29/03/2023 às 11h09min - Atualizada em 30/03/2023 às 00h06min

Amistoso entre Ribeirão Preto e Indaiatuba abre comemoração dos 100 anos do Moura Lacerda

Parceria deve levar equipe do Instituto Paradesporto de Ribeirão Preto a utilizar espaço esportivo do Curso de Educação Física para treinamentos e jogos

SALA DA NOTÍCIA Fábio Palaveri - Milagre do Verbo Comunicação e Marketing Digital
Milagre do Verbo Comunicação e Marketing Digital
            Abrindo o calendário oficial de eventos comemorativos do centenário do Moura Lacerda, a Unidade II/Campus da instituição recebeu, no último domingo (26/03), o amistoso de basquete em cadeira de rodas entre o Instituto Para-desporto de Ribeirão Preto e a equipe GAADIN (Grupo de Ajuda dos Amigos Deficientes de Indaiatuba-SP).

            A equipe de Indaiatuba venceu os ribeirão-pretanos por 47 a 29. A agenda completa de atividades comemorativas dos 100 anos da instituição de ensino pode ser encontrada em https://portalmouralacerda.com.br/centenario/.

            Luiz Eduardo Lacerda dos Santos, diretor Superintendente do Moura Lacerda, reforça a importância do esporte na qualidade de vida das pessoas. “Como educadores, é extremamente importante valorizarmos isso. No caso do basquete em cadeira de rodas, vemos heróis que não desistem mesmo com imposições físicas. Estamos falando de saúde, movimento e superação”, ressalta.

Integração

            Coordenadora do Curso de Educação Física do Moura Lacerda, Adriana Nascimento salienta o potencial da integração da parceria entre o Centro Universitário e o Instituto Para-desporto para que o segundo passe as utilizar as instalações da Unidade II/Campus para treinos e jogos. “Uma atividade como essa nos mostra a capacidade de socialização que o esporte adaptado carrega. Trazer modalidades paradesportivas e as incluir na comunidade acadêmica é de extrema importância para aproximar as pessoas”, diz.

            “É impressionante ver como o esporte tem o dom de transformar vidas. Através dele é possível fazer com que pessoas conheçam e se conectem com outras que também possuem algum tipo de deficiência. Com essa integração estamos mostrando que a vida continua, e devemos superar nossos desafios”, explica Weber Gonçalves, treinador da equipe de basquete em cadeira de rodas do Instituto Paradesporto de Ribeirão Preto.

            Lucas dos Santos, vítima de bala perdida, que o deixou paraplégico, é para-atleta do instituto há 18 anos. Ele falou sobre a importância de estar sempre em busca de novos desafios. “O esporte é uma alavanca para nós, é motivação. Eu agradeço por estar praticando basquete, ir aos jogos, sair de casa, conhecer pessoas novas, treinar em alto rendimento todos os dias, fazendo o hoje melhor que o ontem”, salienta.

            Robson de Carvalho foi vítima de um disparo acidental de arma de fogo que o deixou na cadeira de rodas. Após um ano e meio em reabilitação na AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), em São Paulo, capital, voltou a Indaiatuba e se tornou um dos fundadores do GAADIN.

            “A prática esportiva é uma ferramenta poderosa que mudou a minha vida. Nós somos uma família construída através do esporte adaptado. Aqui um ajuda o outro. E através do projeto conseguimos mostrar à população deficiente que ninguém está sozinho. Todos sabemos que, muitas vezes, o dia a dia pode ser difícil, mas juntos somos mais fortes e vamos mais longe”, conclui.

            Thaís Bertolotti é treinadora da equipe de basquete em cadeira de rodas do GAADIN, clube multipremiado na categoria. “Tive a felicidade de ser campeã brasileira com essa equipe, também fomos campeões paulistas pela FPBSR (Federação Paulista de Basquete Sobre Rodas), além de outros troféus. Essas competições são importantíssimas para nós, pois movimentam o gosto do atleta pelo esporte, trazendo também mais visibilidade e apoio para projetos como esse”, completa.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp