29/03/2023 às 16h40min - Atualizada em 30/03/2023 às 00h02min

Pedagogia veterinária e a relação entre pessoas e grupos

Parceria é essencial para a melhora de ensino e aprendizagem

SALA DA NOTÍCIA Daniela Nucci
Divulgação

 

Do mesmo modo que outras ciências e práticas, como a Ética e a Política, a Pedagogia na Medicina Veterinária realiza atividades que envolvem relações entre pessoas e grupos.

A atuação do médico-veterinário é bastante ampla, e vai além das clínicas e dos consultórios veterinários. “De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o médico-veterinário atua pela saúde e pelo bem-estar do animal, dos seres humanos e pela sustentabilidade do meio ambiente”, diz a consultora pedagógica da Faculdade Qualittas, Profa. Cristiane Nobre Nunes.

Por ser uma área do  de conhecimento interdisciplinar, com ampla atuação, o profissional transita em diversos cenários, onde seus conhecimentos técnicos, específicos da área de saúde, são imprescindíveis para sua atuação profissional.  

 “Nós enquanto instituição de ensino, procuramos alinhar conhecimentos técnicos, buscando ampliar nosso repertório reflexivo de conceitos importantes na atuação profissional do médico-veterinário. Estamos nos referindo ao desenvolvimento da saúde e da aptidão corporal, bem estar social e moral, ética e estética”, detalha a profissional, referindo-se a uma definição mais ampla de pedagogia, proferida por alguns teóricos da educação.

De acordo com a especialista, as questões relacionadas do setor são pontuadas à saúde. “Procuramos, enquanto profissionais, considerar os aspectos relacionados ao corpo, mente, hábitos, ambiente e outros”, diz.  

Em outras palavras, o próprio conceito de saúde está relacionado a uma visão integral do ser humano, que considera aspectos do corpo, mente, ambiente, sociedade, hábitos entre outros que recaem na qualidade de vida, de forma positiva.

Fatores como tempo de lazer, acesso a cultura e educação, sentir-se confortável com a profissão elegida, são exemplos de qualidade de vida e bem estar. Aspectos como a moral e a ética, seguindo essa trajetória, caminham quase que de maneira natural como consequência de experiências vivenciadas como profissionais da saúde.

“Parafraseando Yves de La Taille, a moral é representada pelos deveres conduzidos pela ideia de dignidade, justiça e generosidade.  A ética nos remete a pergunta “ Que vida que quero viver?“.  A ética integra um projeto de vida que inclui a preocupação e o respeito com o próximo”, diz a consultora pedagógica.

E não menos importante a dimensão estética, ancorada na ideia de conhecimento pela sensibilidade, apreciação, empatia, solidariedade e por que não pela delicadeza.

 E porque pensar em tudo isso?

“Nós, enquanto instituição educacional comprometida a estimular a criação cultural e o desenvolvimento do profissional, propiciando condições de educação ao homem, como sujeito e agente de seu processo educativo e de sua história, pelo cultivo do saber, em suas diferentes vertentes, formas e modalidade, buscamos também alinhar as propostas pedagógicas, conteúdos ministrados, estratégias docente numa perspectiva de formação que contemple inclusive questões importantes da vida pessoal e profissional, que valorize as experiências de “para” e ” com” o outro e que considere a importância das relações permeadas na profissão”, finaliza a profissional.  

Para quem se interessou pelo tema, a Faculdade Qualittas lançou a Graduação em Licenciatura em Pedagogia (EaD)!

Com grade atualizada com o MEC, curso autorizado e plataforma EaD disponível 24 por dia, o aluno contará com acompanhamento, durante todo o curso, com tutores pedagógicos e Núcleos Educacionais Qualittas nas principais capitais do Brasil.

 

Saiba mais no site www.qualitas.com.br


 
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