02/05/2023 às 12h00min - Atualizada em 02/05/2023 às 16h06min

Nova economia: o concorrente é seu parceiro, não inimigo

Entenda o conceito e saiba porquê é importante ter o rival como aliado

SALA DA NOTÍCIA Luciano Auto
Luciano Auto - Consultor e Estrategista de Marketing com mais de 20 anos de experiência. 
Internet

A nova economia representa uma mudança significativa na forma como as empresas operam, impulsionada por inovações tecnológicas e novos modelos de negócio. Nesta nova economia, a ênfase é dada à inovação, ao uso da tecnologia e à adoção de modelos de negócio inovadores. Em contraste, a economia antiga, ou tradicional, se refere ao antigo modo de fazer negócios, onde as empresas operavam com processos mais tradicionais e manuais.

 

Luciano Auto, Consultor e Estrategista de Marketing  com mais de 20 anos de experiência explica que é muito importante que as pessoas entendam esse conceito de nova economia, mas que para isso é preciso saber a diferença entre ela e o velho padrão. “Basicamente a velha economia são negócios tradicionais, e a nova são negócios inovadores. Outra condição, é que antigamente a gente trabalhava mais com o analógico e agora tudo é totalmente digital. Além disso, a gente sai do  lugar do objetivo, para o propósito e também sai do chefe para o líder em exponencial”, destaca.

 

O consultor explica que para entrar na nova economia é fundamental, em primeiro  lugar, buscar conhecimento. “O segundo ponto é procurar ajuda.  A colaboração faz parte do processo da nova economia, é o que eu acredito muito. Hoje eu sou um estrategista de marketing e vendas que ajuda profissionais liberais, pequenas empresas, médias empresas,  empreendedores a faturarem mais nesse novo modelo de negócio”,  ressalta.

 

O concorrente é  seu parceiro, não inimigo 

 

Luciano frisa que primeiro é importante entender que o mercado existe para todos e quando todos crescem o mercado aumenta e se fortalece. “Esta é uma mudança de mindset e que leva um tempo para que se possa entender que todo concorrente gera aprendizado para o seu negócio e em alguns casos a união em clube de compras por exemplo pode até trazer redução de custos”, diz.

 

Na Nova Economia isto é fundamental pois o fortalecimento se dá pelo crescimento de todos e não por monopólios que são cada vez mais raros e não produtivos para o mercado. Enxergar o concorrente como parceiro e praticar isto pode trazer ganhos de produtividade, redução de custos, maior entendimento do cliente e do mercado como um todo. “As empresas bem sucedidas no futuro serão as que têm esta visão de colaboração e senso de comunidade”, conclui o consultor.

 

Fonte: 

Insta: @lucianoautoconsultor 

YouTube: https://www.youtube.com/c/LucianoAuto

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp