencial ou em espaço comercial. Assim, existem algumas dicas fundamentais para auxiliar na manutenção da bomba, fazendo com que ela tenha uma vida útil mais longa. 

 

Listamos as principais logo abaixo:

 
  • Faça a limpeza regularmente;

  • Esteja de olho no filtro;

  • Verifique as válvulas;

  • Esteja atento ao nível da água;

  • Se atenha à necessidade de lubrificação;

  • Faça o monitoramento da pressão.

 

Seguindo essas dicas, além de prolongar a vida da sua bomba de piscina, você também garante economia em custos de energia e na manutenção a longo prazo. Mas vale ressaltar que qualquer problema relacionado a sua bomba deve ser resolvido por um profissional qualificado e experiente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp