24/04/2023 às 13h21min - Atualizada em 24/04/2023 às 20h05min

Empresas incentivam o crescimento do ciclismo em Búzios

Seja para passeio ou competição, há público para todos os usos das bikes

SALA DA NOTÍCIA Deborah Goi
Bradart Comunicação
Marcel Murphy
Desde 2019, período da pandemia, o Rio de Janeiro é apontado como a 2º cidade do mundo que mais usa bicicleta, seja para trabalhar, ou até mesmo para passeio. E, é em Búzios que esse movimento também ganha força. Claro, cheia de belezas naturais, praias, trilhas e um tanto mais tranquila que as cidades grandes, é um local perfeito para a prática do ciclismo, e também do mountain bike. De olho nesse crescimento, empresas investem neste setor, fomentando ainda mais sua prática.

Uma delas é a BZ Sports, agência de turismo esportivo em Búzios, que se uniu a  MTB Búzios, e juntas têm recebido demandas crescentes. Quando o turista chega à cidade, quer explorar coisas novas, de forma diferenciada, e também se sentindo um local, eles oferecem atividades customizadas, desde o nível de estrutura esportiva a percursos, com passeios personalizados de mountain bike que vão do bairro de Geribá até a Praia do Peró, em Cabo Frio, passando por trilhas e estradas, por exemplo. 

Um dos serviços queridinhos é o aluguel de bike, que custa R$90,00 junto com o passeio ciclístico guiado, por R$150,00 em média, proporcionam ao ciclista a experiência de pedalar na areia a beira-mar, ou em meio a vegetação de Búzios nas belas trilhas.

Aos que não sabem a diferença, Max Marinho, guia dos pedais para MTB e BZ Sports, explica. "A prática de mountain bike é a modalidade praticada em trilhas, montanhas, estradas de terra ou até circuitos com rampas. Já o ciclismo é praticado em estradas e ruas de asfalto." E ressalta que, por serem praticadas em ambientes diferentes, exigem bicicletas diferentes.

No Rio de Janeiro, a prática do ciclismo já ganhou o gosto de turistas, que são incentivados pelos hotéis que passaram a emprestar bicicletas, para que o hóspede ande pela orla das praias, da Zona Sul e Oeste.
Em Búzios, a MTB fomenta a prática do ciclismo na cidade e busca elevar cada vez mais a qualidade deste esporte na região, oferecendo além de passeios guiados com aluguel de bike, treinos para atletas, como fez com alguns clientes que vão competir a Grangiro MTB, realizado em 16 de abril na península.
Para Max, esse movimento é bastante positivo, pois cria não só práticas saudáveis, como comunidades. Ele conta que muita gente acaba fazendo amigos, criando grupos de passeio, treinando junto.

“Temos treinado pessoas iniciantes e pessoas que já pedalam, de várias idades. É uma alegria impulsionar novos ciclistas a pedalar. Pedalar por Búzios é maravilhoso. Vai acontecer nova etapa de campeonato, em junho na região serrana, e já estamos prontos para treinar moradores de Búzios que queiram subir a serra, e fazer novos amigos, pedalando em outros cenários”, conta.

 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp