03/05/2023 às 18h14min - Atualizada em 03/05/2023 às 20h06min

Para que serve uma bomba de recalque: entenda a importância dessa estrutura para sistemas hidráulicos

Utilizadas em indústrias, condomínios e até em áreas de comércio, bombas de recalque são verdadeiros aliados na rotina de uma casa ou empresa

SALA DA NOTÍCIA Joaquim da Silva
Reprodução

Uma bomba de recalque é um componente muito importante em variados projetos de engenharia, sendo conhecida como a responsável pelo transporte de água de um ponto mais baixo até um que esteja mais elevado. É uma função fundamental para projetos de esgotamento sanitário, drenagem pluvial e abastecimento de água, por exemplo. 

 

Com o auxílio de uma bomba de recalque, é possível garantir que a água seja direcionada de forma correta e sem riscos de alagamentos ou outros tipos de danos às estruturas.

 

É um equipamento extremamente versátil, já que pode ser utilizado em indústrias, condomínios, residências e até em áreas de comércio, sem esquecer dos projetos de infraestrutura urbana. 

 

A tecnologia das bombas de recalque está em constante evolução, com a criação de modelos mais eficientes e econômicos em termos de energia, que garantem a sustentabilidade e a economia de recursos. 

 

Porém, apenas a evolução tecnológica não é o suficiente para garantir o bom funcionamento da bomba, é preciso saber escolher o melhor modelo e realizar a manutenção regularmente. 

 

Se você está precisando de melhores informações sobre sistemas hidráulicos, é importante entender o que é uma bomba de recalque, como ela funciona e qual sua importância em diversos tipos de projetos. 

 

Neste artigo, vamos abordar os principais conceitos relacionados à bomba de recalque e sua utilização em diferentes áreas. Continue a leitura conosco!

O que é uma bomba de recalque

Uma bomba de recalque é o equipamento utilizado na hora de movimentar a água, ou qualquer outro líquido, para fazer com que ele chegue em pontos mais altos, onde a gravidade pode não ser o suficiente para garantir seu fluxo. 

 

É um equipamento que se faz muito útil e necessário em sistemas hidráulicos de casas, edifícios, indústrias, entre outros, por exemplo, já que eles são conhecidos por exigirem um escoamento de água e líquidos em grandes volumes.  

 

A bomba de recalque também é uma das principais soluções para o transporte de água em locais com grande desnível topográfico ou em situações em que a água precisa ser bombeada para atingir longas distâncias.

Onde a bomba de recalque pode ser utilizada

Como citamos anteriormente, a bomba de recalque pode ser utilizada nos mais diversos tipos de projetos que vão desde a irrigação em áreas agrícolas até o abastecimento de água em edifícios e sistemas de combate a incêndio, por exemplo. 

 

Quando falamos em irrigação, a bomba é responsável por transportar a água de um reservatório para os locais onde as plantações serão realizadas. Enquanto em edifícios, ela é quem garante a chegada da água em todas as unidades e apartamentos, mesmo os que estão nos andares mais altos. 

 

Já em sistemas de combate a incêndio, a bomba de recalque é comumente utilizada na garantia de que a água chegue até as mangueiras com a pressão necessária para apagar as chamas. 

 

Além desses, o equipamento também pode ser usado em sistemas de tratamento de água, drenagem de água de chuva, entre outras aplicações que possam exigir um transporte eficiente e prático de água. 

 

Por isso, é essencial escolher uma bomba adequada, considerando a vazão e a altura manométrica necessárias.

Tipos de bomba de recalque

Existem variados tipos de bomba de recalque pelo mercado, cada uma com suas características e especificidades, porém, podemos destacar as mais comuns: 

 
  • Bombas centrífugas;

  • Bombas submersíveis;

  • Bombas de pistão;

  • Bombas de diafragma;

  • Bombas de vácuo.

Como escolher uma bomba de recalque eficiente?

Agora que você sabe os tipos de bomba de recalque e onde ela pode ser utilizada, é necessário saber como escolher uma bomba de recalque eficiente. Separamos alguns dos principais fatores para te ajudar. Veja a seguir!

Vazão

A vazão é a quantidade de água que a bomba consegue bombear e transportar em um determinado período. É imprescindível saber qual é a vazão necessária para que ela esteja de acordo com a aplicação desejada.

Altura manométrica

A altura manométrica é a altura que a bomba consegue ultrapassar para realizar o transporte da água. 

Tipo de líquido

Outro fator essencial quando falamos em escolha de bomba de recalque é o tipo de líquido que será bombeado, uma vez que existem bombas adequadas para líquidos viscosos, e outras que são apenas para líquidos químicos, por exemplo.

Eficiência energética

A eficiência energética da bomba de recalque é outro fator imprescindível na hora da escolha para evitar o desperdício de energia, e, também, poder impactar na redução dos custos da operação.

 

Marca e qualidade

Por fim, é importante escolher uma marca reconhecida, renomada e que forneça uma bomba de recalque de qualidade e segura o suficiente para garantir durabilidade e eficiência para o seu equipamento.

 

Com base nesses fatores, é possível realizar a escolha da sua bomba de recalque adequada para promover um sistema hidráulico eficiente e mais econômico.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp